Como elaborar atlas escolares visando à educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Régis, Tamara de Castro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nogueira, Ruth Emilia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1782
Resumo: Este artigo discorre acerca dos procedimentos metodológicos utilizados para elaborar um modelo de atlas municipal escolar adaptado, desenvolvido na perspectiva de uma Educação Geográfica Inclusiva, com o intuito de facilitar o acesso ao conhecimento geográfico por estudantes com e sem deficiência visual. Para tanto, foi elaborada uma proposta de confecção de atlas geográfico que leva em conta algumas diretrizes metodológicas apontadas por pesquisadores como Le Sann (2001), Lastória (2007), Fuckner (2009) complementadas pelos conhecimentos no campo da cartografia tátil, advindo da atuação das pesquisadoras em atividades desenvolvidas no Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE). Como resultados deste trabalho destaca-se a sistematização de um referencial teórico metodológico que pode ser empregado para a elaboração de outros atlas escolares adaptados, além da confecção do modelo de atlas adaptado do município de Florianópolis com uma versão tátil e baixa visão, que também pode ser utilizado por pessoas sem deficiência visual e uma versão eletrônica acessível do atlas que está disponibilizada no website do LabTATE.
id CP2-1_daaac083ce8f2d685ba2ba06a2992517
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1782
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Como elaborar atlas escolares visando à educação inclusivaAAtlas EscolarAtlas Municipal AdaptadoEducação InclusivaDeficiência VisualCartografia Tátil.Metodologia para confecção de Atlas geográficos escolares adaptados à educação inclusiva.Este artigo discorre acerca dos procedimentos metodológicos utilizados para elaborar um modelo de atlas municipal escolar adaptado, desenvolvido na perspectiva de uma Educação Geográfica Inclusiva, com o intuito de facilitar o acesso ao conhecimento geográfico por estudantes com e sem deficiência visual. Para tanto, foi elaborada uma proposta de confecção de atlas geográfico que leva em conta algumas diretrizes metodológicas apontadas por pesquisadores como Le Sann (2001), Lastória (2007), Fuckner (2009) complementadas pelos conhecimentos no campo da cartografia tátil, advindo da atuação das pesquisadoras em atividades desenvolvidas no Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE). Como resultados deste trabalho destaca-se a sistematização de um referencial teórico metodológico que pode ser empregado para a elaboração de outros atlas escolares adaptados, além da confecção do modelo de atlas adaptado do município de Florianópolis com uma versão tátil e baixa visão, que também pode ser utilizado por pessoas sem deficiência visual e uma versão eletrônica acessível do atlas que está disponibilizada no website do LabTATE.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1782Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 7 (2017): GIRAMUNDO, SÉTIMA EDIÇÃO; 33-422358-446710.33025/grgcp2.v4i7reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1782/1470Régis, Tamara de CastroNogueira, Ruth Emiliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T15:56:46Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1782Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-11-08T15:56:46Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Como elaborar atlas escolares visando à educação inclusiva
title Como elaborar atlas escolares visando à educação inclusiva
spellingShingle Como elaborar atlas escolares visando à educação inclusiva
Régis, Tamara de Castro
AAtlas Escolar
Atlas Municipal Adaptado
Educação Inclusiva
Deficiência Visual
Cartografia Tátil.
Metodologia para confecção de Atlas geográficos escolares adaptados à educação inclusiva.
title_short Como elaborar atlas escolares visando à educação inclusiva
title_full Como elaborar atlas escolares visando à educação inclusiva
title_fullStr Como elaborar atlas escolares visando à educação inclusiva
title_full_unstemmed Como elaborar atlas escolares visando à educação inclusiva
title_sort Como elaborar atlas escolares visando à educação inclusiva
author Régis, Tamara de Castro
author_facet Régis, Tamara de Castro
Nogueira, Ruth Emilia
author_role author
author2 Nogueira, Ruth Emilia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Régis, Tamara de Castro
Nogueira, Ruth Emilia
dc.subject.por.fl_str_mv AAtlas Escolar
Atlas Municipal Adaptado
Educação Inclusiva
Deficiência Visual
Cartografia Tátil.
Metodologia para confecção de Atlas geográficos escolares adaptados à educação inclusiva.
topic AAtlas Escolar
Atlas Municipal Adaptado
Educação Inclusiva
Deficiência Visual
Cartografia Tátil.
Metodologia para confecção de Atlas geográficos escolares adaptados à educação inclusiva.
description Este artigo discorre acerca dos procedimentos metodológicos utilizados para elaborar um modelo de atlas municipal escolar adaptado, desenvolvido na perspectiva de uma Educação Geográfica Inclusiva, com o intuito de facilitar o acesso ao conhecimento geográfico por estudantes com e sem deficiência visual. Para tanto, foi elaborada uma proposta de confecção de atlas geográfico que leva em conta algumas diretrizes metodológicas apontadas por pesquisadores como Le Sann (2001), Lastória (2007), Fuckner (2009) complementadas pelos conhecimentos no campo da cartografia tátil, advindo da atuação das pesquisadoras em atividades desenvolvidas no Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE). Como resultados deste trabalho destaca-se a sistematização de um referencial teórico metodológico que pode ser empregado para a elaboração de outros atlas escolares adaptados, além da confecção do modelo de atlas adaptado do município de Florianópolis com uma versão tátil e baixa visão, que também pode ser utilizado por pessoas sem deficiência visual e uma versão eletrônica acessível do atlas que está disponibilizada no website do LabTATE.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1782
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1782/1470
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 7 (2017): GIRAMUNDO, SÉTIMA EDIÇÃO; 33-42
2358-4467
10.33025/grgcp2.v4i7
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176701005824