A SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II: O TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1193 |
Resumo: | O presente trabalho realiza uma análise sobre a experiência das autoras como professoras de Sociologia do Colégio Pedro II. Através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, da interdisciplinaridade e do estreito diálogo com os estudantes e suas organizações, objetiva-se criar uma relação pedagógica dinâmica, que parte do pressuposto de que os alunos são sujeitos produtores de sentidos, conhecimentos e práticas. Nesse sentido, a Sociologia emerge como uma disciplina com força prática que acolhe necessidades e potencializa a ação dos sujeitos, recriando a dinâmica escolar. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Sociologia; Prática de Ensino; Ensino, pesquisa e extensão. |
id |
CP2-1_be2df02a72ced2131be530e758c66715 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1193 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II: O TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃOO presente trabalho realiza uma análise sobre a experiência das autoras como professoras de Sociologia do Colégio Pedro II. Através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, da interdisciplinaridade e do estreito diálogo com os estudantes e suas organizações, objetiva-se criar uma relação pedagógica dinâmica, que parte do pressuposto de que os alunos são sujeitos produtores de sentidos, conhecimentos e práticas. Nesse sentido, a Sociologia emerge como uma disciplina com força prática que acolhe necessidades e potencializa a ação dos sujeitos, recriando a dinâmica escolar. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Sociologia; Prática de Ensino; Ensino, pesquisa e extensão. Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1193Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 17: Ensino de Sociologia: instrumentos e práticas; 51-661983-007610.33025/rps.v0i17reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1193/884Oliveira, Natália BragaPeçanha, Valéria Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-06T12:27:06Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1193Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-09-06T12:27:06Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II: O TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
title |
A SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II: O TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
spellingShingle |
A SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II: O TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Oliveira, Natália Braga |
title_short |
A SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II: O TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
title_full |
A SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II: O TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
title_fullStr |
A SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II: O TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
title_full_unstemmed |
A SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II: O TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
title_sort |
A SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II: O TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
author |
Oliveira, Natália Braga |
author_facet |
Oliveira, Natália Braga Peçanha, Valéria Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Peçanha, Valéria Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Natália Braga Peçanha, Valéria Lopes |
description |
O presente trabalho realiza uma análise sobre a experiência das autoras como professoras de Sociologia do Colégio Pedro II. Através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, da interdisciplinaridade e do estreito diálogo com os estudantes e suas organizações, objetiva-se criar uma relação pedagógica dinâmica, que parte do pressuposto de que os alunos são sujeitos produtores de sentidos, conhecimentos e práticas. Nesse sentido, a Sociologia emerge como uma disciplina com força prática que acolhe necessidades e potencializa a ação dos sujeitos, recriando a dinâmica escolar. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Sociologia; Prática de Ensino; Ensino, pesquisa e extensão. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1193 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1193/884 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 17: Ensino de Sociologia: instrumentos e práticas; 51-66 1983-0076 10.33025/rps.v0i17 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042175429083136 |