Notação musical no Ensino Fundamental: uma proposta de recurso didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/2965 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um recurso didático para ser utilizado nas aulas de Educação Musical do Ensino Básico que se propõe a oferecer uma vivência concreta dos elementos da música e dos parâmetros do som por meio da prática da leitura musical. A escrita musical e sua leitura estão presentes durante o processo de ensino e aprendizagem da música, porém ainda há abordagens essencialmente teóricas acerca da notação musical e do solfejo. O desafio de conduzir os estudantes em seus primeiros passos na formação dos conceitos sobre os quais se constrói a música, tendo a notação como aliada, é exposto ao longo do presente texto. Desse modo, busca-se contribuir com a alfabetização musical no Ensino Básico e refletir sobre o papel da leitura como um meio de estimular a consciência acerca das dimensões musicais ao destacar seu potencial na organização do espaço sonoro. |
id |
CP2-1_bd8582ac5f1a41631ce134c94ca3e446 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2965 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Notação musical no Ensino Fundamental: uma proposta de recurso didáticoEducação musicalAlfabetização musicalSolfejo.O presente trabalho apresenta um recurso didático para ser utilizado nas aulas de Educação Musical do Ensino Básico que se propõe a oferecer uma vivência concreta dos elementos da música e dos parâmetros do som por meio da prática da leitura musical. A escrita musical e sua leitura estão presentes durante o processo de ensino e aprendizagem da música, porém ainda há abordagens essencialmente teóricas acerca da notação musical e do solfejo. O desafio de conduzir os estudantes em seus primeiros passos na formação dos conceitos sobre os quais se constrói a música, tendo a notação como aliada, é exposto ao longo do presente texto. Desse modo, busca-se contribuir com a alfabetização musical no Ensino Básico e refletir sobre o papel da leitura como um meio de estimular a consciência acerca das dimensões musicais ao destacar seu potencial na organização do espaço sonoro. Colégio Pedro II2020-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/2965Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 7 n. 11 (2019): Interlúdio, Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 56-742594407X2236121910.33025/irdemcp2.v7i11reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/2965/1871Barbosa, Maurício Carvalho DurãoCosta, Christine Sertãinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-04T12:18:47Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2965Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-12-04T12:18:47Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Notação musical no Ensino Fundamental: uma proposta de recurso didático |
title |
Notação musical no Ensino Fundamental: uma proposta de recurso didático |
spellingShingle |
Notação musical no Ensino Fundamental: uma proposta de recurso didático Barbosa, Maurício Carvalho Durão Educação musical Alfabetização musical Solfejo. |
title_short |
Notação musical no Ensino Fundamental: uma proposta de recurso didático |
title_full |
Notação musical no Ensino Fundamental: uma proposta de recurso didático |
title_fullStr |
Notação musical no Ensino Fundamental: uma proposta de recurso didático |
title_full_unstemmed |
Notação musical no Ensino Fundamental: uma proposta de recurso didático |
title_sort |
Notação musical no Ensino Fundamental: uma proposta de recurso didático |
author |
Barbosa, Maurício Carvalho Durão |
author_facet |
Barbosa, Maurício Carvalho Durão Costa, Christine Sertã |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Christine Sertã |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Maurício Carvalho Durão Costa, Christine Sertã |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Alfabetização musical Solfejo. |
topic |
Educação musical Alfabetização musical Solfejo. |
description |
O presente trabalho apresenta um recurso didático para ser utilizado nas aulas de Educação Musical do Ensino Básico que se propõe a oferecer uma vivência concreta dos elementos da música e dos parâmetros do som por meio da prática da leitura musical. A escrita musical e sua leitura estão presentes durante o processo de ensino e aprendizagem da música, porém ainda há abordagens essencialmente teóricas acerca da notação musical e do solfejo. O desafio de conduzir os estudantes em seus primeiros passos na formação dos conceitos sobre os quais se constrói a música, tendo a notação como aliada, é exposto ao longo do presente texto. Desse modo, busca-se contribuir com a alfabetização musical no Ensino Básico e refletir sobre o papel da leitura como um meio de estimular a consciência acerca das dimensões musicais ao destacar seu potencial na organização do espaço sonoro. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/2965 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/2965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/2965/1871 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 7 n. 11 (2019): Interlúdio, Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 56-74 2594407X 22361219 10.33025/irdemcp2.v7i11 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042181472026624 |