Trabalho docente, desigualdades educacionais e capitalismo de desastre: impactos da pandemia de coronavírus na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Nelson
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: França, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2507
Resumo: Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre alguns dos impactos da pandemia de coronavírus na educação básica brasileira, levando em conta, em primeiro lugar, processos que podem deslocar a própria definição da educação como direito social. Sugere-se, além disso, o que se entende como os pressupostos do debate sobre a Educação a distância (EaD) diante da suspensão das atividades escolares presenciais. Em seguida, são problematizadas as relações entre modernização tecnológica e eficiência do trabalho docente. Por último, consideram-se as condições de acesso à EaD no Brasil. Conclui-se enfatizando que a atual pandemia catalisa tendências de crise e de reestruturação do trabalho docente.
id CP2-1_eb4c2a38297b8e440fbc55e9e704b1ad
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2507
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Trabalho docente, desigualdades educacionais e capitalismo de desastre: impactos da pandemia de coronavírus na educaçãoTrabalho DocenteDesigualdades EducacionaisEducação a DistânciaCoronavírus.Geografia. Educação. PandemiaNeste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre alguns dos impactos da pandemia de coronavírus na educação básica brasileira, levando em conta, em primeiro lugar, processos que podem deslocar a própria definição da educação como direito social. Sugere-se, além disso, o que se entende como os pressupostos do debate sobre a Educação a distância (EaD) diante da suspensão das atividades escolares presenciais. Em seguida, são problematizadas as relações entre modernização tecnológica e eficiência do trabalho docente. Por último, consideram-se as condições de acesso à EaD no Brasil. Conclui-se enfatizando que a atual pandemia catalisa tendências de crise e de reestruturação do trabalho docente.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2507Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 143-1562358-446710.33025/grgcp2.v7i13reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2507/1957Diniz, NelsonFrança, Brunoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T20:26:00Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2507Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-26T20:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho docente, desigualdades educacionais e capitalismo de desastre: impactos da pandemia de coronavírus na educação
title Trabalho docente, desigualdades educacionais e capitalismo de desastre: impactos da pandemia de coronavírus na educação
spellingShingle Trabalho docente, desigualdades educacionais e capitalismo de desastre: impactos da pandemia de coronavírus na educação
Diniz, Nelson
Trabalho Docente
Desigualdades Educacionais
Educação a Distância
Coronavírus.
Geografia. Educação. Pandemia
title_short Trabalho docente, desigualdades educacionais e capitalismo de desastre: impactos da pandemia de coronavírus na educação
title_full Trabalho docente, desigualdades educacionais e capitalismo de desastre: impactos da pandemia de coronavírus na educação
title_fullStr Trabalho docente, desigualdades educacionais e capitalismo de desastre: impactos da pandemia de coronavírus na educação
title_full_unstemmed Trabalho docente, desigualdades educacionais e capitalismo de desastre: impactos da pandemia de coronavírus na educação
title_sort Trabalho docente, desigualdades educacionais e capitalismo de desastre: impactos da pandemia de coronavírus na educação
author Diniz, Nelson
author_facet Diniz, Nelson
França, Bruno
author_role author
author2 França, Bruno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Nelson
França, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho Docente
Desigualdades Educacionais
Educação a Distância
Coronavírus.
Geografia. Educação. Pandemia
topic Trabalho Docente
Desigualdades Educacionais
Educação a Distância
Coronavírus.
Geografia. Educação. Pandemia
description Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre alguns dos impactos da pandemia de coronavírus na educação básica brasileira, levando em conta, em primeiro lugar, processos que podem deslocar a própria definição da educação como direito social. Sugere-se, além disso, o que se entende como os pressupostos do debate sobre a Educação a distância (EaD) diante da suspensão das atividades escolares presenciais. Em seguida, são problematizadas as relações entre modernização tecnológica e eficiência do trabalho docente. Por último, consideram-se as condições de acesso à EaD no Brasil. Conclui-se enfatizando que a atual pandemia catalisa tendências de crise e de reestruturação do trabalho docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2507
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2507/1957
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 143-156
2358-4467
10.33025/grgcp2.v7i13
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177040744448