Letramento Literário: Uma Possibilidade Interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/708 |
Resumo: | O letramento literário pode figurar como importante estratégia de desenvolvimento de trabalho interdisciplinar. A Literatura estabelece diálogos com demais áreas do conhecimento, promovendo inter-relação e transpondo as fronteiras disciplinares com intuito de romper a concepção fragmentária de ensino e alcançar a unidade de conhecimento. Portanto, embasado em teóricos como Cosson (2014), Zappone (2007), Fazenda (1994; 2002), Morin (2000; 2003), Santos (2007) entres outros, o presente estudo tem por objetivo defender uma nova perspectiva para o ensino de Literatura, a partir do desenvolvimento do letramento literário que pressupõe uma abordagem educacional voltada às práticas sociais e abrange as potencialidades de um construto interdisciplinar. Espera-se, pois, reconhecer as incoerências conceituais e pragmáticas dos estudos interdisciplinares na escola com vias a propor reflexão no que tange à prática pedagógica a fim de demonstrar as potencialidades do letramento literário como possibilidade coerente de trabalho interdisciplinar. |
id |
CP2-1_ba93fd712bd45f25b5005633dbb7ded9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/708 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento Literário: Uma Possibilidade InterdisciplinarLetramento literárioInterdisciplinaridadeEducaçãoO letramento literário pode figurar como importante estratégia de desenvolvimento de trabalho interdisciplinar. A Literatura estabelece diálogos com demais áreas do conhecimento, promovendo inter-relação e transpondo as fronteiras disciplinares com intuito de romper a concepção fragmentária de ensino e alcançar a unidade de conhecimento. Portanto, embasado em teóricos como Cosson (2014), Zappone (2007), Fazenda (1994; 2002), Morin (2000; 2003), Santos (2007) entres outros, o presente estudo tem por objetivo defender uma nova perspectiva para o ensino de Literatura, a partir do desenvolvimento do letramento literário que pressupõe uma abordagem educacional voltada às práticas sociais e abrange as potencialidades de um construto interdisciplinar. Espera-se, pois, reconhecer as incoerências conceituais e pragmáticas dos estudos interdisciplinares na escola com vias a propor reflexão no que tange à prática pedagógica a fim de demonstrar as potencialidades do letramento literário como possibilidade coerente de trabalho interdisciplinar.Imperial Editora do Colégio Pedro II2014-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/708Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 1: Caminhos Interdisciplinares; 58-662525-28792525-287910.33025/ceb.v1i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/708/617Novo, Laís Lemos Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:06:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/708Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:06:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento Literário: Uma Possibilidade Interdisciplinar |
title |
Letramento Literário: Uma Possibilidade Interdisciplinar |
spellingShingle |
Letramento Literário: Uma Possibilidade Interdisciplinar Novo, Laís Lemos Silva Letramento literário Interdisciplinaridade Educação |
title_short |
Letramento Literário: Uma Possibilidade Interdisciplinar |
title_full |
Letramento Literário: Uma Possibilidade Interdisciplinar |
title_fullStr |
Letramento Literário: Uma Possibilidade Interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Letramento Literário: Uma Possibilidade Interdisciplinar |
title_sort |
Letramento Literário: Uma Possibilidade Interdisciplinar |
author |
Novo, Laís Lemos Silva |
author_facet |
Novo, Laís Lemos Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novo, Laís Lemos Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento literário Interdisciplinaridade Educação |
topic |
Letramento literário Interdisciplinaridade Educação |
description |
O letramento literário pode figurar como importante estratégia de desenvolvimento de trabalho interdisciplinar. A Literatura estabelece diálogos com demais áreas do conhecimento, promovendo inter-relação e transpondo as fronteiras disciplinares com intuito de romper a concepção fragmentária de ensino e alcançar a unidade de conhecimento. Portanto, embasado em teóricos como Cosson (2014), Zappone (2007), Fazenda (1994; 2002), Morin (2000; 2003), Santos (2007) entres outros, o presente estudo tem por objetivo defender uma nova perspectiva para o ensino de Literatura, a partir do desenvolvimento do letramento literário que pressupõe uma abordagem educacional voltada às práticas sociais e abrange as potencialidades de um construto interdisciplinar. Espera-se, pois, reconhecer as incoerências conceituais e pragmáticas dos estudos interdisciplinares na escola com vias a propor reflexão no que tange à prática pedagógica a fim de demonstrar as potencialidades do letramento literário como possibilidade coerente de trabalho interdisciplinar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/708 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/708/617 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 1: Caminhos Interdisciplinares; 58-66 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v1i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180137189376 |