O ensino da língua espanhola em Antenor Nascentes: Um percurso historiográfico na educação brasileira do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Bárbara Franco
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/2891
Resumo: No presente trabalho será apresentada uma análise sobre a primeira gramática de Língua Espanhola publicada em 1920, no Brasil, pelo professor catedrático Antenor de Veras Nascentes e o início do magistério, desse idioma, no Colégio Pedro II. Esse magistério se deu mediante um concurso público, porém, o docente somente permaneceu na cátedra por seis anos, devido a um decreto publicado em 13 de janeiro de 1925, que retirava o ensino do idioma da grade curricular. Com isso, passou a lecionar Língua Portuguesa. Este trabalho mostrará o percurso da língua espanhola na educação básica sob um viés historiográfico, descreverá como foi desenvolvida a primeira gramática de Língua Espanhola para brasileiros, apresentará qual a metodologia foi utilizada na composição dos capítulos da gramática estudada. Além disso, será realizada uma pesquisa qualitativa, que mostrará toda a trajetória do idioma no país e a finalidade da gramática de língua espanhola de Nascentes para seu público leitor. Para se ter um melhor conhecimento sobre o que está sendo investigado, será realizada uma avaliação linguístico-historiográfica, que ocorrerá com base nos princípios da historiografia linguística de Konrad Koerner.
id CP2-1_c7b7ab219c754bcbe992cd0581dc8189
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2891
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O ensino da língua espanhola em Antenor Nascentes: Um percurso historiográfico na educação brasileira do século XXNo presente trabalho será apresentada uma análise sobre a primeira gramática de Língua Espanhola publicada em 1920, no Brasil, pelo professor catedrático Antenor de Veras Nascentes e o início do magistério, desse idioma, no Colégio Pedro II. Esse magistério se deu mediante um concurso público, porém, o docente somente permaneceu na cátedra por seis anos, devido a um decreto publicado em 13 de janeiro de 1925, que retirava o ensino do idioma da grade curricular. Com isso, passou a lecionar Língua Portuguesa. Este trabalho mostrará o percurso da língua espanhola na educação básica sob um viés historiográfico, descreverá como foi desenvolvida a primeira gramática de Língua Espanhola para brasileiros, apresentará qual a metodologia foi utilizada na composição dos capítulos da gramática estudada. Além disso, será realizada uma pesquisa qualitativa, que mostrará toda a trajetória do idioma no país e a finalidade da gramática de língua espanhola de Nascentes para seu público leitor. Para se ter um melhor conhecimento sobre o que está sendo investigado, será realizada uma avaliação linguístico-historiográfica, que ocorrerá com base nos princípios da historiografia linguística de Konrad Koerner.Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II2020-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/2891Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II; v. 1 n. 2 (2020): Revista DeSlimites - Revista de Linguagens do Colégio Pedro II25954792reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/2891/1828Cardoso, Bárbara Francoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-22T11:02:13Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2891Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-10-22T11:02:13Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da língua espanhola em Antenor Nascentes: Um percurso historiográfico na educação brasileira do século XX
title O ensino da língua espanhola em Antenor Nascentes: Um percurso historiográfico na educação brasileira do século XX
spellingShingle O ensino da língua espanhola em Antenor Nascentes: Um percurso historiográfico na educação brasileira do século XX
Cardoso, Bárbara Franco
title_short O ensino da língua espanhola em Antenor Nascentes: Um percurso historiográfico na educação brasileira do século XX
title_full O ensino da língua espanhola em Antenor Nascentes: Um percurso historiográfico na educação brasileira do século XX
title_fullStr O ensino da língua espanhola em Antenor Nascentes: Um percurso historiográfico na educação brasileira do século XX
title_full_unstemmed O ensino da língua espanhola em Antenor Nascentes: Um percurso historiográfico na educação brasileira do século XX
title_sort O ensino da língua espanhola em Antenor Nascentes: Um percurso historiográfico na educação brasileira do século XX
author Cardoso, Bárbara Franco
author_facet Cardoso, Bárbara Franco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Bárbara Franco
description No presente trabalho será apresentada uma análise sobre a primeira gramática de Língua Espanhola publicada em 1920, no Brasil, pelo professor catedrático Antenor de Veras Nascentes e o início do magistério, desse idioma, no Colégio Pedro II. Esse magistério se deu mediante um concurso público, porém, o docente somente permaneceu na cátedra por seis anos, devido a um decreto publicado em 13 de janeiro de 1925, que retirava o ensino do idioma da grade curricular. Com isso, passou a lecionar Língua Portuguesa. Este trabalho mostrará o percurso da língua espanhola na educação básica sob um viés historiográfico, descreverá como foi desenvolvida a primeira gramática de Língua Espanhola para brasileiros, apresentará qual a metodologia foi utilizada na composição dos capítulos da gramática estudada. Além disso, será realizada uma pesquisa qualitativa, que mostrará toda a trajetória do idioma no país e a finalidade da gramática de língua espanhola de Nascentes para seu público leitor. Para se ter um melhor conhecimento sobre o que está sendo investigado, será realizada uma avaliação linguístico-historiográfica, que ocorrerá com base nos princípios da historiografia linguística de Konrad Koerner.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/2891
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/2891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/2891/1828
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II; v. 1 n. 2 (2020): Revista DeSlimites - Revista de Linguagens do Colégio Pedro II
25954792
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042182052937728