ADUPÉ, XUKURU-KARIRI: Cultura indígena na Educação Física escolar: ADÚPÉ, XUKURU-KARIRI: Indigenous culture in school Physical Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/4025 |
Resumo: | O presente texto trata do ensino da história e cultura indígena, pautado na lei 11.645/08, nas aulas de Educação Física, com turmas de nono ano, na rede municipal de Belo Horizonte. Diante da escassez da produção científica na área, constitui-se de um relato de experiência com objetivo de inspirar novas práxis docentes e ampliar nossas reflexões sobre a história e cultura indígenas na educação básica. Foram realizadas cinco aulas trabalhando jogos e brincadeiras indígenas e roteiro de estudos, após, foi realizada visita na aldeia Arapowã Kakyá do povo Xukuru Kariri. São apresentadas considerações sobre as aulas e as avaliações realizadas. Por fim, são trazidas reflexões sobre as limitações, potências e desafios para a educação das relações étnico-raciais na Educação Física escolar, a partir da experiência relatada. Abstract This text deals with the teaching of indigenous history and culture, based on law 11.645/08, in Physical Education classes, with ninth grade classes, in the municipal network of Belo Horizonte. Given the scarcity of scientific production in the area, it is an experience report with the aim of inspiring new teaching practices and expanding our reflections on indigenous history and culture in basic education. Five classes were held working on indigenous games and play and a study guide. After which a visit was made to the Arapowã Kakyá village of the Xukuru Kariri people. Considerations about the classes and assessments carried out are presented. Finally, reflections are brought about the limitations, strengths and challenges for the education of ethnic-racial relations in school Physical Education, based on the reported experience. Keywords: School Physical Education; Law No. 11.645/08; Indigenous; Experience report. |
id |
CP2-1_ee7f28c5d7a668c4fd8e04bccb574983 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/4025 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
ADUPÉ, XUKURU-KARIRI: Cultura indígena na Educação Física escolar: ADÚPÉ, XUKURU-KARIRI: Indigenous culture in school Physical EducationEDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARLei 11.645/2008IndígenaRelato de ExperiênciaO presente texto trata do ensino da história e cultura indígena, pautado na lei 11.645/08, nas aulas de Educação Física, com turmas de nono ano, na rede municipal de Belo Horizonte. Diante da escassez da produção científica na área, constitui-se de um relato de experiência com objetivo de inspirar novas práxis docentes e ampliar nossas reflexões sobre a história e cultura indígenas na educação básica. Foram realizadas cinco aulas trabalhando jogos e brincadeiras indígenas e roteiro de estudos, após, foi realizada visita na aldeia Arapowã Kakyá do povo Xukuru Kariri. São apresentadas considerações sobre as aulas e as avaliações realizadas. Por fim, são trazidas reflexões sobre as limitações, potências e desafios para a educação das relações étnico-raciais na Educação Física escolar, a partir da experiência relatada. Abstract This text deals with the teaching of indigenous history and culture, based on law 11.645/08, in Physical Education classes, with ninth grade classes, in the municipal network of Belo Horizonte. Given the scarcity of scientific production in the area, it is an experience report with the aim of inspiring new teaching practices and expanding our reflections on indigenous history and culture in basic education. Five classes were held working on indigenous games and play and a study guide. After which a visit was made to the Arapowã Kakyá village of the Xukuru Kariri people. Considerations about the classes and assessments carried out are presented. Finally, reflections are brought about the limitations, strengths and challenges for the education of ethnic-racial relations in school Physical Education, based on the reported experience. Keywords: School Physical Education; Law No. 11.645/08; Indigenous; Experience report.Imperial Editora do Colégio Pedro II2024-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/4025Temas em Educação Física Escolar; v. 9 n. 1 (2024): JAN/DEZ Publicação contínua; e24122525-591610.33025/tefe.v9i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/4025/2566Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeras Gomes, Izaú2024-07-29T20:10:58Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/4025Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-07-29T20:10:58Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ADUPÉ, XUKURU-KARIRI: Cultura indígena na Educação Física escolar: ADÚPÉ, XUKURU-KARIRI: Indigenous culture in school Physical Education |
title |
ADUPÉ, XUKURU-KARIRI: Cultura indígena na Educação Física escolar: ADÚPÉ, XUKURU-KARIRI: Indigenous culture in school Physical Education |
spellingShingle |
ADUPÉ, XUKURU-KARIRI: Cultura indígena na Educação Física escolar: ADÚPÉ, XUKURU-KARIRI: Indigenous culture in school Physical Education Veras Gomes, Izaú EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Lei 11.645/2008 Indígena Relato de Experiência |
title_short |
ADUPÉ, XUKURU-KARIRI: Cultura indígena na Educação Física escolar: ADÚPÉ, XUKURU-KARIRI: Indigenous culture in school Physical Education |
title_full |
ADUPÉ, XUKURU-KARIRI: Cultura indígena na Educação Física escolar: ADÚPÉ, XUKURU-KARIRI: Indigenous culture in school Physical Education |
title_fullStr |
ADUPÉ, XUKURU-KARIRI: Cultura indígena na Educação Física escolar: ADÚPÉ, XUKURU-KARIRI: Indigenous culture in school Physical Education |
title_full_unstemmed |
ADUPÉ, XUKURU-KARIRI: Cultura indígena na Educação Física escolar: ADÚPÉ, XUKURU-KARIRI: Indigenous culture in school Physical Education |
title_sort |
ADUPÉ, XUKURU-KARIRI: Cultura indígena na Educação Física escolar: ADÚPÉ, XUKURU-KARIRI: Indigenous culture in school Physical Education |
author |
Veras Gomes, Izaú |
author_facet |
Veras Gomes, Izaú |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veras Gomes, Izaú |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Lei 11.645/2008 Indígena Relato de Experiência |
topic |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Lei 11.645/2008 Indígena Relato de Experiência |
description |
O presente texto trata do ensino da história e cultura indígena, pautado na lei 11.645/08, nas aulas de Educação Física, com turmas de nono ano, na rede municipal de Belo Horizonte. Diante da escassez da produção científica na área, constitui-se de um relato de experiência com objetivo de inspirar novas práxis docentes e ampliar nossas reflexões sobre a história e cultura indígenas na educação básica. Foram realizadas cinco aulas trabalhando jogos e brincadeiras indígenas e roteiro de estudos, após, foi realizada visita na aldeia Arapowã Kakyá do povo Xukuru Kariri. São apresentadas considerações sobre as aulas e as avaliações realizadas. Por fim, são trazidas reflexões sobre as limitações, potências e desafios para a educação das relações étnico-raciais na Educação Física escolar, a partir da experiência relatada. Abstract This text deals with the teaching of indigenous history and culture, based on law 11.645/08, in Physical Education classes, with ninth grade classes, in the municipal network of Belo Horizonte. Given the scarcity of scientific production in the area, it is an experience report with the aim of inspiring new teaching practices and expanding our reflections on indigenous history and culture in basic education. Five classes were held working on indigenous games and play and a study guide. After which a visit was made to the Arapowã Kakyá village of the Xukuru Kariri people. Considerations about the classes and assessments carried out are presented. Finally, reflections are brought about the limitations, strengths and challenges for the education of ethnic-racial relations in school Physical Education, based on the reported experience. Keywords: School Physical Education; Law No. 11.645/08; Indigenous; Experience report. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/4025 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/4025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/4025/2566 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 9 n. 1 (2024): JAN/DEZ Publicação contínua; e2412 2525-5916 10.33025/tefe.v9i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042179289939968 |