ADUPÉ, XUKURU-KARIRI: Cultura indígena na Educação Física escolar: ADÚPÉ, XUKURU-KARIRI: Indigenous culture in school Physical Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veras Gomes, Izaú
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/4025
Resumo: O presente texto trata do ensino da história e cultura indígena, pautado na lei 11.645/08, nas aulas de Educação Física, com turmas de nono ano, na rede municipal de Belo Horizonte. Diante da escassez da produção científica na área, constitui-se de um relato de experiência com objetivo de inspirar novas práxis docentes e ampliar nossas reflexões sobre a história e cultura indígenas na educação básica.  Foram realizadas cinco aulas trabalhando jogos e brincadeiras indígenas e roteiro de estudos, após, foi realizada visita na aldeia Arapowã Kakyá do povo Xukuru Kariri. São apresentadas considerações sobre as aulas e as avaliações realizadas. Por fim, são trazidas reflexões sobre as limitações, potências e desafios para a educação das relações étnico-raciais na Educação Física escolar, a partir da experiência relatada. Abstract This text deals with the teaching of indigenous history and culture, based on law 11.645/08, in Physical Education classes, with ninth grade classes, in the municipal network of Belo Horizonte. Given the scarcity of scientific production in the area, it is an experience report with the aim of inspiring new teaching practices and expanding our reflections on indigenous history and culture in basic education. Five classes were held working on indigenous games and play and a study guide. After which a visit was made to the Arapowã Kakyá village of the Xukuru Kariri people. Considerations about the classes and assessments carried out are presented. Finally, reflections are brought about the limitations, strengths and challenges for the education of ethnic-racial relations in school Physical Education, based on the reported experience. Keywords: School Physical Education; Law No. 11.645/08; Indigenous; Experience report.
id CP2-1_ee7f28c5d7a668c4fd8e04bccb574983
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/4025
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling ADUPÉ, XUKURU-KARIRI: Cultura indígena na Educação Física escolar: ADÚPÉ, XUKURU-KARIRI: Indigenous culture in school Physical EducationEDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARLei 11.645/2008IndígenaRelato de ExperiênciaO presente texto trata do ensino da história e cultura indígena, pautado na lei 11.645/08, nas aulas de Educação Física, com turmas de nono ano, na rede municipal de Belo Horizonte. Diante da escassez da produção científica na área, constitui-se de um relato de experiência com objetivo de inspirar novas práxis docentes e ampliar nossas reflexões sobre a história e cultura indígenas na educação básica.  Foram realizadas cinco aulas trabalhando jogos e brincadeiras indígenas e roteiro de estudos, após, foi realizada visita na aldeia Arapowã Kakyá do povo Xukuru Kariri. São apresentadas considerações sobre as aulas e as avaliações realizadas. Por fim, são trazidas reflexões sobre as limitações, potências e desafios para a educação das relações étnico-raciais na Educação Física escolar, a partir da experiência relatada. Abstract This text deals with the teaching of indigenous history and culture, based on law 11.645/08, in Physical Education classes, with ninth grade classes, in the municipal network of Belo Horizonte. Given the scarcity of scientific production in the area, it is an experience report with the aim of inspiring new teaching practices and expanding our reflections on indigenous history and culture in basic education. Five classes were held working on indigenous games and play and a study guide. After which a visit was made to the Arapowã Kakyá village of the Xukuru Kariri people. Considerations about the classes and assessments carried out are presented. Finally, reflections are brought about the limitations, strengths and challenges for the education of ethnic-racial relations in school Physical Education, based on the reported experience. Keywords: School Physical Education; Law No. 11.645/08; Indigenous; Experience report.Imperial Editora do Colégio Pedro II2024-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/4025Temas em Educação Física Escolar; v. 9 n. 1 (2024): JAN/DEZ Publicação contínua; e24122525-591610.33025/tefe.v9i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/4025/2566Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeras Gomes, Izaú2024-07-29T20:10:58Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/4025Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-07-29T20:10:58Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv ADUPÉ, XUKURU-KARIRI: Cultura indígena na Educação Física escolar: ADÚPÉ, XUKURU-KARIRI: Indigenous culture in school Physical Education
title ADUPÉ, XUKURU-KARIRI: Cultura indígena na Educação Física escolar: ADÚPÉ, XUKURU-KARIRI: Indigenous culture in school Physical Education
spellingShingle ADUPÉ, XUKURU-KARIRI: Cultura indígena na Educação Física escolar: ADÚPÉ, XUKURU-KARIRI: Indigenous culture in school Physical Education
Veras Gomes, Izaú
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Lei 11.645/2008
Indígena
Relato de Experiência
title_short ADUPÉ, XUKURU-KARIRI: Cultura indígena na Educação Física escolar: ADÚPÉ, XUKURU-KARIRI: Indigenous culture in school Physical Education
title_full ADUPÉ, XUKURU-KARIRI: Cultura indígena na Educação Física escolar: ADÚPÉ, XUKURU-KARIRI: Indigenous culture in school Physical Education
title_fullStr ADUPÉ, XUKURU-KARIRI: Cultura indígena na Educação Física escolar: ADÚPÉ, XUKURU-KARIRI: Indigenous culture in school Physical Education
title_full_unstemmed ADUPÉ, XUKURU-KARIRI: Cultura indígena na Educação Física escolar: ADÚPÉ, XUKURU-KARIRI: Indigenous culture in school Physical Education
title_sort ADUPÉ, XUKURU-KARIRI: Cultura indígena na Educação Física escolar: ADÚPÉ, XUKURU-KARIRI: Indigenous culture in school Physical Education
author Veras Gomes, Izaú
author_facet Veras Gomes, Izaú
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veras Gomes, Izaú
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Lei 11.645/2008
Indígena
Relato de Experiência
topic EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Lei 11.645/2008
Indígena
Relato de Experiência
description O presente texto trata do ensino da história e cultura indígena, pautado na lei 11.645/08, nas aulas de Educação Física, com turmas de nono ano, na rede municipal de Belo Horizonte. Diante da escassez da produção científica na área, constitui-se de um relato de experiência com objetivo de inspirar novas práxis docentes e ampliar nossas reflexões sobre a história e cultura indígenas na educação básica.  Foram realizadas cinco aulas trabalhando jogos e brincadeiras indígenas e roteiro de estudos, após, foi realizada visita na aldeia Arapowã Kakyá do povo Xukuru Kariri. São apresentadas considerações sobre as aulas e as avaliações realizadas. Por fim, são trazidas reflexões sobre as limitações, potências e desafios para a educação das relações étnico-raciais na Educação Física escolar, a partir da experiência relatada. Abstract This text deals with the teaching of indigenous history and culture, based on law 11.645/08, in Physical Education classes, with ninth grade classes, in the municipal network of Belo Horizonte. Given the scarcity of scientific production in the area, it is an experience report with the aim of inspiring new teaching practices and expanding our reflections on indigenous history and culture in basic education. Five classes were held working on indigenous games and play and a study guide. After which a visit was made to the Arapowã Kakyá village of the Xukuru Kariri people. Considerations about the classes and assessments carried out are presented. Finally, reflections are brought about the limitations, strengths and challenges for the education of ethnic-racial relations in school Physical Education, based on the reported experience. Keywords: School Physical Education; Law No. 11.645/08; Indigenous; Experience report.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/4025
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/4025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/4025/2566
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 9 n. 1 (2024): JAN/DEZ Publicação contínua; e2412
2525-5916
10.33025/tefe.v9i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042179289939968