Letramento Literário: Uma Possibilidade Interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novo, Laís Lemos Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/708
Resumo: O letramento literário pode figurar como importante estratégia de desenvolvimento de trabalho interdisciplinar. A Literatura estabelece diálogos com demais áreas do conhecimento, promovendo inter-relação e transpondo as fronteiras disciplinares com intuito de romper a concepção fragmentária de ensino e alcançar a unidade de conhecimento. Portanto, embasado em teóricos como Cosson (2014), Zappone (2007), Fazenda (1994; 2002), Morin (2000; 2003), Santos (2007) entres outros, o presente estudo tem por objetivo defender uma nova perspectiva para o ensino de Literatura, a partir do desenvolvimento do letramento literário que pressupõe uma abordagem educacional voltada às práticas sociais e abrange as potencialidades de um construto interdisciplinar. Espera-se, pois, reconhecer as incoerências conceituais e pragmáticas dos estudos interdisciplinares na escola com vias a propor reflexão no que tange à prática pedagógica a fim de demonstrar as potencialidades do letramento literário como possibilidade coerente de trabalho interdisciplinar.
id CP2-1_ba93fd712bd45f25b5005633dbb7ded9
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/708
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Letramento Literário: Uma Possibilidade InterdisciplinarLetramento literárioInterdisciplinaridadeEducaçãoO letramento literário pode figurar como importante estratégia de desenvolvimento de trabalho interdisciplinar. A Literatura estabelece diálogos com demais áreas do conhecimento, promovendo inter-relação e transpondo as fronteiras disciplinares com intuito de romper a concepção fragmentária de ensino e alcançar a unidade de conhecimento. Portanto, embasado em teóricos como Cosson (2014), Zappone (2007), Fazenda (1994; 2002), Morin (2000; 2003), Santos (2007) entres outros, o presente estudo tem por objetivo defender uma nova perspectiva para o ensino de Literatura, a partir do desenvolvimento do letramento literário que pressupõe uma abordagem educacional voltada às práticas sociais e abrange as potencialidades de um construto interdisciplinar. Espera-se, pois, reconhecer as incoerências conceituais e pragmáticas dos estudos interdisciplinares na escola com vias a propor reflexão no que tange à prática pedagógica a fim de demonstrar as potencialidades do letramento literário como possibilidade coerente de trabalho interdisciplinar.Imperial Editora do Colégio Pedro II2014-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/708Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 1: Caminhos Interdisciplinares; 58-662525-28792525-287910.33025/ceb.v1i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/708/617Novo, Laís Lemos Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:06:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/708Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:06:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Letramento Literário: Uma Possibilidade Interdisciplinar
title Letramento Literário: Uma Possibilidade Interdisciplinar
spellingShingle Letramento Literário: Uma Possibilidade Interdisciplinar
Novo, Laís Lemos Silva
Letramento literário
Interdisciplinaridade
Educação
title_short Letramento Literário: Uma Possibilidade Interdisciplinar
title_full Letramento Literário: Uma Possibilidade Interdisciplinar
title_fullStr Letramento Literário: Uma Possibilidade Interdisciplinar
title_full_unstemmed Letramento Literário: Uma Possibilidade Interdisciplinar
title_sort Letramento Literário: Uma Possibilidade Interdisciplinar
author Novo, Laís Lemos Silva
author_facet Novo, Laís Lemos Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novo, Laís Lemos Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento literário
Interdisciplinaridade
Educação
topic Letramento literário
Interdisciplinaridade
Educação
description O letramento literário pode figurar como importante estratégia de desenvolvimento de trabalho interdisciplinar. A Literatura estabelece diálogos com demais áreas do conhecimento, promovendo inter-relação e transpondo as fronteiras disciplinares com intuito de romper a concepção fragmentária de ensino e alcançar a unidade de conhecimento. Portanto, embasado em teóricos como Cosson (2014), Zappone (2007), Fazenda (1994; 2002), Morin (2000; 2003), Santos (2007) entres outros, o presente estudo tem por objetivo defender uma nova perspectiva para o ensino de Literatura, a partir do desenvolvimento do letramento literário que pressupõe uma abordagem educacional voltada às práticas sociais e abrange as potencialidades de um construto interdisciplinar. Espera-se, pois, reconhecer as incoerências conceituais e pragmáticas dos estudos interdisciplinares na escola com vias a propor reflexão no que tange à prática pedagógica a fim de demonstrar as potencialidades do letramento literário como possibilidade coerente de trabalho interdisciplinar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/708
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/708/617
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 1: Caminhos Interdisciplinares; 58-66
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v1i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180137189376