APLICATIVOS PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A SELEÇÃO DESTES RECURSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manhães, Marcelle de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Batista, Silvia Cristina Freitas, Marcelino, Valéria de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2422
Resumo: A popularização dos dispositivos móveis, em especial os smartphones, viabiliza o desenvolvimento de práticas pedagógicas com apoio de aplicativos, no espaço escolar, a partir dos equipamentos dos próprios alunos. Em particular, nas aulas de Anatomia Humana, os aplicativos podem proporcionar visualizações que oferecem muito mais detalhes do que imagens estáticas. No entanto, como qualquer recurso didático, a escolha de aplicativos requer senso crítico do professor, tendo em vista os propósitos pretendidos. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo discutir aspectos relacionados à seleção de aplicativos para o estudo de Anatomia Humana. Os dados que fundamentam essa discussão foram levantados por meio de uma pesquisa empírica e de uma Revisão Sistematizada da Literatura (RSL). A pesquisa empírica requereu, inicialmente, levantamento e seleção de aplicativos que pudessem apoiar situações pedagógicas sobre Anatomia Humana, no Ensino Médio. Foram selecionados cinco aplicativos, considerando critérios, tais como gratuidade e uso sem Internet. Uma avaliação desses aplicativos foi promovida por licenciandos em Biologia de uma Instituição Federal de Educação. A RSL foi realizada em trabalhos acadêmicos nacionais relacionados à seleção e/ou a avaliação de aplicativos para o estudo de Anatomia Humana. A pesquisa empírica permitiu identificar bons recursos para o estudo de Anatomia Humana, mas também verificar que é preciso atenção a critérios. A RSL mostrou que os trabalhos analisados defendem o uso de aplicativos para o estudo de Anatomia Humana, porém destacam que essa utilização por si só não soluciona problemas, pois as contribuições para aprendizagem dependem de planejamento e dos objetivos propostos.
id CP2-1_c9c7b30f14af70120f0d47183e10e9ed
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2422
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling APLICATIVOS PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A SELEÇÃO DESTES RECURSOSSeleção de aplicativos. Anatomia Humana. Ensino de Biologia.A popularização dos dispositivos móveis, em especial os smartphones, viabiliza o desenvolvimento de práticas pedagógicas com apoio de aplicativos, no espaço escolar, a partir dos equipamentos dos próprios alunos. Em particular, nas aulas de Anatomia Humana, os aplicativos podem proporcionar visualizações que oferecem muito mais detalhes do que imagens estáticas. No entanto, como qualquer recurso didático, a escolha de aplicativos requer senso crítico do professor, tendo em vista os propósitos pretendidos. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo discutir aspectos relacionados à seleção de aplicativos para o estudo de Anatomia Humana. Os dados que fundamentam essa discussão foram levantados por meio de uma pesquisa empírica e de uma Revisão Sistematizada da Literatura (RSL). A pesquisa empírica requereu, inicialmente, levantamento e seleção de aplicativos que pudessem apoiar situações pedagógicas sobre Anatomia Humana, no Ensino Médio. Foram selecionados cinco aplicativos, considerando critérios, tais como gratuidade e uso sem Internet. Uma avaliação desses aplicativos foi promovida por licenciandos em Biologia de uma Instituição Federal de Educação. A RSL foi realizada em trabalhos acadêmicos nacionais relacionados à seleção e/ou a avaliação de aplicativos para o estudo de Anatomia Humana. A pesquisa empírica permitiu identificar bons recursos para o estudo de Anatomia Humana, mas também verificar que é preciso atenção a critérios. A RSL mostrou que os trabalhos analisados defendem o uso de aplicativos para o estudo de Anatomia Humana, porém destacam que essa utilização por si só não soluciona problemas, pois as contribuições para aprendizagem dependem de planejamento e dos objetivos propostos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2422Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 3: 2019; 12-332525-28792525-287910.33025/ceb.v4i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2422/1623Manhães, Marcelle de OliveiraBatista, Silvia Cristina FreitasMarcelino, Valéria de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-30T21:16:43Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2422Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-30T21:16:43Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv APLICATIVOS PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A SELEÇÃO DESTES RECURSOS
title APLICATIVOS PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A SELEÇÃO DESTES RECURSOS
spellingShingle APLICATIVOS PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A SELEÇÃO DESTES RECURSOS
Manhães, Marcelle de Oliveira
Seleção de aplicativos. Anatomia Humana. Ensino de Biologia.
title_short APLICATIVOS PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A SELEÇÃO DESTES RECURSOS
title_full APLICATIVOS PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A SELEÇÃO DESTES RECURSOS
title_fullStr APLICATIVOS PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A SELEÇÃO DESTES RECURSOS
title_full_unstemmed APLICATIVOS PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A SELEÇÃO DESTES RECURSOS
title_sort APLICATIVOS PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A SELEÇÃO DESTES RECURSOS
author Manhães, Marcelle de Oliveira
author_facet Manhães, Marcelle de Oliveira
Batista, Silvia Cristina Freitas
Marcelino, Valéria de Souza
author_role author
author2 Batista, Silvia Cristina Freitas
Marcelino, Valéria de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manhães, Marcelle de Oliveira
Batista, Silvia Cristina Freitas
Marcelino, Valéria de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Seleção de aplicativos. Anatomia Humana. Ensino de Biologia.
topic Seleção de aplicativos. Anatomia Humana. Ensino de Biologia.
description A popularização dos dispositivos móveis, em especial os smartphones, viabiliza o desenvolvimento de práticas pedagógicas com apoio de aplicativos, no espaço escolar, a partir dos equipamentos dos próprios alunos. Em particular, nas aulas de Anatomia Humana, os aplicativos podem proporcionar visualizações que oferecem muito mais detalhes do que imagens estáticas. No entanto, como qualquer recurso didático, a escolha de aplicativos requer senso crítico do professor, tendo em vista os propósitos pretendidos. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo discutir aspectos relacionados à seleção de aplicativos para o estudo de Anatomia Humana. Os dados que fundamentam essa discussão foram levantados por meio de uma pesquisa empírica e de uma Revisão Sistematizada da Literatura (RSL). A pesquisa empírica requereu, inicialmente, levantamento e seleção de aplicativos que pudessem apoiar situações pedagógicas sobre Anatomia Humana, no Ensino Médio. Foram selecionados cinco aplicativos, considerando critérios, tais como gratuidade e uso sem Internet. Uma avaliação desses aplicativos foi promovida por licenciandos em Biologia de uma Instituição Federal de Educação. A RSL foi realizada em trabalhos acadêmicos nacionais relacionados à seleção e/ou a avaliação de aplicativos para o estudo de Anatomia Humana. A pesquisa empírica permitiu identificar bons recursos para o estudo de Anatomia Humana, mas também verificar que é preciso atenção a critérios. A RSL mostrou que os trabalhos analisados defendem o uso de aplicativos para o estudo de Anatomia Humana, porém destacam que essa utilização por si só não soluciona problemas, pois as contribuições para aprendizagem dependem de planejamento e dos objetivos propostos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2422
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2422/1623
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 3: 2019; 12-33
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v4i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180488462336