Como elaborar atlas escolares visando à educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1782 |
Resumo: | Este artigo discorre acerca dos procedimentos metodológicos utilizados para elaborar um modelo de atlas municipal escolar adaptado, desenvolvido na perspectiva de uma Educação Geográfica Inclusiva, com o intuito de facilitar o acesso ao conhecimento geográfico por estudantes com e sem deficiência visual. Para tanto, foi elaborada uma proposta de confecção de atlas geográfico que leva em conta algumas diretrizes metodológicas apontadas por pesquisadores como Le Sann (2001), Lastória (2007), Fuckner (2009) complementadas pelos conhecimentos no campo da cartografia tátil, advindo da atuação das pesquisadoras em atividades desenvolvidas no Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE). Como resultados deste trabalho destaca-se a sistematização de um referencial teórico metodológico que pode ser empregado para a elaboração de outros atlas escolares adaptados, além da confecção do modelo de atlas adaptado do município de Florianópolis com uma versão tátil e baixa visão, que também pode ser utilizado por pessoas sem deficiência visual e uma versão eletrônica acessível do atlas que está disponibilizada no website do LabTATE. |
id |
CP2-1_daaac083ce8f2d685ba2ba06a2992517 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1782 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Como elaborar atlas escolares visando à educação inclusivaAAtlas EscolarAtlas Municipal AdaptadoEducação InclusivaDeficiência VisualCartografia Tátil.Metodologia para confecção de Atlas geográficos escolares adaptados à educação inclusiva.Este artigo discorre acerca dos procedimentos metodológicos utilizados para elaborar um modelo de atlas municipal escolar adaptado, desenvolvido na perspectiva de uma Educação Geográfica Inclusiva, com o intuito de facilitar o acesso ao conhecimento geográfico por estudantes com e sem deficiência visual. Para tanto, foi elaborada uma proposta de confecção de atlas geográfico que leva em conta algumas diretrizes metodológicas apontadas por pesquisadores como Le Sann (2001), Lastória (2007), Fuckner (2009) complementadas pelos conhecimentos no campo da cartografia tátil, advindo da atuação das pesquisadoras em atividades desenvolvidas no Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE). Como resultados deste trabalho destaca-se a sistematização de um referencial teórico metodológico que pode ser empregado para a elaboração de outros atlas escolares adaptados, além da confecção do modelo de atlas adaptado do município de Florianópolis com uma versão tátil e baixa visão, que também pode ser utilizado por pessoas sem deficiência visual e uma versão eletrônica acessível do atlas que está disponibilizada no website do LabTATE.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1782Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 7 (2017): GIRAMUNDO, SÉTIMA EDIÇÃO; 33-422358-446710.33025/grgcp2.v4i7reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1782/1470Régis, Tamara de CastroNogueira, Ruth Emiliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T15:56:46Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1782Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-11-08T15:56:46Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como elaborar atlas escolares visando à educação inclusiva |
title |
Como elaborar atlas escolares visando à educação inclusiva |
spellingShingle |
Como elaborar atlas escolares visando à educação inclusiva Régis, Tamara de Castro AAtlas Escolar Atlas Municipal Adaptado Educação Inclusiva Deficiência Visual Cartografia Tátil. Metodologia para confecção de Atlas geográficos escolares adaptados à educação inclusiva. |
title_short |
Como elaborar atlas escolares visando à educação inclusiva |
title_full |
Como elaborar atlas escolares visando à educação inclusiva |
title_fullStr |
Como elaborar atlas escolares visando à educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
Como elaborar atlas escolares visando à educação inclusiva |
title_sort |
Como elaborar atlas escolares visando à educação inclusiva |
author |
Régis, Tamara de Castro |
author_facet |
Régis, Tamara de Castro Nogueira, Ruth Emilia |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Ruth Emilia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Régis, Tamara de Castro Nogueira, Ruth Emilia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AAtlas Escolar Atlas Municipal Adaptado Educação Inclusiva Deficiência Visual Cartografia Tátil. Metodologia para confecção de Atlas geográficos escolares adaptados à educação inclusiva. |
topic |
AAtlas Escolar Atlas Municipal Adaptado Educação Inclusiva Deficiência Visual Cartografia Tátil. Metodologia para confecção de Atlas geográficos escolares adaptados à educação inclusiva. |
description |
Este artigo discorre acerca dos procedimentos metodológicos utilizados para elaborar um modelo de atlas municipal escolar adaptado, desenvolvido na perspectiva de uma Educação Geográfica Inclusiva, com o intuito de facilitar o acesso ao conhecimento geográfico por estudantes com e sem deficiência visual. Para tanto, foi elaborada uma proposta de confecção de atlas geográfico que leva em conta algumas diretrizes metodológicas apontadas por pesquisadores como Le Sann (2001), Lastória (2007), Fuckner (2009) complementadas pelos conhecimentos no campo da cartografia tátil, advindo da atuação das pesquisadoras em atividades desenvolvidas no Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE). Como resultados deste trabalho destaca-se a sistematização de um referencial teórico metodológico que pode ser empregado para a elaboração de outros atlas escolares adaptados, além da confecção do modelo de atlas adaptado do município de Florianópolis com uma versão tátil e baixa visão, que também pode ser utilizado por pessoas sem deficiência visual e uma versão eletrônica acessível do atlas que está disponibilizada no website do LabTATE. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1782 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1782/1470 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 7 (2017): GIRAMUNDO, SÉTIMA EDIÇÃO; 33-42 2358-4467 10.33025/grgcp2.v4i7 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176701005824 |