Refletindo sobre nosso Brasil Plural por meio de atividades de Língua Portuguesa e Língua Inglesa: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sardinha, Patrícia Miranda Medeiros
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Medeiros, Letícia Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/705
Resumo: Trabalhar o tema transversal Pluralidade Cultural proporciona a consciência do valor do outro que é diferente, e a reflexão acerca de atos preconceituosos sofridos e observados na sociedade. Atividades compostas por um intercâmbio de diferentes manifestações artísticas (filme, canção e ida ao teatro), sob a perspectiva do Letramento Crítico, levaram os alunos a perceber a realidade que os envolve de forma reflexiva, estimulando ações sociais justas e igualitárias. Autores como Paulo Freire (1989, 2008), Morin (2003), Bauman (2009), entre outros, foram utilizados como aporte teórico da proposta didática interdisciplinar. O diálogo entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, na Educação de Jovens e Adultos, teve intuito de proporcionar a formação de cidadãos capazes de compreender criticamente o contexto sociocultural em que estão inseridos e de respeitar e celebrar as diferenças como elemento constitutivo do nosso país.
id CP2-1_e086ec4ca76ff7493f28cb12be6cbb72
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/705
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Refletindo sobre nosso Brasil Plural por meio de atividades de Língua Portuguesa e Língua Inglesa: um relato de experiênciaLetramento CríticoPluralidade CulturalLíngua PortuguesaLíngua InglesaTrabalhar o tema transversal Pluralidade Cultural proporciona a consciência do valor do outro que é diferente, e a reflexão acerca de atos preconceituosos sofridos e observados na sociedade. Atividades compostas por um intercâmbio de diferentes manifestações artísticas (filme, canção e ida ao teatro), sob a perspectiva do Letramento Crítico, levaram os alunos a perceber a realidade que os envolve de forma reflexiva, estimulando ações sociais justas e igualitárias. Autores como Paulo Freire (1989, 2008), Morin (2003), Bauman (2009), entre outros, foram utilizados como aporte teórico da proposta didática interdisciplinar. O diálogo entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, na Educação de Jovens e Adultos, teve intuito de proporcionar a formação de cidadãos capazes de compreender criticamente o contexto sociocultural em que estão inseridos e de respeitar e celebrar as diferenças como elemento constitutivo do nosso país.Imperial Editora do Colégio Pedro II2014-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/705Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 1: Caminhos Interdisciplinares; 25-332525-28792525-287910.33025/ceb.v1i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/705/614Sardinha, Patrícia Miranda MedeirosMedeiros, Letícia Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:06:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/705Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:06:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre nosso Brasil Plural por meio de atividades de Língua Portuguesa e Língua Inglesa: um relato de experiência
title Refletindo sobre nosso Brasil Plural por meio de atividades de Língua Portuguesa e Língua Inglesa: um relato de experiência
spellingShingle Refletindo sobre nosso Brasil Plural por meio de atividades de Língua Portuguesa e Língua Inglesa: um relato de experiência
Sardinha, Patrícia Miranda Medeiros
Letramento Crítico
Pluralidade Cultural
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
title_short Refletindo sobre nosso Brasil Plural por meio de atividades de Língua Portuguesa e Língua Inglesa: um relato de experiência
title_full Refletindo sobre nosso Brasil Plural por meio de atividades de Língua Portuguesa e Língua Inglesa: um relato de experiência
title_fullStr Refletindo sobre nosso Brasil Plural por meio de atividades de Língua Portuguesa e Língua Inglesa: um relato de experiência
title_full_unstemmed Refletindo sobre nosso Brasil Plural por meio de atividades de Língua Portuguesa e Língua Inglesa: um relato de experiência
title_sort Refletindo sobre nosso Brasil Plural por meio de atividades de Língua Portuguesa e Língua Inglesa: um relato de experiência
author Sardinha, Patrícia Miranda Medeiros
author_facet Sardinha, Patrícia Miranda Medeiros
Medeiros, Letícia Miranda
author_role author
author2 Medeiros, Letícia Miranda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sardinha, Patrícia Miranda Medeiros
Medeiros, Letícia Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento Crítico
Pluralidade Cultural
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
topic Letramento Crítico
Pluralidade Cultural
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
description Trabalhar o tema transversal Pluralidade Cultural proporciona a consciência do valor do outro que é diferente, e a reflexão acerca de atos preconceituosos sofridos e observados na sociedade. Atividades compostas por um intercâmbio de diferentes manifestações artísticas (filme, canção e ida ao teatro), sob a perspectiva do Letramento Crítico, levaram os alunos a perceber a realidade que os envolve de forma reflexiva, estimulando ações sociais justas e igualitárias. Autores como Paulo Freire (1989, 2008), Morin (2003), Bauman (2009), entre outros, foram utilizados como aporte teórico da proposta didática interdisciplinar. O diálogo entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, na Educação de Jovens e Adultos, teve intuito de proporcionar a formação de cidadãos capazes de compreender criticamente o contexto sociocultural em que estão inseridos e de respeitar e celebrar as diferenças como elemento constitutivo do nosso país.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/705
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/705/614
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 1: Caminhos Interdisciplinares; 25-33
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v1i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180131946496