Brincando com circuitos elétricos: Um conjunto de práticas desenvolvidas no âmbito do PIBID/UFRJ-FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Matheus Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Almeida, Ana Caroline Chagas, da Silva, Hozana Antonelli, Gama, Larissa Paiva Novelino, Sales, Vitor Cossich de Holanda, Vianna, Deise Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2416
Resumo: Neste trabalho, é abordada a prática pedagógica “Brincando com circuitos elétricos” aplicada em 2017 em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede pública. Através dela, os integrantes do subprojeto PIBID/UFRJ-FÍSICA tratam do tema associação de resistores promovendo a cada grupo de alunos a reflexão a respeito dos fenômenos físicos presentes nos circuitos propostos para serem montados. Ao fim, através das respostas elaboradas pelos estudantes participantes, os autores comentam como o discurso dos grupos se aproximam ou não do modelo científico ainda não trabalhado com a turma.
id CP2-1_d329c9f81659931bf91714cfbadca659
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2416
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Brincando com circuitos elétricos: Um conjunto de práticas desenvolvidas no âmbito do PIBID/UFRJ-FÍSICAatividades investigativaseletricidadeensino de FísicaPIBID/CAPEScircuitos elétricos.Neste trabalho, é abordada a prática pedagógica “Brincando com circuitos elétricos” aplicada em 2017 em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede pública. Através dela, os integrantes do subprojeto PIBID/UFRJ-FÍSICA tratam do tema associação de resistores promovendo a cada grupo de alunos a reflexão a respeito dos fenômenos físicos presentes nos circuitos propostos para serem montados. Ao fim, através das respostas elaboradas pelos estudantes participantes, os autores comentam como o discurso dos grupos se aproximam ou não do modelo científico ainda não trabalhado com a turma.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2416Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 2: 2019; 10-192525-28792525-287910.33025/ceb.v4i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2416/1618Soares, Matheus Silvade Almeida, Ana Caroline Chagasda Silva, Hozana AntonelliGama, Larissa Paiva NovelinoSales, Vitor Cossich de HolandaVianna, Deise Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-30T21:15:28Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2416Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-30T21:15:28Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Brincando com circuitos elétricos: Um conjunto de práticas desenvolvidas no âmbito do PIBID/UFRJ-FÍSICA
title Brincando com circuitos elétricos: Um conjunto de práticas desenvolvidas no âmbito do PIBID/UFRJ-FÍSICA
spellingShingle Brincando com circuitos elétricos: Um conjunto de práticas desenvolvidas no âmbito do PIBID/UFRJ-FÍSICA
Soares, Matheus Silva
atividades investigativas
eletricidade
ensino de Física
PIBID/CAPES
circuitos elétricos.
title_short Brincando com circuitos elétricos: Um conjunto de práticas desenvolvidas no âmbito do PIBID/UFRJ-FÍSICA
title_full Brincando com circuitos elétricos: Um conjunto de práticas desenvolvidas no âmbito do PIBID/UFRJ-FÍSICA
title_fullStr Brincando com circuitos elétricos: Um conjunto de práticas desenvolvidas no âmbito do PIBID/UFRJ-FÍSICA
title_full_unstemmed Brincando com circuitos elétricos: Um conjunto de práticas desenvolvidas no âmbito do PIBID/UFRJ-FÍSICA
title_sort Brincando com circuitos elétricos: Um conjunto de práticas desenvolvidas no âmbito do PIBID/UFRJ-FÍSICA
author Soares, Matheus Silva
author_facet Soares, Matheus Silva
de Almeida, Ana Caroline Chagas
da Silva, Hozana Antonelli
Gama, Larissa Paiva Novelino
Sales, Vitor Cossich de Holanda
Vianna, Deise Miranda
author_role author
author2 de Almeida, Ana Caroline Chagas
da Silva, Hozana Antonelli
Gama, Larissa Paiva Novelino
Sales, Vitor Cossich de Holanda
Vianna, Deise Miranda
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Matheus Silva
de Almeida, Ana Caroline Chagas
da Silva, Hozana Antonelli
Gama, Larissa Paiva Novelino
Sales, Vitor Cossich de Holanda
Vianna, Deise Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv atividades investigativas
eletricidade
ensino de Física
PIBID/CAPES
circuitos elétricos.
topic atividades investigativas
eletricidade
ensino de Física
PIBID/CAPES
circuitos elétricos.
description Neste trabalho, é abordada a prática pedagógica “Brincando com circuitos elétricos” aplicada em 2017 em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede pública. Através dela, os integrantes do subprojeto PIBID/UFRJ-FÍSICA tratam do tema associação de resistores promovendo a cada grupo de alunos a reflexão a respeito dos fenômenos físicos presentes nos circuitos propostos para serem montados. Ao fim, através das respostas elaboradas pelos estudantes participantes, os autores comentam como o discurso dos grupos se aproximam ou não do modelo científico ainda não trabalhado com a turma.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2416
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2416/1618
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 2: 2019; 10-19
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v4i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180223172608