A SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II: O TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Natália Braga
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Peçanha, Valéria Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1193
Resumo: O presente trabalho realiza uma análise sobre a experiência das autoras como professoras de Sociologia do Colégio Pedro II. Através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, da interdisciplinaridade e do estreito diálogo com os estudantes e suas organizações, objetiva-se criar uma relação pedagógica dinâmica, que parte do pressuposto de que os alunos são sujeitos produtores de sentidos, conhecimentos e práticas. Nesse sentido, a Sociologia emerge como uma disciplina com força prática que acolhe necessidades e potencializa a ação dos sujeitos, recriando a dinâmica escolar. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Sociologia; Prática de Ensino; Ensino, pesquisa e extensão. 
id CP2-1_be2df02a72ced2131be530e758c66715
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1193
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II: O TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃOO presente trabalho realiza uma análise sobre a experiência das autoras como professoras de Sociologia do Colégio Pedro II. Através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, da interdisciplinaridade e do estreito diálogo com os estudantes e suas organizações, objetiva-se criar uma relação pedagógica dinâmica, que parte do pressuposto de que os alunos são sujeitos produtores de sentidos, conhecimentos e práticas. Nesse sentido, a Sociologia emerge como uma disciplina com força prática que acolhe necessidades e potencializa a ação dos sujeitos, recriando a dinâmica escolar. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Sociologia; Prática de Ensino; Ensino, pesquisa e extensão. Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1193Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 17: Ensino de Sociologia: instrumentos e práticas; 51-661983-007610.33025/rps.v0i17reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1193/884Oliveira, Natália BragaPeçanha, Valéria Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-06T12:27:06Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1193Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-09-06T12:27:06Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II: O TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
title A SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II: O TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
spellingShingle A SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II: O TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Oliveira, Natália Braga
title_short A SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II: O TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
title_full A SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II: O TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
title_fullStr A SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II: O TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
title_full_unstemmed A SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II: O TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
title_sort A SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II: O TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
author Oliveira, Natália Braga
author_facet Oliveira, Natália Braga
Peçanha, Valéria Lopes
author_role author
author2 Peçanha, Valéria Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Natália Braga
Peçanha, Valéria Lopes
description O presente trabalho realiza uma análise sobre a experiência das autoras como professoras de Sociologia do Colégio Pedro II. Através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, da interdisciplinaridade e do estreito diálogo com os estudantes e suas organizações, objetiva-se criar uma relação pedagógica dinâmica, que parte do pressuposto de que os alunos são sujeitos produtores de sentidos, conhecimentos e práticas. Nesse sentido, a Sociologia emerge como uma disciplina com força prática que acolhe necessidades e potencializa a ação dos sujeitos, recriando a dinâmica escolar. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Sociologia; Prática de Ensino; Ensino, pesquisa e extensão. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1193
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1193/884
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 17: Ensino de Sociologia: instrumentos e práticas; 51-66
1983-0076
10.33025/rps.v0i17
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042175429083136