PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO COM O USO DA QUADRA ESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS NÃO ESPORTIVOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3037 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar as perspectivas de docentes de Educação Física sobre a relação do uso da quadra esportiva no desenvolvimento de conteúdos não esportivos nas aulas. A metodologia, orientada pela abordagem qualitativa, foi balizada pela pesquisa descritivo-interpretativa. A coleta de dados se deu meio de entrevistas semiestruturadas com 20 professores que atuavam em escolas públicas nos anos finais do ensino fundamental e/ou ensino médio em cidades do interior de São Paulo. Encontramos um embate ainda em construção, mesclando aqueles que disseram que não haveria necessidade de quadras poliesportiva nas escolas para o desenvolvimento das aulas de Educação Física, outros muito favoráveis à formalização do espaço para os esportes institucionalizados, e uma grande maioria que convive com os espaços das quadras esportivas em suas escolas e os ressignificam de acordo com as características dos diversos conteúdos que ensinam. |
id |
CP2-1_f7b25e8018ef85ff25650f42b09d763d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3037 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO COM O USO DA QUADRA ESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS NÃO ESPORTIVOSEducação Física EscolarQuadra EsportivaArquitetura escolar.Este estudo teve como objetivo analisar as perspectivas de docentes de Educação Física sobre a relação do uso da quadra esportiva no desenvolvimento de conteúdos não esportivos nas aulas. A metodologia, orientada pela abordagem qualitativa, foi balizada pela pesquisa descritivo-interpretativa. A coleta de dados se deu meio de entrevistas semiestruturadas com 20 professores que atuavam em escolas públicas nos anos finais do ensino fundamental e/ou ensino médio em cidades do interior de São Paulo. Encontramos um embate ainda em construção, mesclando aqueles que disseram que não haveria necessidade de quadras poliesportiva nas escolas para o desenvolvimento das aulas de Educação Física, outros muito favoráveis à formalização do espaço para os esportes institucionalizados, e uma grande maioria que convive com os espaços das quadras esportivas em suas escolas e os ressignificam de acordo com as características dos diversos conteúdos que ensinam.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3037Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 2 (2020): AGO/DEZ 2020; 169-1842525-591610.33025/tefe.v5i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3037/1887Santos, Juliana LaísFerreira, Lilian Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-20T10:43:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3037Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-12-20T10:43:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO COM O USO DA QUADRA ESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS NÃO ESPORTIVOS |
title |
PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO COM O USO DA QUADRA ESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS NÃO ESPORTIVOS |
spellingShingle |
PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO COM O USO DA QUADRA ESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS NÃO ESPORTIVOS Santos, Juliana Laís Educação Física Escolar Quadra Esportiva Arquitetura escolar. |
title_short |
PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO COM O USO DA QUADRA ESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS NÃO ESPORTIVOS |
title_full |
PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO COM O USO DA QUADRA ESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS NÃO ESPORTIVOS |
title_fullStr |
PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO COM O USO DA QUADRA ESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS NÃO ESPORTIVOS |
title_full_unstemmed |
PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO COM O USO DA QUADRA ESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS NÃO ESPORTIVOS |
title_sort |
PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO COM O USO DA QUADRA ESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS NÃO ESPORTIVOS |
author |
Santos, Juliana Laís |
author_facet |
Santos, Juliana Laís Ferreira, Lilian Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Lilian Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Juliana Laís Ferreira, Lilian Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escolar Quadra Esportiva Arquitetura escolar. |
topic |
Educação Física Escolar Quadra Esportiva Arquitetura escolar. |
description |
Este estudo teve como objetivo analisar as perspectivas de docentes de Educação Física sobre a relação do uso da quadra esportiva no desenvolvimento de conteúdos não esportivos nas aulas. A metodologia, orientada pela abordagem qualitativa, foi balizada pela pesquisa descritivo-interpretativa. A coleta de dados se deu meio de entrevistas semiestruturadas com 20 professores que atuavam em escolas públicas nos anos finais do ensino fundamental e/ou ensino médio em cidades do interior de São Paulo. Encontramos um embate ainda em construção, mesclando aqueles que disseram que não haveria necessidade de quadras poliesportiva nas escolas para o desenvolvimento das aulas de Educação Física, outros muito favoráveis à formalização do espaço para os esportes institucionalizados, e uma grande maioria que convive com os espaços das quadras esportivas em suas escolas e os ressignificam de acordo com as características dos diversos conteúdos que ensinam. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3037 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3037/1887 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 2 (2020): AGO/DEZ 2020; 169-184 2525-5916 10.33025/tefe.v5i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178830663680 |