SOCIOLOGIA E DANÇA – EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DA FAETEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Marcelo Costa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Kelly Pedroza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1219
Resumo: O artigo apresenta uma reflexão sobre a experiência do ensino de Sociologia no curso técnico integrado de Dança em uma escola técnica da FAETEC. Ao considerarmos os conteúdos programáticos e o perfil crítico da disciplina, percebemos que a Sociologia, ao buscar desnaturalizar o olhar do estudante para a realidade social, contribui, consequentemente, para a desnaturalização dos corpos e dos movimentos. Neste sentido, ressaltamos o desenvolvimento, por parte da turma do 3º ano, de um espetáculo de dança baseado na temática do Trabalho, tendo como uma das referências o conteúdo trabalhado nas aulas de Sociologia durante o 1º semestre de 2015.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Sociologia; Dança.
id CP2-1_bb21fc21aea5ec3e5861f51f6ffab084
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1219
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling SOCIOLOGIA E DANÇA – EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DA FAETECO artigo apresenta uma reflexão sobre a experiência do ensino de Sociologia no curso técnico integrado de Dança em uma escola técnica da FAETEC. Ao considerarmos os conteúdos programáticos e o perfil crítico da disciplina, percebemos que a Sociologia, ao buscar desnaturalizar o olhar do estudante para a realidade social, contribui, consequentemente, para a desnaturalização dos corpos e dos movimentos. Neste sentido, ressaltamos o desenvolvimento, por parte da turma do 3º ano, de um espetáculo de dança baseado na temática do Trabalho, tendo como uma das referências o conteúdo trabalhado nas aulas de Sociologia durante o 1º semestre de 2015.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Sociologia; Dança.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1219Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 16: Caminhos do Ensino de Sociologia; 16-261983-007610.33025/rps.v0i16reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1219/903da Silva, Marcelo CostaSantos, Kelly Pedrozainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-11T19:56:09Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1219Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-09-11T19:56:09Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv SOCIOLOGIA E DANÇA – EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DA FAETEC
title SOCIOLOGIA E DANÇA – EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DA FAETEC
spellingShingle SOCIOLOGIA E DANÇA – EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DA FAETEC
da Silva, Marcelo Costa
title_short SOCIOLOGIA E DANÇA – EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DA FAETEC
title_full SOCIOLOGIA E DANÇA – EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DA FAETEC
title_fullStr SOCIOLOGIA E DANÇA – EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DA FAETEC
title_full_unstemmed SOCIOLOGIA E DANÇA – EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DA FAETEC
title_sort SOCIOLOGIA E DANÇA – EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DA FAETEC
author da Silva, Marcelo Costa
author_facet da Silva, Marcelo Costa
Santos, Kelly Pedroza
author_role author
author2 Santos, Kelly Pedroza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Marcelo Costa
Santos, Kelly Pedroza
description O artigo apresenta uma reflexão sobre a experiência do ensino de Sociologia no curso técnico integrado de Dança em uma escola técnica da FAETEC. Ao considerarmos os conteúdos programáticos e o perfil crítico da disciplina, percebemos que a Sociologia, ao buscar desnaturalizar o olhar do estudante para a realidade social, contribui, consequentemente, para a desnaturalização dos corpos e dos movimentos. Neste sentido, ressaltamos o desenvolvimento, por parte da turma do 3º ano, de um espetáculo de dança baseado na temática do Trabalho, tendo como uma das referências o conteúdo trabalhado nas aulas de Sociologia durante o 1º semestre de 2015.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Sociologia; Dança.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1219
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1219/903
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 16: Caminhos do Ensino de Sociologia; 16-26
1983-0076
10.33025/rps.v0i16
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042175752044544