CORPOS QUE SE (RE)DESENHAM: dialogando com narrativas das infâncias a partir da experiência com as danças urbanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Nayara da Silva Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Corrêa, Ingrid Lourenço de Amorim, Rodrigues, Iara Mirella de Souza, Rodrigues, Thayane de Araujo, Correia, Adriana Martins, Copolillo, Martha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3041
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de relatar os desdobramentos de um Projeto de Ensino realizado pelo Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense. Aqui descrevemos as oficinas desenvolvidas na Escola Municipal Anísio Teixeira, a partir da demanda que identificamos no primeiro encontro realizado. O relato está baseado em registros ordenados dos eventos que aconteceram na escola no ano de 2019, totalizando quatro oficinas.  Nestes encontros ficou evidenciado que precisaríamos trabalhar as relações étnico-raciais, apresentando algumas referências e personagens negros para que se reconhecessem e se sentissem parte de uma cultura, no caso a afrodescendente e afro-brasileira.
id CP2-1_daa51d30c2a3a940fd9fdf249fc308fc
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3041
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling CORPOS QUE SE (RE)DESENHAM: dialogando com narrativas das infâncias a partir da experiência com as danças urbanasCultura corporalRelações-Étnico RaciaisInfânciasEducação Física EscolarEducação InfantilEste trabalho tem o objetivo de relatar os desdobramentos de um Projeto de Ensino realizado pelo Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense. Aqui descrevemos as oficinas desenvolvidas na Escola Municipal Anísio Teixeira, a partir da demanda que identificamos no primeiro encontro realizado. O relato está baseado em registros ordenados dos eventos que aconteceram na escola no ano de 2019, totalizando quatro oficinas.  Nestes encontros ficou evidenciado que precisaríamos trabalhar as relações étnico-raciais, apresentando algumas referências e personagens negros para que se reconhecessem e se sentissem parte de uma cultura, no caso a afrodescendente e afro-brasileira.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3041Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 2 (2020): AGO/DEZ 2020; 229-2392525-591610.33025/tefe.v5i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3041/1891Melo, Nayara da Silva RibeiroCorrêa, Ingrid Lourenço de AmorimRodrigues, Iara Mirella de SouzaRodrigues, Thayane de AraujoCorreia, Adriana MartinsCopolillo, Marthainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-20T10:43:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3041Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-12-20T10:43:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv CORPOS QUE SE (RE)DESENHAM: dialogando com narrativas das infâncias a partir da experiência com as danças urbanas
title CORPOS QUE SE (RE)DESENHAM: dialogando com narrativas das infâncias a partir da experiência com as danças urbanas
spellingShingle CORPOS QUE SE (RE)DESENHAM: dialogando com narrativas das infâncias a partir da experiência com as danças urbanas
Melo, Nayara da Silva Ribeiro
Cultura corporal
Relações-Étnico Raciais
Infâncias
Educação Física Escolar
Educação Infantil
title_short CORPOS QUE SE (RE)DESENHAM: dialogando com narrativas das infâncias a partir da experiência com as danças urbanas
title_full CORPOS QUE SE (RE)DESENHAM: dialogando com narrativas das infâncias a partir da experiência com as danças urbanas
title_fullStr CORPOS QUE SE (RE)DESENHAM: dialogando com narrativas das infâncias a partir da experiência com as danças urbanas
title_full_unstemmed CORPOS QUE SE (RE)DESENHAM: dialogando com narrativas das infâncias a partir da experiência com as danças urbanas
title_sort CORPOS QUE SE (RE)DESENHAM: dialogando com narrativas das infâncias a partir da experiência com as danças urbanas
author Melo, Nayara da Silva Ribeiro
author_facet Melo, Nayara da Silva Ribeiro
Corrêa, Ingrid Lourenço de Amorim
Rodrigues, Iara Mirella de Souza
Rodrigues, Thayane de Araujo
Correia, Adriana Martins
Copolillo, Martha
author_role author
author2 Corrêa, Ingrid Lourenço de Amorim
Rodrigues, Iara Mirella de Souza
Rodrigues, Thayane de Araujo
Correia, Adriana Martins
Copolillo, Martha
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Nayara da Silva Ribeiro
Corrêa, Ingrid Lourenço de Amorim
Rodrigues, Iara Mirella de Souza
Rodrigues, Thayane de Araujo
Correia, Adriana Martins
Copolillo, Martha
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura corporal
Relações-Étnico Raciais
Infâncias
Educação Física Escolar
Educação Infantil
topic Cultura corporal
Relações-Étnico Raciais
Infâncias
Educação Física Escolar
Educação Infantil
description Este trabalho tem o objetivo de relatar os desdobramentos de um Projeto de Ensino realizado pelo Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense. Aqui descrevemos as oficinas desenvolvidas na Escola Municipal Anísio Teixeira, a partir da demanda que identificamos no primeiro encontro realizado. O relato está baseado em registros ordenados dos eventos que aconteceram na escola no ano de 2019, totalizando quatro oficinas.  Nestes encontros ficou evidenciado que precisaríamos trabalhar as relações étnico-raciais, apresentando algumas referências e personagens negros para que se reconhecessem e se sentissem parte de uma cultura, no caso a afrodescendente e afro-brasileira.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3041
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3041/1891
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 2 (2020): AGO/DEZ 2020; 229-239
2525-5916
10.33025/tefe.v5i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178836955136