Educação Musical e Musicalização: dualidade nos tempos atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campelo, Regina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1540
Resumo: Resumo: O presente texto é um recorte de minha pesquisa de Mestrado, que tratou do trabalho coral realizado na Igreja Presbiteriana do Brasil.  Aqui são apresentadas minhas reflexões sobre as diferenças existentes entre educação musical e musicalização.  Apesar de ser parecido o significado das mesmas, é preciso distingui-las.  A educação musical é mais específica, pois abrange a escrita musical, o domínio do código.  Por outro lado, na musicalização o aluno deve conhecer e definir as diversas manifestações musicais e culturais, ingressando assim em seu contexto sociocultural.  Além da análise desses dois processos, apresentamos algumas aplicações dos aspectos discutidos.Resumen: El presente texto es un recorte de mi investigación de Maestría, que trató del trabajo coral realizado en la Iglesia Presbiteriana de Brasil.  Aquí se presentan mis reflexiones sobre las diferencias existentes entre educación musical y musicalización.  Pese a su significado parecido, es preciso distinguirlas.  La educación musical es más amplia, pues abarca la escrita musical, el dominio del código.  Por otro lado, la musicalización tiene una propuesta más abarcadora, en la cual el alumno debe conocer y definir las diversas manifestaciones musicales y culturales, ingresando así en su contexto sociocultural.  Además del análisis de esos dos procesos, presentamos algunas aplicaciones de los aspectos discutidos.Abstract: The present text is a excerpt of my Master dissertation which focused the work of the choir developed at the Presbiterian Church of Brazil. Here I present my reflections on the differences betweem music education and musicalization.  Despite the fact that the meanings of both terms are similar, it is necessary to distinguish them.  The meaning of music education is wider as it covers musical writing, the knowledge of the music language.  On the other hand, musicalization has a wider proposal, which means that the student is supposed to know and define the different musical and cultural manifestations and, in this way, take part in those social-cultural contexts.  In addition to the analysis of those two processes, I also present some uses of the discussed issues.
id CP2-1_d24893c093b4c14e5677491a9808c1a1
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1540
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Educação Musical e Musicalização: dualidade nos tempos atuaisEducação MusicalMusicalizaçãoCoroIgreja Presbiteriana do Brasil.Resumo: O presente texto é um recorte de minha pesquisa de Mestrado, que tratou do trabalho coral realizado na Igreja Presbiteriana do Brasil.  Aqui são apresentadas minhas reflexões sobre as diferenças existentes entre educação musical e musicalização.  Apesar de ser parecido o significado das mesmas, é preciso distingui-las.  A educação musical é mais específica, pois abrange a escrita musical, o domínio do código.  Por outro lado, na musicalização o aluno deve conhecer e definir as diversas manifestações musicais e culturais, ingressando assim em seu contexto sociocultural.  Além da análise desses dois processos, apresentamos algumas aplicações dos aspectos discutidos.Resumen: El presente texto es un recorte de mi investigación de Maestría, que trató del trabajo coral realizado en la Iglesia Presbiteriana de Brasil.  Aquí se presentan mis reflexiones sobre las diferencias existentes entre educación musical y musicalización.  Pese a su significado parecido, es preciso distinguirlas.  La educación musical es más amplia, pues abarca la escrita musical, el dominio del código.  Por otro lado, la musicalización tiene una propuesta más abarcadora, en la cual el alumno debe conocer y definir las diversas manifestaciones musicales y culturales, ingresando así en su contexto sociocultural.  Además del análisis de esos dos procesos, presentamos algunas aplicaciones de los aspectos discutidos.Abstract: The present text is a excerpt of my Master dissertation which focused the work of the choir developed at the Presbiterian Church of Brazil. Here I present my reflections on the differences betweem music education and musicalization.  Despite the fact that the meanings of both terms are similar, it is necessary to distinguish them.  The meaning of music education is wider as it covers musical writing, the knowledge of the music language.  On the other hand, musicalization has a wider proposal, which means that the student is supposed to know and define the different musical and cultural manifestations and, in this way, take part in those social-cultural contexts.  In addition to the analysis of those two processes, I also present some uses of the discussed issues.Colégio Pedro II2018-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1540Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 2 n. 2 (2011): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 46-622594407X2236121910.33025/irdemcp2.v2i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1540/1105Campelo, Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-28T22:40:41Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1540Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-28T22:40:41Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação Musical e Musicalização: dualidade nos tempos atuais
title Educação Musical e Musicalização: dualidade nos tempos atuais
spellingShingle Educação Musical e Musicalização: dualidade nos tempos atuais
Campelo, Regina
Educação Musical
Musicalização
Coro
Igreja Presbiteriana do Brasil.
title_short Educação Musical e Musicalização: dualidade nos tempos atuais
title_full Educação Musical e Musicalização: dualidade nos tempos atuais
title_fullStr Educação Musical e Musicalização: dualidade nos tempos atuais
title_full_unstemmed Educação Musical e Musicalização: dualidade nos tempos atuais
title_sort Educação Musical e Musicalização: dualidade nos tempos atuais
author Campelo, Regina
author_facet Campelo, Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campelo, Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Musicalização
Coro
Igreja Presbiteriana do Brasil.
topic Educação Musical
Musicalização
Coro
Igreja Presbiteriana do Brasil.
description Resumo: O presente texto é um recorte de minha pesquisa de Mestrado, que tratou do trabalho coral realizado na Igreja Presbiteriana do Brasil.  Aqui são apresentadas minhas reflexões sobre as diferenças existentes entre educação musical e musicalização.  Apesar de ser parecido o significado das mesmas, é preciso distingui-las.  A educação musical é mais específica, pois abrange a escrita musical, o domínio do código.  Por outro lado, na musicalização o aluno deve conhecer e definir as diversas manifestações musicais e culturais, ingressando assim em seu contexto sociocultural.  Além da análise desses dois processos, apresentamos algumas aplicações dos aspectos discutidos.Resumen: El presente texto es un recorte de mi investigación de Maestría, que trató del trabajo coral realizado en la Iglesia Presbiteriana de Brasil.  Aquí se presentan mis reflexiones sobre las diferencias existentes entre educación musical y musicalización.  Pese a su significado parecido, es preciso distinguirlas.  La educación musical es más amplia, pues abarca la escrita musical, el dominio del código.  Por otro lado, la musicalización tiene una propuesta más abarcadora, en la cual el alumno debe conocer y definir las diversas manifestaciones musicales y culturales, ingresando así en su contexto sociocultural.  Además del análisis de esos dos procesos, presentamos algunas aplicaciones de los aspectos discutidos.Abstract: The present text is a excerpt of my Master dissertation which focused the work of the choir developed at the Presbiterian Church of Brazil. Here I present my reflections on the differences betweem music education and musicalization.  Despite the fact that the meanings of both terms are similar, it is necessary to distinguish them.  The meaning of music education is wider as it covers musical writing, the knowledge of the music language.  On the other hand, musicalization has a wider proposal, which means that the student is supposed to know and define the different musical and cultural manifestations and, in this way, take part in those social-cultural contexts.  In addition to the analysis of those two processes, I also present some uses of the discussed issues.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1540
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1540/1105
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 2 n. 2 (2011): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 46-62
2594407X
22361219
10.33025/irdemcp2.v2i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181375557632