Possibilidades e desafios em música e na formação musical: a proposta de um giro decolonial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1944 |
Resumo: | O texto aborda as possibilidades e desafios em música e em formação musical propondo um giro decolonial. Tal giro, que também pode ser entendido neste caso específico como um “giro deconservatorial”, propõe a desnaturalização da tradição musical, considerada como seletiva e inventada (institucionalizada) pelos conservatórios de música. Contudo, ao propor uma postura deconservatorial não se está assumindo a música erudita e o conservatório como essencialmente negativos, mas, sim, sua naturalização como o único caminho possível para a formação de músicos profissionais – no âmbito dos cursos técnicos de música e dos bacharelados, bem como de cidadãos – no âmbito da educação básica e das licenciaturas em música. |
id |
CP2-1_e20b34f9d4a58d8fbf8b286cb4e48986 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1944 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Possibilidades e desafios em música e na formação musical: a proposta de um giro decolonialColonialidadeHabitus ConservatorialTradiçãoGiro Decolonial.O texto aborda as possibilidades e desafios em música e em formação musical propondo um giro decolonial. Tal giro, que também pode ser entendido neste caso específico como um “giro deconservatorial”, propõe a desnaturalização da tradição musical, considerada como seletiva e inventada (institucionalizada) pelos conservatórios de música. Contudo, ao propor uma postura deconservatorial não se está assumindo a música erudita e o conservatório como essencialmente negativos, mas, sim, sua naturalização como o único caminho possível para a formação de músicos profissionais – no âmbito dos cursos técnicos de música e dos bacharelados, bem como de cidadãos – no âmbito da educação básica e das licenciaturas em música.Colégio Pedro II2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1944Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 6 n. 10 (2018): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical; 10-222594407X2236121910.33025/irdemcp2.v6i10reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1944/1357Pereira, Marcus Vinícius Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-06T19:47:28Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1944Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-11-06T19:47:28Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possibilidades e desafios em música e na formação musical: a proposta de um giro decolonial |
title |
Possibilidades e desafios em música e na formação musical: a proposta de um giro decolonial |
spellingShingle |
Possibilidades e desafios em música e na formação musical: a proposta de um giro decolonial Pereira, Marcus Vinícius Medeiros Colonialidade Habitus Conservatorial Tradição Giro Decolonial. |
title_short |
Possibilidades e desafios em música e na formação musical: a proposta de um giro decolonial |
title_full |
Possibilidades e desafios em música e na formação musical: a proposta de um giro decolonial |
title_fullStr |
Possibilidades e desafios em música e na formação musical: a proposta de um giro decolonial |
title_full_unstemmed |
Possibilidades e desafios em música e na formação musical: a proposta de um giro decolonial |
title_sort |
Possibilidades e desafios em música e na formação musical: a proposta de um giro decolonial |
author |
Pereira, Marcus Vinícius Medeiros |
author_facet |
Pereira, Marcus Vinícius Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Marcus Vinícius Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colonialidade Habitus Conservatorial Tradição Giro Decolonial. |
topic |
Colonialidade Habitus Conservatorial Tradição Giro Decolonial. |
description |
O texto aborda as possibilidades e desafios em música e em formação musical propondo um giro decolonial. Tal giro, que também pode ser entendido neste caso específico como um “giro deconservatorial”, propõe a desnaturalização da tradição musical, considerada como seletiva e inventada (institucionalizada) pelos conservatórios de música. Contudo, ao propor uma postura deconservatorial não se está assumindo a música erudita e o conservatório como essencialmente negativos, mas, sim, sua naturalização como o único caminho possível para a formação de músicos profissionais – no âmbito dos cursos técnicos de música e dos bacharelados, bem como de cidadãos – no âmbito da educação básica e das licenciaturas em música. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1944 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1944/1357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 6 n. 10 (2018): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical; 10-22 2594407X 22361219 10.33025/irdemcp2.v6i10 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042181453152256 |