Brincando com circuitos elétricos: Um conjunto de práticas desenvolvidas no âmbito do PIBID/UFRJ-FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2416 |
Resumo: | Neste trabalho, é abordada a prática pedagógica “Brincando com circuitos elétricos” aplicada em 2017 em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede pública. Através dela, os integrantes do subprojeto PIBID/UFRJ-FÍSICA tratam do tema associação de resistores promovendo a cada grupo de alunos a reflexão a respeito dos fenômenos físicos presentes nos circuitos propostos para serem montados. Ao fim, através das respostas elaboradas pelos estudantes participantes, os autores comentam como o discurso dos grupos se aproximam ou não do modelo científico ainda não trabalhado com a turma. |
id |
CP2-1_d329c9f81659931bf91714cfbadca659 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2416 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Brincando com circuitos elétricos: Um conjunto de práticas desenvolvidas no âmbito do PIBID/UFRJ-FÍSICAatividades investigativaseletricidadeensino de FísicaPIBID/CAPEScircuitos elétricos.Neste trabalho, é abordada a prática pedagógica “Brincando com circuitos elétricos” aplicada em 2017 em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede pública. Através dela, os integrantes do subprojeto PIBID/UFRJ-FÍSICA tratam do tema associação de resistores promovendo a cada grupo de alunos a reflexão a respeito dos fenômenos físicos presentes nos circuitos propostos para serem montados. Ao fim, através das respostas elaboradas pelos estudantes participantes, os autores comentam como o discurso dos grupos se aproximam ou não do modelo científico ainda não trabalhado com a turma.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2416Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 2: 2019; 10-192525-28792525-287910.33025/ceb.v4i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2416/1618Soares, Matheus Silvade Almeida, Ana Caroline Chagasda Silva, Hozana AntonelliGama, Larissa Paiva NovelinoSales, Vitor Cossich de HolandaVianna, Deise Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-30T21:15:28Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2416Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-30T21:15:28Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincando com circuitos elétricos: Um conjunto de práticas desenvolvidas no âmbito do PIBID/UFRJ-FÍSICA |
title |
Brincando com circuitos elétricos: Um conjunto de práticas desenvolvidas no âmbito do PIBID/UFRJ-FÍSICA |
spellingShingle |
Brincando com circuitos elétricos: Um conjunto de práticas desenvolvidas no âmbito do PIBID/UFRJ-FÍSICA Soares, Matheus Silva atividades investigativas eletricidade ensino de Física PIBID/CAPES circuitos elétricos. |
title_short |
Brincando com circuitos elétricos: Um conjunto de práticas desenvolvidas no âmbito do PIBID/UFRJ-FÍSICA |
title_full |
Brincando com circuitos elétricos: Um conjunto de práticas desenvolvidas no âmbito do PIBID/UFRJ-FÍSICA |
title_fullStr |
Brincando com circuitos elétricos: Um conjunto de práticas desenvolvidas no âmbito do PIBID/UFRJ-FÍSICA |
title_full_unstemmed |
Brincando com circuitos elétricos: Um conjunto de práticas desenvolvidas no âmbito do PIBID/UFRJ-FÍSICA |
title_sort |
Brincando com circuitos elétricos: Um conjunto de práticas desenvolvidas no âmbito do PIBID/UFRJ-FÍSICA |
author |
Soares, Matheus Silva |
author_facet |
Soares, Matheus Silva de Almeida, Ana Caroline Chagas da Silva, Hozana Antonelli Gama, Larissa Paiva Novelino Sales, Vitor Cossich de Holanda Vianna, Deise Miranda |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida, Ana Caroline Chagas da Silva, Hozana Antonelli Gama, Larissa Paiva Novelino Sales, Vitor Cossich de Holanda Vianna, Deise Miranda |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Matheus Silva de Almeida, Ana Caroline Chagas da Silva, Hozana Antonelli Gama, Larissa Paiva Novelino Sales, Vitor Cossich de Holanda Vianna, Deise Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atividades investigativas eletricidade ensino de Física PIBID/CAPES circuitos elétricos. |
topic |
atividades investigativas eletricidade ensino de Física PIBID/CAPES circuitos elétricos. |
description |
Neste trabalho, é abordada a prática pedagógica “Brincando com circuitos elétricos” aplicada em 2017 em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede pública. Através dela, os integrantes do subprojeto PIBID/UFRJ-FÍSICA tratam do tema associação de resistores promovendo a cada grupo de alunos a reflexão a respeito dos fenômenos físicos presentes nos circuitos propostos para serem montados. Ao fim, através das respostas elaboradas pelos estudantes participantes, os autores comentam como o discurso dos grupos se aproximam ou não do modelo científico ainda não trabalhado com a turma. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2416 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2416/1618 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 2: 2019; 10-19 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v4i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180223172608 |