Os desafios da Escola na contemporaneidade e a emergência de novas teorias sobre o social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1962 |
Resumo: | A escola está a atravessar percalços. Em meio à diversidade e às novas faces da cultura, emergência de novos estilos, acesso difuso a informações e ideias e o uso de novas tecnologias, está atada a currículos engessados, a práxis pedagógica tradicional e as mazelas da desigualdade social, que os avanços do mundo contemporâneo não foram capazes de suprimir. Este panorama, supostamente controverso, contrapõe e complementa o novo e o velho, o avanço e o atraso, mas, sobretudo, requer uma reflexão mais atual para nós educadores e cientistas sociais. Para fins deste artigo, propomos a releitura de algumas teorias sociológicas – clássicas e contemporâneas – com vista a oferecer uma revisão crítica sobre nossa sociedade em tempos de fragmentação, descolamentos, multiculturalismo, como também em tempos de discursos autoritários, grupos extremistas, totalitarismo e movimentos fascistas de supressão das minorias. Palavras-Chave: Modernidade, pós-modernidade, escola, saber. |
id |
CP2-1_f02db9149467cda531cf5fc0fcdb7ffd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1962 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios da Escola na contemporaneidade e a emergência de novas teorias sobre o socialA escola está a atravessar percalços. Em meio à diversidade e às novas faces da cultura, emergência de novos estilos, acesso difuso a informações e ideias e o uso de novas tecnologias, está atada a currículos engessados, a práxis pedagógica tradicional e as mazelas da desigualdade social, que os avanços do mundo contemporâneo não foram capazes de suprimir. Este panorama, supostamente controverso, contrapõe e complementa o novo e o velho, o avanço e o atraso, mas, sobretudo, requer uma reflexão mais atual para nós educadores e cientistas sociais. Para fins deste artigo, propomos a releitura de algumas teorias sociológicas – clássicas e contemporâneas – com vista a oferecer uma revisão crítica sobre nossa sociedade em tempos de fragmentação, descolamentos, multiculturalismo, como também em tempos de discursos autoritários, grupos extremistas, totalitarismo e movimentos fascistas de supressão das minorias. Palavras-Chave: Modernidade, pós-modernidade, escola, saber.Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1962Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 22: Reflexões e Experimentações do Ensino de Sociologia; 4-181983-007610.33025/rps.v0i22reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1962/1370Perdigão, Elaine RodriguesTrancoso, Michelle Vianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T21:44:59Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1962Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-07-17T21:44:59Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios da Escola na contemporaneidade e a emergência de novas teorias sobre o social |
title |
Os desafios da Escola na contemporaneidade e a emergência de novas teorias sobre o social |
spellingShingle |
Os desafios da Escola na contemporaneidade e a emergência de novas teorias sobre o social Perdigão, Elaine Rodrigues |
title_short |
Os desafios da Escola na contemporaneidade e a emergência de novas teorias sobre o social |
title_full |
Os desafios da Escola na contemporaneidade e a emergência de novas teorias sobre o social |
title_fullStr |
Os desafios da Escola na contemporaneidade e a emergência de novas teorias sobre o social |
title_full_unstemmed |
Os desafios da Escola na contemporaneidade e a emergência de novas teorias sobre o social |
title_sort |
Os desafios da Escola na contemporaneidade e a emergência de novas teorias sobre o social |
author |
Perdigão, Elaine Rodrigues |
author_facet |
Perdigão, Elaine Rodrigues Trancoso, Michelle Viana |
author_role |
author |
author2 |
Trancoso, Michelle Viana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perdigão, Elaine Rodrigues Trancoso, Michelle Viana |
description |
A escola está a atravessar percalços. Em meio à diversidade e às novas faces da cultura, emergência de novos estilos, acesso difuso a informações e ideias e o uso de novas tecnologias, está atada a currículos engessados, a práxis pedagógica tradicional e as mazelas da desigualdade social, que os avanços do mundo contemporâneo não foram capazes de suprimir. Este panorama, supostamente controverso, contrapõe e complementa o novo e o velho, o avanço e o atraso, mas, sobretudo, requer uma reflexão mais atual para nós educadores e cientistas sociais. Para fins deste artigo, propomos a releitura de algumas teorias sociológicas – clássicas e contemporâneas – com vista a oferecer uma revisão crítica sobre nossa sociedade em tempos de fragmentação, descolamentos, multiculturalismo, como também em tempos de discursos autoritários, grupos extremistas, totalitarismo e movimentos fascistas de supressão das minorias. Palavras-Chave: Modernidade, pós-modernidade, escola, saber. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1962 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1962/1370 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 22: Reflexões e Experimentações do Ensino de Sociologia; 4-18 1983-0076 10.33025/rps.v0i22 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042175844319232 |