O ensino da língua espanhola em Antenor Nascentes: Um percurso historiográfico na educação brasileira do século XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/2891 |
Resumo: | No presente trabalho será apresentada uma análise sobre a primeira gramática de Língua Espanhola publicada em 1920, no Brasil, pelo professor catedrático Antenor de Veras Nascentes e o início do magistério, desse idioma, no Colégio Pedro II. Esse magistério se deu mediante um concurso público, porém, o docente somente permaneceu na cátedra por seis anos, devido a um decreto publicado em 13 de janeiro de 1925, que retirava o ensino do idioma da grade curricular. Com isso, passou a lecionar Língua Portuguesa. Este trabalho mostrará o percurso da língua espanhola na educação básica sob um viés historiográfico, descreverá como foi desenvolvida a primeira gramática de Língua Espanhola para brasileiros, apresentará qual a metodologia foi utilizada na composição dos capítulos da gramática estudada. Além disso, será realizada uma pesquisa qualitativa, que mostrará toda a trajetória do idioma no país e a finalidade da gramática de língua espanhola de Nascentes para seu público leitor. Para se ter um melhor conhecimento sobre o que está sendo investigado, será realizada uma avaliação linguístico-historiográfica, que ocorrerá com base nos princípios da historiografia linguística de Konrad Koerner. |
id |
CP2-1_c7b7ab219c754bcbe992cd0581dc8189 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2891 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da língua espanhola em Antenor Nascentes: Um percurso historiográfico na educação brasileira do século XXNo presente trabalho será apresentada uma análise sobre a primeira gramática de Língua Espanhola publicada em 1920, no Brasil, pelo professor catedrático Antenor de Veras Nascentes e o início do magistério, desse idioma, no Colégio Pedro II. Esse magistério se deu mediante um concurso público, porém, o docente somente permaneceu na cátedra por seis anos, devido a um decreto publicado em 13 de janeiro de 1925, que retirava o ensino do idioma da grade curricular. Com isso, passou a lecionar Língua Portuguesa. Este trabalho mostrará o percurso da língua espanhola na educação básica sob um viés historiográfico, descreverá como foi desenvolvida a primeira gramática de Língua Espanhola para brasileiros, apresentará qual a metodologia foi utilizada na composição dos capítulos da gramática estudada. Além disso, será realizada uma pesquisa qualitativa, que mostrará toda a trajetória do idioma no país e a finalidade da gramática de língua espanhola de Nascentes para seu público leitor. Para se ter um melhor conhecimento sobre o que está sendo investigado, será realizada uma avaliação linguístico-historiográfica, que ocorrerá com base nos princípios da historiografia linguística de Konrad Koerner.Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II2020-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/2891Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II; v. 1 n. 2 (2020): Revista DeSlimites - Revista de Linguagens do Colégio Pedro II25954792reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/2891/1828Cardoso, Bárbara Francoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-22T11:02:13Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2891Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-10-22T11:02:13Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da língua espanhola em Antenor Nascentes: Um percurso historiográfico na educação brasileira do século XX |
title |
O ensino da língua espanhola em Antenor Nascentes: Um percurso historiográfico na educação brasileira do século XX |
spellingShingle |
O ensino da língua espanhola em Antenor Nascentes: Um percurso historiográfico na educação brasileira do século XX Cardoso, Bárbara Franco |
title_short |
O ensino da língua espanhola em Antenor Nascentes: Um percurso historiográfico na educação brasileira do século XX |
title_full |
O ensino da língua espanhola em Antenor Nascentes: Um percurso historiográfico na educação brasileira do século XX |
title_fullStr |
O ensino da língua espanhola em Antenor Nascentes: Um percurso historiográfico na educação brasileira do século XX |
title_full_unstemmed |
O ensino da língua espanhola em Antenor Nascentes: Um percurso historiográfico na educação brasileira do século XX |
title_sort |
O ensino da língua espanhola em Antenor Nascentes: Um percurso historiográfico na educação brasileira do século XX |
author |
Cardoso, Bárbara Franco |
author_facet |
Cardoso, Bárbara Franco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Bárbara Franco |
description |
No presente trabalho será apresentada uma análise sobre a primeira gramática de Língua Espanhola publicada em 1920, no Brasil, pelo professor catedrático Antenor de Veras Nascentes e o início do magistério, desse idioma, no Colégio Pedro II. Esse magistério se deu mediante um concurso público, porém, o docente somente permaneceu na cátedra por seis anos, devido a um decreto publicado em 13 de janeiro de 1925, que retirava o ensino do idioma da grade curricular. Com isso, passou a lecionar Língua Portuguesa. Este trabalho mostrará o percurso da língua espanhola na educação básica sob um viés historiográfico, descreverá como foi desenvolvida a primeira gramática de Língua Espanhola para brasileiros, apresentará qual a metodologia foi utilizada na composição dos capítulos da gramática estudada. Além disso, será realizada uma pesquisa qualitativa, que mostrará toda a trajetória do idioma no país e a finalidade da gramática de língua espanhola de Nascentes para seu público leitor. Para se ter um melhor conhecimento sobre o que está sendo investigado, será realizada uma avaliação linguístico-historiográfica, que ocorrerá com base nos princípios da historiografia linguística de Konrad Koerner. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/2891 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/2891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/2891/1828 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II; v. 1 n. 2 (2020): Revista DeSlimites - Revista de Linguagens do Colégio Pedro II 25954792 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042182052937728 |