A TEMATIZAÇÃO DA GINÁSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ/PR: The thematization of gymnastics in the first years of elementary education in municipal schools of Maringá/PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3952 |
Resumo: | O objetivo foi analisar como se organiza e desenvolve o conteúdo ginástica nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas municipais de Maringá/PR. A amostra foi constituída por 64 professores de Educação Física. Um questionário foi utilizado como instrumento para a coleta dos dados. Os dados obtidos foram explorados a partir da análise de conteúdo. Verificamos que o percentual de docentes que tematizam a ginástica é de 95,3% e os saberes privilegiados estão relacionados às ginásticas competitivas. Os resultados revelaram, ainda, que uma variedade de modalidades e estratégias são mediadas. Dificuldades relacionadas à abordagem dos conhecimentos da ginástica foram relatadas por alguns docentes, evidenciando a necessidade de investimento na formação continuada a fim de ampliar os saberes necessários para o planejamento e desenvolvimento do conteúdo ginástica na escola, o que inclui bases teórico-metodológicas e conhecimentos técnico-instrumentais. Abstract The aim of this study was to analyze how gymnastics content is organized and developed in the early years of elementary education in municipal schools in Maringá/PR. The sample consisted of 64 Physical Education teachers. A questionnaire was used as the data collection instrument. The data obtained were explored through content analysis. It was found that 95.3% of the teachers address gymnastics in their curriculum, with a focus on competitive gymnastics. The results also revealed that a variety of modalities and strategies are used. Some teachers reported difficulties approaching gymnastics knowledge, highlighting the need for ongoing professional development to expand the necessary expertise for planning and teaching gymnastics content in schools, including theoretical-methodological foundations and technical-instrumental knowledge.Keywords: Physical Education; School; Teaching. |
id |
CP2-1_fc0d01e372f2555b83cc6f0289887f5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3952 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A TEMATIZAÇÃO DA GINÁSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ/PR: The thematization of gymnastics in the first years of elementary education in municipal schools of Maringá/PREducação FísicaGinásticaEscolaEnsinoO objetivo foi analisar como se organiza e desenvolve o conteúdo ginástica nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas municipais de Maringá/PR. A amostra foi constituída por 64 professores de Educação Física. Um questionário foi utilizado como instrumento para a coleta dos dados. Os dados obtidos foram explorados a partir da análise de conteúdo. Verificamos que o percentual de docentes que tematizam a ginástica é de 95,3% e os saberes privilegiados estão relacionados às ginásticas competitivas. Os resultados revelaram, ainda, que uma variedade de modalidades e estratégias são mediadas. Dificuldades relacionadas à abordagem dos conhecimentos da ginástica foram relatadas por alguns docentes, evidenciando a necessidade de investimento na formação continuada a fim de ampliar os saberes necessários para o planejamento e desenvolvimento do conteúdo ginástica na escola, o que inclui bases teórico-metodológicas e conhecimentos técnico-instrumentais. Abstract The aim of this study was to analyze how gymnastics content is organized and developed in the early years of elementary education in municipal schools in Maringá/PR. The sample consisted of 64 Physical Education teachers. A questionnaire was used as the data collection instrument. The data obtained were explored through content analysis. It was found that 95.3% of the teachers address gymnastics in their curriculum, with a focus on competitive gymnastics. The results also revealed that a variety of modalities and strategies are used. Some teachers reported difficulties approaching gymnastics knowledge, highlighting the need for ongoing professional development to expand the necessary expertise for planning and teaching gymnastics content in schools, including theoretical-methodological foundations and technical-instrumental knowledge.Keywords: Physical Education; School; Teaching.Imperial Editora do Colégio Pedro II2024-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3952Temas em Educação Física Escolar; v. 9 n. 1 (2024): JAN/DEZ Publicação contínua; e24032525-591610.33025/tefe.v9i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3952/2518Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessSicati de Souza Maciel, AdrianaFaria Pires, AdemirRinaldi Bisconsini, CamilaPizani, JulianaParra Barbosa-Rinaldi, Ieda2024-06-14T00:39:10Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3952Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-06-14T00:39:10Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TEMATIZAÇÃO DA GINÁSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ/PR: The thematization of gymnastics in the first years of elementary education in municipal schools of Maringá/PR |
title |
A TEMATIZAÇÃO DA GINÁSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ/PR: The thematization of gymnastics in the first years of elementary education in municipal schools of Maringá/PR |
spellingShingle |
A TEMATIZAÇÃO DA GINÁSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ/PR: The thematization of gymnastics in the first years of elementary education in municipal schools of Maringá/PR Sicati de Souza Maciel, Adriana Educação Física Ginástica Escola Ensino |
title_short |
A TEMATIZAÇÃO DA GINÁSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ/PR: The thematization of gymnastics in the first years of elementary education in municipal schools of Maringá/PR |
title_full |
A TEMATIZAÇÃO DA GINÁSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ/PR: The thematization of gymnastics in the first years of elementary education in municipal schools of Maringá/PR |
title_fullStr |
A TEMATIZAÇÃO DA GINÁSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ/PR: The thematization of gymnastics in the first years of elementary education in municipal schools of Maringá/PR |
title_full_unstemmed |
A TEMATIZAÇÃO DA GINÁSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ/PR: The thematization of gymnastics in the first years of elementary education in municipal schools of Maringá/PR |
title_sort |
A TEMATIZAÇÃO DA GINÁSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ/PR: The thematization of gymnastics in the first years of elementary education in municipal schools of Maringá/PR |
author |
Sicati de Souza Maciel, Adriana |
author_facet |
Sicati de Souza Maciel, Adriana Faria Pires, Ademir Rinaldi Bisconsini, Camila Pizani, Juliana Parra Barbosa-Rinaldi, Ieda |
author_role |
author |
author2 |
Faria Pires, Ademir Rinaldi Bisconsini, Camila Pizani, Juliana Parra Barbosa-Rinaldi, Ieda |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sicati de Souza Maciel, Adriana Faria Pires, Ademir Rinaldi Bisconsini, Camila Pizani, Juliana Parra Barbosa-Rinaldi, Ieda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Ginástica Escola Ensino |
topic |
Educação Física Ginástica Escola Ensino |
description |
O objetivo foi analisar como se organiza e desenvolve o conteúdo ginástica nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas municipais de Maringá/PR. A amostra foi constituída por 64 professores de Educação Física. Um questionário foi utilizado como instrumento para a coleta dos dados. Os dados obtidos foram explorados a partir da análise de conteúdo. Verificamos que o percentual de docentes que tematizam a ginástica é de 95,3% e os saberes privilegiados estão relacionados às ginásticas competitivas. Os resultados revelaram, ainda, que uma variedade de modalidades e estratégias são mediadas. Dificuldades relacionadas à abordagem dos conhecimentos da ginástica foram relatadas por alguns docentes, evidenciando a necessidade de investimento na formação continuada a fim de ampliar os saberes necessários para o planejamento e desenvolvimento do conteúdo ginástica na escola, o que inclui bases teórico-metodológicas e conhecimentos técnico-instrumentais. Abstract The aim of this study was to analyze how gymnastics content is organized and developed in the early years of elementary education in municipal schools in Maringá/PR. The sample consisted of 64 Physical Education teachers. A questionnaire was used as the data collection instrument. The data obtained were explored through content analysis. It was found that 95.3% of the teachers address gymnastics in their curriculum, with a focus on competitive gymnastics. The results also revealed that a variety of modalities and strategies are used. Some teachers reported difficulties approaching gymnastics knowledge, highlighting the need for ongoing professional development to expand the necessary expertise for planning and teaching gymnastics content in schools, including theoretical-methodological foundations and technical-instrumental knowledge.Keywords: Physical Education; School; Teaching. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3952 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3952/2518 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 9 n. 1 (2024): JAN/DEZ Publicação contínua; e2403 2525-5916 10.33025/tefe.v9i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042179273162752 |