SOCIOLOGIA E DANÇA – EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DA FAETEC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1219 |
Resumo: | O artigo apresenta uma reflexão sobre a experiência do ensino de Sociologia no curso técnico integrado de Dança em uma escola técnica da FAETEC. Ao considerarmos os conteúdos programáticos e o perfil crítico da disciplina, percebemos que a Sociologia, ao buscar desnaturalizar o olhar do estudante para a realidade social, contribui, consequentemente, para a desnaturalização dos corpos e dos movimentos. Neste sentido, ressaltamos o desenvolvimento, por parte da turma do 3º ano, de um espetáculo de dança baseado na temática do Trabalho, tendo como uma das referências o conteúdo trabalhado nas aulas de Sociologia durante o 1º semestre de 2015.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Sociologia; Dança. |
id |
CP2-1_bb21fc21aea5ec3e5861f51f6ffab084 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1219 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
SOCIOLOGIA E DANÇA – EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DA FAETECO artigo apresenta uma reflexão sobre a experiência do ensino de Sociologia no curso técnico integrado de Dança em uma escola técnica da FAETEC. Ao considerarmos os conteúdos programáticos e o perfil crítico da disciplina, percebemos que a Sociologia, ao buscar desnaturalizar o olhar do estudante para a realidade social, contribui, consequentemente, para a desnaturalização dos corpos e dos movimentos. Neste sentido, ressaltamos o desenvolvimento, por parte da turma do 3º ano, de um espetáculo de dança baseado na temática do Trabalho, tendo como uma das referências o conteúdo trabalhado nas aulas de Sociologia durante o 1º semestre de 2015.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Sociologia; Dança.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1219Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 16: Caminhos do Ensino de Sociologia; 16-261983-007610.33025/rps.v0i16reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1219/903da Silva, Marcelo CostaSantos, Kelly Pedrozainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-11T19:56:09Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1219Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-09-11T19:56:09Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
SOCIOLOGIA E DANÇA – EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DA FAETEC |
title |
SOCIOLOGIA E DANÇA – EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DA FAETEC |
spellingShingle |
SOCIOLOGIA E DANÇA – EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DA FAETEC da Silva, Marcelo Costa |
title_short |
SOCIOLOGIA E DANÇA – EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DA FAETEC |
title_full |
SOCIOLOGIA E DANÇA – EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DA FAETEC |
title_fullStr |
SOCIOLOGIA E DANÇA – EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DA FAETEC |
title_full_unstemmed |
SOCIOLOGIA E DANÇA – EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DA FAETEC |
title_sort |
SOCIOLOGIA E DANÇA – EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DA FAETEC |
author |
da Silva, Marcelo Costa |
author_facet |
da Silva, Marcelo Costa Santos, Kelly Pedroza |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Kelly Pedroza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Marcelo Costa Santos, Kelly Pedroza |
description |
O artigo apresenta uma reflexão sobre a experiência do ensino de Sociologia no curso técnico integrado de Dança em uma escola técnica da FAETEC. Ao considerarmos os conteúdos programáticos e o perfil crítico da disciplina, percebemos que a Sociologia, ao buscar desnaturalizar o olhar do estudante para a realidade social, contribui, consequentemente, para a desnaturalização dos corpos e dos movimentos. Neste sentido, ressaltamos o desenvolvimento, por parte da turma do 3º ano, de um espetáculo de dança baseado na temática do Trabalho, tendo como uma das referências o conteúdo trabalhado nas aulas de Sociologia durante o 1º semestre de 2015.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Sociologia; Dança. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1219 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1219/903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 16: Caminhos do Ensino de Sociologia; 16-26 1983-0076 10.33025/rps.v0i16 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042175752044544 |