A educação e a atual pandemia: matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem!
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2513 |
Resumo: | Os impactos para a produção do conhecimento escolar nos dias atuais, em virtude do isolamento social provado pela pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, não se esmeram como mero epifenômeno, mas desnudam a estruturação das políticas públicas para a educação em tempos pretéritos, acenando para medidas posteriores no seio da agenda neoliberal praticada até então. Isto por combinar as prescrições curriculares, as avaliações externas e a formação-atuação docente nos pressupostos da quantofrenia, recompondo em novo patamar as finalidades formativas da escola instrumental e imediatamente interessada da sociedade de classes. Neste sentido, objetivamos expor analiticamente as transformações recentes em curso acenando para possíveis impactos futuros, não deslocados do cenário socioeconômico e suas vicissitudes para a reprodução das relações sociais de produção em um contexto de ascensão abrupta das novas morfologias do trabalho e do precariado. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo bibliográfico-documental, não descartando fatos e análises pretéritas para maior solidez argumentativa. |
id |
CP2-1_dbc597dd1d87ccfb905ae42a61277b1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2513 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação e a atual pandemia: matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem!Trabalho DocenteAvaliação ExternaCurrículo.Políticas públicas para a educaçãoOs impactos para a produção do conhecimento escolar nos dias atuais, em virtude do isolamento social provado pela pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, não se esmeram como mero epifenômeno, mas desnudam a estruturação das políticas públicas para a educação em tempos pretéritos, acenando para medidas posteriores no seio da agenda neoliberal praticada até então. Isto por combinar as prescrições curriculares, as avaliações externas e a formação-atuação docente nos pressupostos da quantofrenia, recompondo em novo patamar as finalidades formativas da escola instrumental e imediatamente interessada da sociedade de classes. Neste sentido, objetivamos expor analiticamente as transformações recentes em curso acenando para possíveis impactos futuros, não deslocados do cenário socioeconômico e suas vicissitudes para a reprodução das relações sociais de produção em um contexto de ascensão abrupta das novas morfologias do trabalho e do precariado. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo bibliográfico-documental, não descartando fatos e análises pretéritas para maior solidez argumentativa.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2513Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 37-522358-446710.33025/grgcp2.v7i13reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2513/1949Andrade, Rodrigo CoutinhoCorreia, Luana Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T20:26:00Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2513Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-26T20:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação e a atual pandemia: matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem! |
title |
A educação e a atual pandemia: matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem! |
spellingShingle |
A educação e a atual pandemia: matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem! Andrade, Rodrigo Coutinho Trabalho Docente Avaliação Externa Currículo. Políticas públicas para a educação |
title_short |
A educação e a atual pandemia: matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem! |
title_full |
A educação e a atual pandemia: matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem! |
title_fullStr |
A educação e a atual pandemia: matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem! |
title_full_unstemmed |
A educação e a atual pandemia: matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem! |
title_sort |
A educação e a atual pandemia: matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem! |
author |
Andrade, Rodrigo Coutinho |
author_facet |
Andrade, Rodrigo Coutinho Correia, Luana Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Correia, Luana Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Rodrigo Coutinho Correia, Luana Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Docente Avaliação Externa Currículo. Políticas públicas para a educação |
topic |
Trabalho Docente Avaliação Externa Currículo. Políticas públicas para a educação |
description |
Os impactos para a produção do conhecimento escolar nos dias atuais, em virtude do isolamento social provado pela pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, não se esmeram como mero epifenômeno, mas desnudam a estruturação das políticas públicas para a educação em tempos pretéritos, acenando para medidas posteriores no seio da agenda neoliberal praticada até então. Isto por combinar as prescrições curriculares, as avaliações externas e a formação-atuação docente nos pressupostos da quantofrenia, recompondo em novo patamar as finalidades formativas da escola instrumental e imediatamente interessada da sociedade de classes. Neste sentido, objetivamos expor analiticamente as transformações recentes em curso acenando para possíveis impactos futuros, não deslocados do cenário socioeconômico e suas vicissitudes para a reprodução das relações sociais de produção em um contexto de ascensão abrupta das novas morfologias do trabalho e do precariado. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo bibliográfico-documental, não descartando fatos e análises pretéritas para maior solidez argumentativa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2513 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2513/1949 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 37-52 2358-4467 10.33025/grgcp2.v7i13 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177041793024 |