Tornar-se uma professora de Geografia negra: a partilha de saberes entre professoras/es negras/os como pilar na construção de uma pesquisa de tese

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sarah Almeida de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3453
Resumo: Este artigo é uma escrevivência, recorte resultante da pesquisa de doutorado intitulada "Quem tem medo da Geografia Física? Narrativas sobre a inserção dos conteúdos da Geografia Física no contexto da Geografia Escolar", defendida em março de 2021. A partir da experiência construída no desenvolvimento da tese, discuto aqui como minhas escolhas metodológicas - que refletem uma disputa por pautas politicamente importantes para a construção da Geografia Escolar e das relações étnico-raciais - permitiram também o fortalecimento da minha identidade enquanto mulher negra e como uma professora de Geografia negra. Entendo que este processo de tornar-se negra, algo que já vivia, se potencializou em função da construção do grupo de sujeitos da pesquisa de tese que desenvolvi, onde professoras/es negras/os de Geografia narraram suas trajetórias e experiências escolares. A partir desta experiência de pesquisa, pude perceber as intersecções entre identidade profissional, identidade disciplinar e identidade racial vislumbrando a urgência e necessidade de estabelecer processos de aquilombamento – conforme debatido por Abdias Nascimento - entre professoras/es negras/os.
id CP2-1_ba87917a3ab0ae37cde5944f1674b075
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3453
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Tornar-se uma professora de Geografia negra: a partilha de saberes entre professoras/es negras/os como pilar na construção de uma pesquisa de teseIdentidade RacialIdentidade ProfissionalGeografia Escolar.Este artigo é uma escrevivência, recorte resultante da pesquisa de doutorado intitulada "Quem tem medo da Geografia Física? Narrativas sobre a inserção dos conteúdos da Geografia Física no contexto da Geografia Escolar", defendida em março de 2021. A partir da experiência construída no desenvolvimento da tese, discuto aqui como minhas escolhas metodológicas - que refletem uma disputa por pautas politicamente importantes para a construção da Geografia Escolar e das relações étnico-raciais - permitiram também o fortalecimento da minha identidade enquanto mulher negra e como uma professora de Geografia negra. Entendo que este processo de tornar-se negra, algo que já vivia, se potencializou em função da construção do grupo de sujeitos da pesquisa de tese que desenvolvi, onde professoras/es negras/os de Geografia narraram suas trajetórias e experiências escolares. A partir desta experiência de pesquisa, pude perceber as intersecções entre identidade profissional, identidade disciplinar e identidade racial vislumbrando a urgência e necessidade de estabelecer processos de aquilombamento – conforme debatido por Abdias Nascimento - entre professoras/es negras/os.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3453Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 16 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 2); 7-202358-446710.33025/grgcp2.v8i16reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3453/2355Oliveira, Sarah Almeida deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-03T15:09:33Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3453Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-10-03T15:09:33Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Tornar-se uma professora de Geografia negra: a partilha de saberes entre professoras/es negras/os como pilar na construção de uma pesquisa de tese
title Tornar-se uma professora de Geografia negra: a partilha de saberes entre professoras/es negras/os como pilar na construção de uma pesquisa de tese
spellingShingle Tornar-se uma professora de Geografia negra: a partilha de saberes entre professoras/es negras/os como pilar na construção de uma pesquisa de tese
Oliveira, Sarah Almeida de
Identidade Racial
Identidade Profissional
Geografia Escolar.
title_short Tornar-se uma professora de Geografia negra: a partilha de saberes entre professoras/es negras/os como pilar na construção de uma pesquisa de tese
title_full Tornar-se uma professora de Geografia negra: a partilha de saberes entre professoras/es negras/os como pilar na construção de uma pesquisa de tese
title_fullStr Tornar-se uma professora de Geografia negra: a partilha de saberes entre professoras/es negras/os como pilar na construção de uma pesquisa de tese
title_full_unstemmed Tornar-se uma professora de Geografia negra: a partilha de saberes entre professoras/es negras/os como pilar na construção de uma pesquisa de tese
title_sort Tornar-se uma professora de Geografia negra: a partilha de saberes entre professoras/es negras/os como pilar na construção de uma pesquisa de tese
author Oliveira, Sarah Almeida de
author_facet Oliveira, Sarah Almeida de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sarah Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade Racial
Identidade Profissional
Geografia Escolar.
topic Identidade Racial
Identidade Profissional
Geografia Escolar.
description Este artigo é uma escrevivência, recorte resultante da pesquisa de doutorado intitulada "Quem tem medo da Geografia Física? Narrativas sobre a inserção dos conteúdos da Geografia Física no contexto da Geografia Escolar", defendida em março de 2021. A partir da experiência construída no desenvolvimento da tese, discuto aqui como minhas escolhas metodológicas - que refletem uma disputa por pautas politicamente importantes para a construção da Geografia Escolar e das relações étnico-raciais - permitiram também o fortalecimento da minha identidade enquanto mulher negra e como uma professora de Geografia negra. Entendo que este processo de tornar-se negra, algo que já vivia, se potencializou em função da construção do grupo de sujeitos da pesquisa de tese que desenvolvi, onde professoras/es negras/os de Geografia narraram suas trajetórias e experiências escolares. A partir desta experiência de pesquisa, pude perceber as intersecções entre identidade profissional, identidade disciplinar e identidade racial vislumbrando a urgência e necessidade de estabelecer processos de aquilombamento – conforme debatido por Abdias Nascimento - entre professoras/es negras/os.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3453
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3453/2355
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 16 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 2); 7-20
2358-4467
10.33025/grgcp2.v8i16
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177506312192