A educação e a atual pandemia: matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Rodrigo Coutinho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Correia, Luana Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2513
Resumo: Os impactos para a produção do conhecimento escolar nos dias atuais, em virtude do isolamento social provado pela pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, não se esmeram como mero epifenômeno, mas desnudam a estruturação das políticas públicas para a educação em tempos pretéritos, acenando para medidas posteriores no seio da agenda neoliberal praticada até então. Isto por combinar as prescrições curriculares, as avaliações externas e a formação-atuação docente nos pressupostos da quantofrenia, recompondo em novo patamar as finalidades formativas da escola instrumental e imediatamente interessada da sociedade de classes. Neste sentido, objetivamos expor analiticamente as transformações recentes em curso acenando para possíveis impactos futuros, não deslocados do cenário socioeconômico e suas vicissitudes para a reprodução das relações sociais de produção em um contexto de ascensão abrupta das novas morfologias do trabalho e do precariado. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo bibliográfico-documental, não descartando fatos e análises pretéritas para maior solidez argumentativa.
id CP2-1_dbc597dd1d87ccfb905ae42a61277b1c
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2513
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A educação e a atual pandemia: matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem!Trabalho DocenteAvaliação ExternaCurrículo.Políticas públicas para a educaçãoOs impactos para a produção do conhecimento escolar nos dias atuais, em virtude do isolamento social provado pela pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, não se esmeram como mero epifenômeno, mas desnudam a estruturação das políticas públicas para a educação em tempos pretéritos, acenando para medidas posteriores no seio da agenda neoliberal praticada até então. Isto por combinar as prescrições curriculares, as avaliações externas e a formação-atuação docente nos pressupostos da quantofrenia, recompondo em novo patamar as finalidades formativas da escola instrumental e imediatamente interessada da sociedade de classes. Neste sentido, objetivamos expor analiticamente as transformações recentes em curso acenando para possíveis impactos futuros, não deslocados do cenário socioeconômico e suas vicissitudes para a reprodução das relações sociais de produção em um contexto de ascensão abrupta das novas morfologias do trabalho e do precariado. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo bibliográfico-documental, não descartando fatos e análises pretéritas para maior solidez argumentativa.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2513Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 37-522358-446710.33025/grgcp2.v7i13reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2513/1949Andrade, Rodrigo CoutinhoCorreia, Luana Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T20:26:00Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2513Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-26T20:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação e a atual pandemia: matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem!
title A educação e a atual pandemia: matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem!
spellingShingle A educação e a atual pandemia: matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem!
Andrade, Rodrigo Coutinho
Trabalho Docente
Avaliação Externa
Currículo.
Políticas públicas para a educação
title_short A educação e a atual pandemia: matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem!
title_full A educação e a atual pandemia: matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem!
title_fullStr A educação e a atual pandemia: matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem!
title_full_unstemmed A educação e a atual pandemia: matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem!
title_sort A educação e a atual pandemia: matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem!
author Andrade, Rodrigo Coutinho
author_facet Andrade, Rodrigo Coutinho
Correia, Luana Ferreira
author_role author
author2 Correia, Luana Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Rodrigo Coutinho
Correia, Luana Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho Docente
Avaliação Externa
Currículo.
Políticas públicas para a educação
topic Trabalho Docente
Avaliação Externa
Currículo.
Políticas públicas para a educação
description Os impactos para a produção do conhecimento escolar nos dias atuais, em virtude do isolamento social provado pela pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, não se esmeram como mero epifenômeno, mas desnudam a estruturação das políticas públicas para a educação em tempos pretéritos, acenando para medidas posteriores no seio da agenda neoliberal praticada até então. Isto por combinar as prescrições curriculares, as avaliações externas e a formação-atuação docente nos pressupostos da quantofrenia, recompondo em novo patamar as finalidades formativas da escola instrumental e imediatamente interessada da sociedade de classes. Neste sentido, objetivamos expor analiticamente as transformações recentes em curso acenando para possíveis impactos futuros, não deslocados do cenário socioeconômico e suas vicissitudes para a reprodução das relações sociais de produção em um contexto de ascensão abrupta das novas morfologias do trabalho e do precariado. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo bibliográfico-documental, não descartando fatos e análises pretéritas para maior solidez argumentativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2513
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2513/1949
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 37-52
2358-4467
10.33025/grgcp2.v7i13
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177041793024