A Esgrima como conteúdo das aulas de Educação Física: possibilidades de uma pedagogia crítica em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3623 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de um professor de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental com o conteúdo esgrima no contexto pandêmico da covid-19. A experiência foi realizada em uma escola de ensino privado do município de Campos Sales-Ce. Participaram do estudo 20 alunos e alunas regularmente matriculados(as) em uma sala de aula de 9° ano da respectiva instituição. Ao longo de oito aulas de Educação Física, o professor observou e registrou os processos emanados das aulas, tentando compreender a função de professor e aluno(a) no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados apontaram a esgrima é um conteúdo passível de ser utilizado no período da pandemia, sendo problematizada de maneira crítica, onde os(as) discentes puderam ampliar sua visão sobre esta prática, desvinculando as aulas de Educação Física de movimentos repetitivos e estereotipados. Concluímos que uma participação ativa dos(as) alunos(as) na escolha dos conteúdos e da estruturação da aula estimula-o(a) e motiva-o(a) a participar das aulas de maneira efetiva. |
id |
CP2-1_f508c24d11615818f5b16b2cadbb580a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3623 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A Esgrima como conteúdo das aulas de Educação Física: possibilidades de uma pedagogia crítica em tempos de pandemiaEducação Física EscolarEsgrimaPandemiaO objetivo deste estudo foi relatar a experiência de um professor de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental com o conteúdo esgrima no contexto pandêmico da covid-19. A experiência foi realizada em uma escola de ensino privado do município de Campos Sales-Ce. Participaram do estudo 20 alunos e alunas regularmente matriculados(as) em uma sala de aula de 9° ano da respectiva instituição. Ao longo de oito aulas de Educação Física, o professor observou e registrou os processos emanados das aulas, tentando compreender a função de professor e aluno(a) no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados apontaram a esgrima é um conteúdo passível de ser utilizado no período da pandemia, sendo problematizada de maneira crítica, onde os(as) discentes puderam ampliar sua visão sobre esta prática, desvinculando as aulas de Educação Física de movimentos repetitivos e estereotipados. Concluímos que uma participação ativa dos(as) alunos(as) na escolha dos conteúdos e da estruturação da aula estimula-o(a) e motiva-o(a) a participar das aulas de maneira efetiva.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3623Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-192525-591610.33025/tefe.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3623/pdf_58Lima, George AlmeidaJucá, Luan GonçalvesMaldonado, Daniel Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-03T23:04:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3623Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-03T23:04:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Esgrima como conteúdo das aulas de Educação Física: possibilidades de uma pedagogia crítica em tempos de pandemia |
title |
A Esgrima como conteúdo das aulas de Educação Física: possibilidades de uma pedagogia crítica em tempos de pandemia |
spellingShingle |
A Esgrima como conteúdo das aulas de Educação Física: possibilidades de uma pedagogia crítica em tempos de pandemia Lima, George Almeida Educação Física Escolar Esgrima Pandemia |
title_short |
A Esgrima como conteúdo das aulas de Educação Física: possibilidades de uma pedagogia crítica em tempos de pandemia |
title_full |
A Esgrima como conteúdo das aulas de Educação Física: possibilidades de uma pedagogia crítica em tempos de pandemia |
title_fullStr |
A Esgrima como conteúdo das aulas de Educação Física: possibilidades de uma pedagogia crítica em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
A Esgrima como conteúdo das aulas de Educação Física: possibilidades de uma pedagogia crítica em tempos de pandemia |
title_sort |
A Esgrima como conteúdo das aulas de Educação Física: possibilidades de uma pedagogia crítica em tempos de pandemia |
author |
Lima, George Almeida |
author_facet |
Lima, George Almeida Jucá, Luan Gonçalves Maldonado, Daniel Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Jucá, Luan Gonçalves Maldonado, Daniel Teixeira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, George Almeida Jucá, Luan Gonçalves Maldonado, Daniel Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escolar Esgrima Pandemia |
topic |
Educação Física Escolar Esgrima Pandemia |
description |
O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de um professor de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental com o conteúdo esgrima no contexto pandêmico da covid-19. A experiência foi realizada em uma escola de ensino privado do município de Campos Sales-Ce. Participaram do estudo 20 alunos e alunas regularmente matriculados(as) em uma sala de aula de 9° ano da respectiva instituição. Ao longo de oito aulas de Educação Física, o professor observou e registrou os processos emanados das aulas, tentando compreender a função de professor e aluno(a) no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados apontaram a esgrima é um conteúdo passível de ser utilizado no período da pandemia, sendo problematizada de maneira crítica, onde os(as) discentes puderam ampliar sua visão sobre esta prática, desvinculando as aulas de Educação Física de movimentos repetitivos e estereotipados. Concluímos que uma participação ativa dos(as) alunos(as) na escolha dos conteúdos e da estruturação da aula estimula-o(a) e motiva-o(a) a participar das aulas de maneira efetiva. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3623 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3623/pdf_58 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-19 2525-5916 10.33025/tefe.v7i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178899869696 |