Os desafios da Escola na contemporaneidade e a emergência de novas teorias sobre o social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perdigão, Elaine Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Trancoso, Michelle Viana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1962
Resumo: A escola está a atravessar percalços. Em meio à diversidade e às novas faces da cultura, emergência de novos estilos, acesso difuso a informações e ideias e o uso de novas tecnologias, está atada a currículos engessados, a práxis pedagógica tradicional e as mazelas da desigualdade social, que os avanços do mundo contemporâneo não foram capazes de suprimir. Este panorama, supostamente controverso, contrapõe e complementa o novo e o velho, o avanço e o atraso, mas, sobretudo, requer uma reflexão mais atual para nós educadores e cientistas sociais. Para fins deste artigo, propomos a releitura de algumas teorias sociológicas – clássicas e contemporâneas – com vista a oferecer uma revisão crítica sobre nossa sociedade em tempos de fragmentação, descolamentos, multiculturalismo, como também em tempos de discursos autoritários, grupos extremistas, totalitarismo e movimentos fascistas de supressão das minorias.  Palavras-Chave: Modernidade, pós-modernidade, escola, saber.
id CP2-1_f02db9149467cda531cf5fc0fcdb7ffd
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1962
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Os desafios da Escola na contemporaneidade e a emergência de novas teorias sobre o socialA escola está a atravessar percalços. Em meio à diversidade e às novas faces da cultura, emergência de novos estilos, acesso difuso a informações e ideias e o uso de novas tecnologias, está atada a currículos engessados, a práxis pedagógica tradicional e as mazelas da desigualdade social, que os avanços do mundo contemporâneo não foram capazes de suprimir. Este panorama, supostamente controverso, contrapõe e complementa o novo e o velho, o avanço e o atraso, mas, sobretudo, requer uma reflexão mais atual para nós educadores e cientistas sociais. Para fins deste artigo, propomos a releitura de algumas teorias sociológicas – clássicas e contemporâneas – com vista a oferecer uma revisão crítica sobre nossa sociedade em tempos de fragmentação, descolamentos, multiculturalismo, como também em tempos de discursos autoritários, grupos extremistas, totalitarismo e movimentos fascistas de supressão das minorias.  Palavras-Chave: Modernidade, pós-modernidade, escola, saber.Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1962Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 22: Reflexões e Experimentações do Ensino de Sociologia; 4-181983-007610.33025/rps.v0i22reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1962/1370Perdigão, Elaine RodriguesTrancoso, Michelle Vianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T21:44:59Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1962Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-07-17T21:44:59Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da Escola na contemporaneidade e a emergência de novas teorias sobre o social
title Os desafios da Escola na contemporaneidade e a emergência de novas teorias sobre o social
spellingShingle Os desafios da Escola na contemporaneidade e a emergência de novas teorias sobre o social
Perdigão, Elaine Rodrigues
title_short Os desafios da Escola na contemporaneidade e a emergência de novas teorias sobre o social
title_full Os desafios da Escola na contemporaneidade e a emergência de novas teorias sobre o social
title_fullStr Os desafios da Escola na contemporaneidade e a emergência de novas teorias sobre o social
title_full_unstemmed Os desafios da Escola na contemporaneidade e a emergência de novas teorias sobre o social
title_sort Os desafios da Escola na contemporaneidade e a emergência de novas teorias sobre o social
author Perdigão, Elaine Rodrigues
author_facet Perdigão, Elaine Rodrigues
Trancoso, Michelle Viana
author_role author
author2 Trancoso, Michelle Viana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perdigão, Elaine Rodrigues
Trancoso, Michelle Viana
description A escola está a atravessar percalços. Em meio à diversidade e às novas faces da cultura, emergência de novos estilos, acesso difuso a informações e ideias e o uso de novas tecnologias, está atada a currículos engessados, a práxis pedagógica tradicional e as mazelas da desigualdade social, que os avanços do mundo contemporâneo não foram capazes de suprimir. Este panorama, supostamente controverso, contrapõe e complementa o novo e o velho, o avanço e o atraso, mas, sobretudo, requer uma reflexão mais atual para nós educadores e cientistas sociais. Para fins deste artigo, propomos a releitura de algumas teorias sociológicas – clássicas e contemporâneas – com vista a oferecer uma revisão crítica sobre nossa sociedade em tempos de fragmentação, descolamentos, multiculturalismo, como também em tempos de discursos autoritários, grupos extremistas, totalitarismo e movimentos fascistas de supressão das minorias.  Palavras-Chave: Modernidade, pós-modernidade, escola, saber.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1962
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1962/1370
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 22: Reflexões e Experimentações do Ensino de Sociologia; 4-18
1983-0076
10.33025/rps.v0i22
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042175844319232