Trabalho docente, desigualdades educacionais e capitalismo de desastre: impactos da pandemia de coronavírus na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2507 |
Resumo: | Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre alguns dos impactos da pandemia de coronavírus na educação básica brasileira, levando em conta, em primeiro lugar, processos que podem deslocar a própria definição da educação como direito social. Sugere-se, além disso, o que se entende como os pressupostos do debate sobre a Educação a distância (EaD) diante da suspensão das atividades escolares presenciais. Em seguida, são problematizadas as relações entre modernização tecnológica e eficiência do trabalho docente. Por último, consideram-se as condições de acesso à EaD no Brasil. Conclui-se enfatizando que a atual pandemia catalisa tendências de crise e de reestruturação do trabalho docente. |
id |
CP2-1_eb4c2a38297b8e440fbc55e9e704b1ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2507 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho docente, desigualdades educacionais e capitalismo de desastre: impactos da pandemia de coronavírus na educaçãoTrabalho DocenteDesigualdades EducacionaisEducação a DistânciaCoronavírus.Geografia. Educação. PandemiaNeste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre alguns dos impactos da pandemia de coronavírus na educação básica brasileira, levando em conta, em primeiro lugar, processos que podem deslocar a própria definição da educação como direito social. Sugere-se, além disso, o que se entende como os pressupostos do debate sobre a Educação a distância (EaD) diante da suspensão das atividades escolares presenciais. Em seguida, são problematizadas as relações entre modernização tecnológica e eficiência do trabalho docente. Por último, consideram-se as condições de acesso à EaD no Brasil. Conclui-se enfatizando que a atual pandemia catalisa tendências de crise e de reestruturação do trabalho docente.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2507Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 143-1562358-446710.33025/grgcp2.v7i13reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2507/1957Diniz, NelsonFrança, Brunoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T20:26:00Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2507Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-26T20:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho docente, desigualdades educacionais e capitalismo de desastre: impactos da pandemia de coronavírus na educação |
title |
Trabalho docente, desigualdades educacionais e capitalismo de desastre: impactos da pandemia de coronavírus na educação |
spellingShingle |
Trabalho docente, desigualdades educacionais e capitalismo de desastre: impactos da pandemia de coronavírus na educação Diniz, Nelson Trabalho Docente Desigualdades Educacionais Educação a Distância Coronavírus. Geografia. Educação. Pandemia |
title_short |
Trabalho docente, desigualdades educacionais e capitalismo de desastre: impactos da pandemia de coronavírus na educação |
title_full |
Trabalho docente, desigualdades educacionais e capitalismo de desastre: impactos da pandemia de coronavírus na educação |
title_fullStr |
Trabalho docente, desigualdades educacionais e capitalismo de desastre: impactos da pandemia de coronavírus na educação |
title_full_unstemmed |
Trabalho docente, desigualdades educacionais e capitalismo de desastre: impactos da pandemia de coronavírus na educação |
title_sort |
Trabalho docente, desigualdades educacionais e capitalismo de desastre: impactos da pandemia de coronavírus na educação |
author |
Diniz, Nelson |
author_facet |
Diniz, Nelson França, Bruno |
author_role |
author |
author2 |
França, Bruno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Nelson França, Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Docente Desigualdades Educacionais Educação a Distância Coronavírus. Geografia. Educação. Pandemia |
topic |
Trabalho Docente Desigualdades Educacionais Educação a Distância Coronavírus. Geografia. Educação. Pandemia |
description |
Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre alguns dos impactos da pandemia de coronavírus na educação básica brasileira, levando em conta, em primeiro lugar, processos que podem deslocar a própria definição da educação como direito social. Sugere-se, além disso, o que se entende como os pressupostos do debate sobre a Educação a distância (EaD) diante da suspensão das atividades escolares presenciais. Em seguida, são problematizadas as relações entre modernização tecnológica e eficiência do trabalho docente. Por último, consideram-se as condições de acesso à EaD no Brasil. Conclui-se enfatizando que a atual pandemia catalisa tendências de crise e de reestruturação do trabalho docente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2507 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2507/1957 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 143-156 2358-4467 10.33025/grgcp2.v7i13 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177040744448 |