Tornar-se uma professora de Geografia negra: a partilha de saberes entre professoras/es negras/os como pilar na construção de uma pesquisa de tese
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3453 |
Resumo: | Este artigo é uma escrevivência, recorte resultante da pesquisa de doutorado intitulada "Quem tem medo da Geografia Física? Narrativas sobre a inserção dos conteúdos da Geografia Física no contexto da Geografia Escolar", defendida em março de 2021. A partir da experiência construída no desenvolvimento da tese, discuto aqui como minhas escolhas metodológicas - que refletem uma disputa por pautas politicamente importantes para a construção da Geografia Escolar e das relações étnico-raciais - permitiram também o fortalecimento da minha identidade enquanto mulher negra e como uma professora de Geografia negra. Entendo que este processo de tornar-se negra, algo que já vivia, se potencializou em função da construção do grupo de sujeitos da pesquisa de tese que desenvolvi, onde professoras/es negras/os de Geografia narraram suas trajetórias e experiências escolares. A partir desta experiência de pesquisa, pude perceber as intersecções entre identidade profissional, identidade disciplinar e identidade racial vislumbrando a urgência e necessidade de estabelecer processos de aquilombamento – conforme debatido por Abdias Nascimento - entre professoras/es negras/os. |
id |
CP2-1_ba87917a3ab0ae37cde5944f1674b075 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3453 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Tornar-se uma professora de Geografia negra: a partilha de saberes entre professoras/es negras/os como pilar na construção de uma pesquisa de teseIdentidade RacialIdentidade ProfissionalGeografia Escolar.Este artigo é uma escrevivência, recorte resultante da pesquisa de doutorado intitulada "Quem tem medo da Geografia Física? Narrativas sobre a inserção dos conteúdos da Geografia Física no contexto da Geografia Escolar", defendida em março de 2021. A partir da experiência construída no desenvolvimento da tese, discuto aqui como minhas escolhas metodológicas - que refletem uma disputa por pautas politicamente importantes para a construção da Geografia Escolar e das relações étnico-raciais - permitiram também o fortalecimento da minha identidade enquanto mulher negra e como uma professora de Geografia negra. Entendo que este processo de tornar-se negra, algo que já vivia, se potencializou em função da construção do grupo de sujeitos da pesquisa de tese que desenvolvi, onde professoras/es negras/os de Geografia narraram suas trajetórias e experiências escolares. A partir desta experiência de pesquisa, pude perceber as intersecções entre identidade profissional, identidade disciplinar e identidade racial vislumbrando a urgência e necessidade de estabelecer processos de aquilombamento – conforme debatido por Abdias Nascimento - entre professoras/es negras/os.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3453Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 16 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 2); 7-202358-446710.33025/grgcp2.v8i16reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3453/2355Oliveira, Sarah Almeida deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-03T15:09:33Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3453Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-10-03T15:09:33Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tornar-se uma professora de Geografia negra: a partilha de saberes entre professoras/es negras/os como pilar na construção de uma pesquisa de tese |
title |
Tornar-se uma professora de Geografia negra: a partilha de saberes entre professoras/es negras/os como pilar na construção de uma pesquisa de tese |
spellingShingle |
Tornar-se uma professora de Geografia negra: a partilha de saberes entre professoras/es negras/os como pilar na construção de uma pesquisa de tese Oliveira, Sarah Almeida de Identidade Racial Identidade Profissional Geografia Escolar. |
title_short |
Tornar-se uma professora de Geografia negra: a partilha de saberes entre professoras/es negras/os como pilar na construção de uma pesquisa de tese |
title_full |
Tornar-se uma professora de Geografia negra: a partilha de saberes entre professoras/es negras/os como pilar na construção de uma pesquisa de tese |
title_fullStr |
Tornar-se uma professora de Geografia negra: a partilha de saberes entre professoras/es negras/os como pilar na construção de uma pesquisa de tese |
title_full_unstemmed |
Tornar-se uma professora de Geografia negra: a partilha de saberes entre professoras/es negras/os como pilar na construção de uma pesquisa de tese |
title_sort |
Tornar-se uma professora de Geografia negra: a partilha de saberes entre professoras/es negras/os como pilar na construção de uma pesquisa de tese |
author |
Oliveira, Sarah Almeida de |
author_facet |
Oliveira, Sarah Almeida de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sarah Almeida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Racial Identidade Profissional Geografia Escolar. |
topic |
Identidade Racial Identidade Profissional Geografia Escolar. |
description |
Este artigo é uma escrevivência, recorte resultante da pesquisa de doutorado intitulada "Quem tem medo da Geografia Física? Narrativas sobre a inserção dos conteúdos da Geografia Física no contexto da Geografia Escolar", defendida em março de 2021. A partir da experiência construída no desenvolvimento da tese, discuto aqui como minhas escolhas metodológicas - que refletem uma disputa por pautas politicamente importantes para a construção da Geografia Escolar e das relações étnico-raciais - permitiram também o fortalecimento da minha identidade enquanto mulher negra e como uma professora de Geografia negra. Entendo que este processo de tornar-se negra, algo que já vivia, se potencializou em função da construção do grupo de sujeitos da pesquisa de tese que desenvolvi, onde professoras/es negras/os de Geografia narraram suas trajetórias e experiências escolares. A partir desta experiência de pesquisa, pude perceber as intersecções entre identidade profissional, identidade disciplinar e identidade racial vislumbrando a urgência e necessidade de estabelecer processos de aquilombamento – conforme debatido por Abdias Nascimento - entre professoras/es negras/os. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3453 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3453/2355 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 16 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 2); 7-20 2358-4467 10.33025/grgcp2.v8i16 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177506312192 |