AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE, OS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELAÇÕES DE TENSÃO ENTRE OS OBJETIVOS PROPOSTOS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1197 |
Resumo: | Grandes eventos esportivos passaram por nosso país e com ele o poder público implementou, mesmo que provisoriamente, diversos programas esportivos, visando a formação de atletas através da formação de base, ou seja: a escola. Portanto, o estudo veio analisar através das principais obras que inauguraram as abordagens da Educação Física escolar o anacronismo entre os objetivos propostos pelas mesmas e os que são divulgados pelo poder público. Através de discursos um tanto duvidosos quando analisados a luz de sua prática e porventura da época em que os mesmo foram lançados é possível entender os reais interesses que estão por trás desses projetos esportivos. Compreendendo os objetivos, conteúdos e metodologias que divulgam as diferentes abordagens e o consenso pela superação do modelo que imperou por décadas nas quadras de nosso país, em que o esporte era o conteúdo hegemônico da disciplina e a metodologia adotada nas aulas era a tradicional. Portanto, a luz dessas abordagens é possível analisar de forma crítica os programas esportivos do governo federal e os megaeventos, questionando seus pontos contraditórios e somente assim sendo possível instrumentalizar nossos alunos a exigirem do poder público os reais legados dos Megaeventos e que os projetos esportivos ofereçam a prática esportiva nas suas diferentes dimensões. Caso isto não ocorra, podemos ter um retrocesso histórico, voltando a Educação Física escolar a servir aos interesses escusos, que em outros momentos da história, não foi a favor da maioria, mas sim de uma minoria escolhida através das suas habilidades técnicas para determinados esportes. |
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AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE, OS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELAÇÕES DE TENSÃO ENTRE OS OBJETIVOS PROPOSTOSMegaeventos esportivosPolíticas públicasEducação Física escolarGrandes eventos esportivos passaram por nosso país e com ele o poder público implementou, mesmo que provisoriamente, diversos programas esportivos, visando a formação de atletas através da formação de base, ou seja: a escola. Portanto, o estudo veio analisar através das principais obras que inauguraram as abordagens da Educação Física escolar o anacronismo entre os objetivos propostos pelas mesmas e os que são divulgados pelo poder público. Através de discursos um tanto duvidosos quando analisados a luz de sua prática e porventura da época em que os mesmo foram lançados é possível entender os reais interesses que estão por trás desses projetos esportivos. Compreendendo os objetivos, conteúdos e metodologias que divulgam as diferentes abordagens e o consenso pela superação do modelo que imperou por décadas nas quadras de nosso país, em que o esporte era o conteúdo hegemônico da disciplina e a metodologia adotada nas aulas era a tradicional. Portanto, a luz dessas abordagens é possível analisar de forma crítica os programas esportivos do governo federal e os megaeventos, questionando seus pontos contraditórios e somente assim sendo possível instrumentalizar nossos alunos a exigirem do poder público os reais legados dos Megaeventos e que os projetos esportivos ofereçam a prática esportiva nas suas diferentes dimensões. Caso isto não ocorra, podemos ter um retrocesso histórico, voltando a Educação Física escolar a servir aos interesses escusos, que em outros momentos da história, não foi a favor da maioria, mas sim de uma minoria escolhida através das suas habilidades técnicas para determinados esportes.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1197Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 1 (2019): JAN/JUN 2019; 42-622525-591610.33025/tefe.v4i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1197/pdf_8Vicente, Bruno Inocencioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-23T18:57:52Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1197Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-08-23T18:57:52Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
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