A Esgrima como conteúdo das aulas de Educação Física: possibilidades de uma pedagogia crítica em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, George Almeida
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Jucá, Luan Gonçalves, Maldonado, Daniel Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3623
Resumo: O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de um professor de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental com o conteúdo esgrima no contexto pandêmico da covid-19. A experiência foi realizada em uma escola de ensino privado do município de Campos Sales-Ce. Participaram do estudo 20 alunos e alunas regularmente matriculados(as) em uma sala de aula de 9° ano da respectiva instituição. Ao longo de oito aulas de Educação Física, o professor observou e registrou os processos emanados das aulas, tentando compreender a função de professor e aluno(a) no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados apontaram a esgrima é um conteúdo passível de ser utilizado no período da pandemia, sendo problematizada de maneira crítica, onde os(as) discentes puderam ampliar sua visão sobre esta prática, desvinculando as aulas de Educação Física de movimentos repetitivos e estereotipados. Concluímos que uma participação ativa dos(as) alunos(as) na escolha dos conteúdos e da estruturação da aula estimula-o(a) e motiva-o(a) a participar das aulas de maneira efetiva.
id CP2-1_f508c24d11615818f5b16b2cadbb580a
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3623
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A Esgrima como conteúdo das aulas de Educação Física: possibilidades de uma pedagogia crítica em tempos de pandemiaEducação Física EscolarEsgrimaPandemiaO objetivo deste estudo foi relatar a experiência de um professor de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental com o conteúdo esgrima no contexto pandêmico da covid-19. A experiência foi realizada em uma escola de ensino privado do município de Campos Sales-Ce. Participaram do estudo 20 alunos e alunas regularmente matriculados(as) em uma sala de aula de 9° ano da respectiva instituição. Ao longo de oito aulas de Educação Física, o professor observou e registrou os processos emanados das aulas, tentando compreender a função de professor e aluno(a) no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados apontaram a esgrima é um conteúdo passível de ser utilizado no período da pandemia, sendo problematizada de maneira crítica, onde os(as) discentes puderam ampliar sua visão sobre esta prática, desvinculando as aulas de Educação Física de movimentos repetitivos e estereotipados. Concluímos que uma participação ativa dos(as) alunos(as) na escolha dos conteúdos e da estruturação da aula estimula-o(a) e motiva-o(a) a participar das aulas de maneira efetiva.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3623Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-192525-591610.33025/tefe.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3623/pdf_58Lima, George AlmeidaJucá, Luan GonçalvesMaldonado, Daniel Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-03T23:04:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3623Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-03T23:04:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A Esgrima como conteúdo das aulas de Educação Física: possibilidades de uma pedagogia crítica em tempos de pandemia
title A Esgrima como conteúdo das aulas de Educação Física: possibilidades de uma pedagogia crítica em tempos de pandemia
spellingShingle A Esgrima como conteúdo das aulas de Educação Física: possibilidades de uma pedagogia crítica em tempos de pandemia
Lima, George Almeida
Educação Física Escolar
Esgrima
Pandemia
title_short A Esgrima como conteúdo das aulas de Educação Física: possibilidades de uma pedagogia crítica em tempos de pandemia
title_full A Esgrima como conteúdo das aulas de Educação Física: possibilidades de uma pedagogia crítica em tempos de pandemia
title_fullStr A Esgrima como conteúdo das aulas de Educação Física: possibilidades de uma pedagogia crítica em tempos de pandemia
title_full_unstemmed A Esgrima como conteúdo das aulas de Educação Física: possibilidades de uma pedagogia crítica em tempos de pandemia
title_sort A Esgrima como conteúdo das aulas de Educação Física: possibilidades de uma pedagogia crítica em tempos de pandemia
author Lima, George Almeida
author_facet Lima, George Almeida
Jucá, Luan Gonçalves
Maldonado, Daniel Teixeira
author_role author
author2 Jucá, Luan Gonçalves
Maldonado, Daniel Teixeira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, George Almeida
Jucá, Luan Gonçalves
Maldonado, Daniel Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar
Esgrima
Pandemia
topic Educação Física Escolar
Esgrima
Pandemia
description O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de um professor de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental com o conteúdo esgrima no contexto pandêmico da covid-19. A experiência foi realizada em uma escola de ensino privado do município de Campos Sales-Ce. Participaram do estudo 20 alunos e alunas regularmente matriculados(as) em uma sala de aula de 9° ano da respectiva instituição. Ao longo de oito aulas de Educação Física, o professor observou e registrou os processos emanados das aulas, tentando compreender a função de professor e aluno(a) no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados apontaram a esgrima é um conteúdo passível de ser utilizado no período da pandemia, sendo problematizada de maneira crítica, onde os(as) discentes puderam ampliar sua visão sobre esta prática, desvinculando as aulas de Educação Física de movimentos repetitivos e estereotipados. Concluímos que uma participação ativa dos(as) alunos(as) na escolha dos conteúdos e da estruturação da aula estimula-o(a) e motiva-o(a) a participar das aulas de maneira efetiva.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3623
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3623/pdf_58
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-19
2525-5916
10.33025/tefe.v7i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178899869696