Refletindo sobre nosso Brasil Plural por meio de atividades de Língua Portuguesa e Língua Inglesa: um relato de experiência
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/705 |
Resumo: | Trabalhar o tema transversal Pluralidade Cultural proporciona a consciência do valor do outro que é diferente, e a reflexão acerca de atos preconceituosos sofridos e observados na sociedade. Atividades compostas por um intercâmbio de diferentes manifestações artísticas (filme, canção e ida ao teatro), sob a perspectiva do Letramento Crítico, levaram os alunos a perceber a realidade que os envolve de forma reflexiva, estimulando ações sociais justas e igualitárias. Autores como Paulo Freire (1989, 2008), Morin (2003), Bauman (2009), entre outros, foram utilizados como aporte teórico da proposta didática interdisciplinar. O diálogo entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, na Educação de Jovens e Adultos, teve intuito de proporcionar a formação de cidadãos capazes de compreender criticamente o contexto sociocultural em que estão inseridos e de respeitar e celebrar as diferenças como elemento constitutivo do nosso país. |
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Refletindo sobre nosso Brasil Plural por meio de atividades de Língua Portuguesa e Língua Inglesa: um relato de experiênciaLetramento CríticoPluralidade CulturalLíngua PortuguesaLíngua InglesaTrabalhar o tema transversal Pluralidade Cultural proporciona a consciência do valor do outro que é diferente, e a reflexão acerca de atos preconceituosos sofridos e observados na sociedade. Atividades compostas por um intercâmbio de diferentes manifestações artísticas (filme, canção e ida ao teatro), sob a perspectiva do Letramento Crítico, levaram os alunos a perceber a realidade que os envolve de forma reflexiva, estimulando ações sociais justas e igualitárias. Autores como Paulo Freire (1989, 2008), Morin (2003), Bauman (2009), entre outros, foram utilizados como aporte teórico da proposta didática interdisciplinar. O diálogo entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, na Educação de Jovens e Adultos, teve intuito de proporcionar a formação de cidadãos capazes de compreender criticamente o contexto sociocultural em que estão inseridos e de respeitar e celebrar as diferenças como elemento constitutivo do nosso país.Imperial Editora do Colégio Pedro II2014-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/705Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 1: Caminhos Interdisciplinares; 25-332525-28792525-287910.33025/ceb.v1i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/705/614Sardinha, Patrícia Miranda MedeirosMedeiros, Letícia Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:06:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/705Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:06:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
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