Notação musical no Ensino Fundamental: uma proposta de recurso didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Maurício Carvalho Durão
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Christine Sertã
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/2965
Resumo: O presente trabalho apresenta um recurso didático para ser utilizado nas aulas de Educação Musical do Ensino Básico que se propõe a oferecer uma vivência concreta dos elementos da música e dos parâmetros do som por meio da prática da leitura musical. A escrita musical e sua leitura estão presentes durante o processo de ensino e aprendizagem da música, porém ainda há abordagens essencialmente teóricas acerca da notação musical e do solfejo. O desafio de conduzir os estudantes em seus primeiros passos na formação dos conceitos sobre os quais se constrói a música, tendo a notação como aliada, é exposto ao longo do presente texto. Desse modo, busca-se contribuir com a alfabetização musical no Ensino Básico e refletir sobre o papel da leitura como um meio de estimular a consciência acerca das dimensões musicais ao destacar seu potencial na organização do espaço sonoro. 
id CP2-1_bd8582ac5f1a41631ce134c94ca3e446
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2965
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Notação musical no Ensino Fundamental: uma proposta de recurso didáticoEducação musicalAlfabetização musicalSolfejo.O presente trabalho apresenta um recurso didático para ser utilizado nas aulas de Educação Musical do Ensino Básico que se propõe a oferecer uma vivência concreta dos elementos da música e dos parâmetros do som por meio da prática da leitura musical. A escrita musical e sua leitura estão presentes durante o processo de ensino e aprendizagem da música, porém ainda há abordagens essencialmente teóricas acerca da notação musical e do solfejo. O desafio de conduzir os estudantes em seus primeiros passos na formação dos conceitos sobre os quais se constrói a música, tendo a notação como aliada, é exposto ao longo do presente texto. Desse modo, busca-se contribuir com a alfabetização musical no Ensino Básico e refletir sobre o papel da leitura como um meio de estimular a consciência acerca das dimensões musicais ao destacar seu potencial na organização do espaço sonoro. Colégio Pedro II2020-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/2965Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 7 n. 11 (2019): Interlúdio, Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 56-742594407X2236121910.33025/irdemcp2.v7i11reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/2965/1871Barbosa, Maurício Carvalho DurãoCosta, Christine Sertãinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-04T12:18:47Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2965Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-12-04T12:18:47Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Notação musical no Ensino Fundamental: uma proposta de recurso didático
title Notação musical no Ensino Fundamental: uma proposta de recurso didático
spellingShingle Notação musical no Ensino Fundamental: uma proposta de recurso didático
Barbosa, Maurício Carvalho Durão
Educação musical
Alfabetização musical
Solfejo.
title_short Notação musical no Ensino Fundamental: uma proposta de recurso didático
title_full Notação musical no Ensino Fundamental: uma proposta de recurso didático
title_fullStr Notação musical no Ensino Fundamental: uma proposta de recurso didático
title_full_unstemmed Notação musical no Ensino Fundamental: uma proposta de recurso didático
title_sort Notação musical no Ensino Fundamental: uma proposta de recurso didático
author Barbosa, Maurício Carvalho Durão
author_facet Barbosa, Maurício Carvalho Durão
Costa, Christine Sertã
author_role author
author2 Costa, Christine Sertã
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Maurício Carvalho Durão
Costa, Christine Sertã
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Alfabetização musical
Solfejo.
topic Educação musical
Alfabetização musical
Solfejo.
description O presente trabalho apresenta um recurso didático para ser utilizado nas aulas de Educação Musical do Ensino Básico que se propõe a oferecer uma vivência concreta dos elementos da música e dos parâmetros do som por meio da prática da leitura musical. A escrita musical e sua leitura estão presentes durante o processo de ensino e aprendizagem da música, porém ainda há abordagens essencialmente teóricas acerca da notação musical e do solfejo. O desafio de conduzir os estudantes em seus primeiros passos na formação dos conceitos sobre os quais se constrói a música, tendo a notação como aliada, é exposto ao longo do presente texto. Desse modo, busca-se contribuir com a alfabetização musical no Ensino Básico e refletir sobre o papel da leitura como um meio de estimular a consciência acerca das dimensões musicais ao destacar seu potencial na organização do espaço sonoro. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/2965
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/2965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/2965/1871
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 7 n. 11 (2019): Interlúdio, Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 56-74
2594407X
22361219
10.33025/irdemcp2.v7i11
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181472026624