PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO COM O USO DA QUADRA ESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS NÃO ESPORTIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Juliana Laís
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira, Lilian Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3037
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar as perspectivas de docentes de Educação Física sobre a relação do uso da quadra esportiva no desenvolvimento de conteúdos não esportivos nas aulas. A metodologia, orientada pela abordagem qualitativa, foi balizada pela pesquisa descritivo-interpretativa. A coleta de dados se deu meio de entrevistas semiestruturadas com 20 professores que atuavam em escolas públicas nos anos finais do ensino fundamental e/ou ensino médio em cidades do interior de São Paulo. Encontramos um embate ainda em construção, mesclando aqueles que disseram que não haveria necessidade de quadras poliesportiva nas escolas para o desenvolvimento das aulas de Educação Física, outros muito favoráveis à formalização do espaço para os esportes institucionalizados, e uma grande maioria que convive com os espaços das quadras esportivas em suas escolas e os ressignificam de acordo com as características dos diversos conteúdos que ensinam.
id CP2-1_f7b25e8018ef85ff25650f42b09d763d
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3037
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO COM O USO DA QUADRA ESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS NÃO ESPORTIVOSEducação Física EscolarQuadra EsportivaArquitetura escolar.Este estudo teve como objetivo analisar as perspectivas de docentes de Educação Física sobre a relação do uso da quadra esportiva no desenvolvimento de conteúdos não esportivos nas aulas. A metodologia, orientada pela abordagem qualitativa, foi balizada pela pesquisa descritivo-interpretativa. A coleta de dados se deu meio de entrevistas semiestruturadas com 20 professores que atuavam em escolas públicas nos anos finais do ensino fundamental e/ou ensino médio em cidades do interior de São Paulo. Encontramos um embate ainda em construção, mesclando aqueles que disseram que não haveria necessidade de quadras poliesportiva nas escolas para o desenvolvimento das aulas de Educação Física, outros muito favoráveis à formalização do espaço para os esportes institucionalizados, e uma grande maioria que convive com os espaços das quadras esportivas em suas escolas e os ressignificam de acordo com as características dos diversos conteúdos que ensinam.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3037Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 2 (2020): AGO/DEZ 2020; 169-1842525-591610.33025/tefe.v5i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3037/1887Santos, Juliana LaísFerreira, Lilian Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-20T10:43:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3037Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-12-20T10:43:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO COM O USO DA QUADRA ESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS NÃO ESPORTIVOS
title PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO COM O USO DA QUADRA ESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS NÃO ESPORTIVOS
spellingShingle PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO COM O USO DA QUADRA ESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS NÃO ESPORTIVOS
Santos, Juliana Laís
Educação Física Escolar
Quadra Esportiva
Arquitetura escolar.
title_short PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO COM O USO DA QUADRA ESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS NÃO ESPORTIVOS
title_full PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO COM O USO DA QUADRA ESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS NÃO ESPORTIVOS
title_fullStr PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO COM O USO DA QUADRA ESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS NÃO ESPORTIVOS
title_full_unstemmed PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO COM O USO DA QUADRA ESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS NÃO ESPORTIVOS
title_sort PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO COM O USO DA QUADRA ESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS NÃO ESPORTIVOS
author Santos, Juliana Laís
author_facet Santos, Juliana Laís
Ferreira, Lilian Aparecida
author_role author
author2 Ferreira, Lilian Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Juliana Laís
Ferreira, Lilian Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar
Quadra Esportiva
Arquitetura escolar.
topic Educação Física Escolar
Quadra Esportiva
Arquitetura escolar.
description Este estudo teve como objetivo analisar as perspectivas de docentes de Educação Física sobre a relação do uso da quadra esportiva no desenvolvimento de conteúdos não esportivos nas aulas. A metodologia, orientada pela abordagem qualitativa, foi balizada pela pesquisa descritivo-interpretativa. A coleta de dados se deu meio de entrevistas semiestruturadas com 20 professores que atuavam em escolas públicas nos anos finais do ensino fundamental e/ou ensino médio em cidades do interior de São Paulo. Encontramos um embate ainda em construção, mesclando aqueles que disseram que não haveria necessidade de quadras poliesportiva nas escolas para o desenvolvimento das aulas de Educação Física, outros muito favoráveis à formalização do espaço para os esportes institucionalizados, e uma grande maioria que convive com os espaços das quadras esportivas em suas escolas e os ressignificam de acordo com as características dos diversos conteúdos que ensinam.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3037
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3037/1887
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 2 (2020): AGO/DEZ 2020; 169-184
2525-5916
10.33025/tefe.v5i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178830663680