A TEMATIZAÇÃO DA GINÁSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ/PR: The thematization of gymnastics in the first years of elementary education in municipal schools of Maringá/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sicati de Souza Maciel, Adriana
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Faria Pires, Ademir, Rinaldi Bisconsini, Camila, Pizani, Juliana, Parra Barbosa-Rinaldi, Ieda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3952
Resumo: O objetivo foi analisar como se organiza e desenvolve o conteúdo ginástica nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas municipais de Maringá/PR. A amostra foi constituída por 64 professores de Educação Física. Um questionário foi utilizado como instrumento para a coleta dos dados. Os dados obtidos foram explorados a partir da análise de conteúdo. Verificamos que o percentual de docentes que tematizam a ginástica é de 95,3% e os saberes privilegiados estão relacionados às ginásticas competitivas. Os resultados revelaram, ainda, que uma variedade de modalidades e estratégias são mediadas. Dificuldades relacionadas à abordagem dos conhecimentos da ginástica foram relatadas por alguns docentes, evidenciando a necessidade de investimento na formação continuada a fim de ampliar os saberes necessários para o planejamento e desenvolvimento do conteúdo ginástica na escola, o que inclui bases teórico-metodológicas e conhecimentos técnico-instrumentais.   Abstract The aim of this study was to analyze how gymnastics content is organized and developed in the early years of elementary education in municipal schools in Maringá/PR. The sample consisted of 64 Physical Education teachers. A questionnaire was used as the data collection instrument. The data obtained were explored through content analysis. It was found that 95.3% of the teachers address gymnastics in their curriculum, with a focus on competitive gymnastics. The results also revealed that a variety of modalities and strategies are used. Some teachers reported difficulties approaching gymnastics knowledge, highlighting the need for ongoing professional development to expand the necessary expertise for planning and teaching gymnastics content in schools, including theoretical-methodological foundations and technical-instrumental knowledge.Keywords: Physical Education; School; Teaching.
id CP2-1_fc0d01e372f2555b83cc6f0289887f5d
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3952
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A TEMATIZAÇÃO DA GINÁSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ/PR: The thematization of gymnastics in the first years of elementary education in municipal schools of Maringá/PREducação FísicaGinásticaEscolaEnsinoO objetivo foi analisar como se organiza e desenvolve o conteúdo ginástica nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas municipais de Maringá/PR. A amostra foi constituída por 64 professores de Educação Física. Um questionário foi utilizado como instrumento para a coleta dos dados. Os dados obtidos foram explorados a partir da análise de conteúdo. Verificamos que o percentual de docentes que tematizam a ginástica é de 95,3% e os saberes privilegiados estão relacionados às ginásticas competitivas. Os resultados revelaram, ainda, que uma variedade de modalidades e estratégias são mediadas. Dificuldades relacionadas à abordagem dos conhecimentos da ginástica foram relatadas por alguns docentes, evidenciando a necessidade de investimento na formação continuada a fim de ampliar os saberes necessários para o planejamento e desenvolvimento do conteúdo ginástica na escola, o que inclui bases teórico-metodológicas e conhecimentos técnico-instrumentais.   Abstract The aim of this study was to analyze how gymnastics content is organized and developed in the early years of elementary education in municipal schools in Maringá/PR. The sample consisted of 64 Physical Education teachers. A questionnaire was used as the data collection instrument. The data obtained were explored through content analysis. It was found that 95.3% of the teachers address gymnastics in their curriculum, with a focus on competitive gymnastics. The results also revealed that a variety of modalities and strategies are used. Some teachers reported difficulties approaching gymnastics knowledge, highlighting the need for ongoing professional development to expand the necessary expertise for planning and teaching gymnastics content in schools, including theoretical-methodological foundations and technical-instrumental knowledge.Keywords: Physical Education; School; Teaching.Imperial Editora do Colégio Pedro II2024-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3952Temas em Educação Física Escolar; v. 9 n. 1 (2024): JAN/DEZ Publicação contínua; e24032525-591610.33025/tefe.v9i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3952/2518Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessSicati de Souza Maciel, AdrianaFaria Pires, AdemirRinaldi Bisconsini, CamilaPizani, JulianaParra Barbosa-Rinaldi, Ieda2024-06-14T00:39:10Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3952Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-06-14T00:39:10Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A TEMATIZAÇÃO DA GINÁSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ/PR: The thematization of gymnastics in the first years of elementary education in municipal schools of Maringá/PR
title A TEMATIZAÇÃO DA GINÁSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ/PR: The thematization of gymnastics in the first years of elementary education in municipal schools of Maringá/PR
spellingShingle A TEMATIZAÇÃO DA GINÁSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ/PR: The thematization of gymnastics in the first years of elementary education in municipal schools of Maringá/PR
Sicati de Souza Maciel, Adriana
Educação Física
Ginástica
Escola
Ensino
title_short A TEMATIZAÇÃO DA GINÁSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ/PR: The thematization of gymnastics in the first years of elementary education in municipal schools of Maringá/PR
title_full A TEMATIZAÇÃO DA GINÁSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ/PR: The thematization of gymnastics in the first years of elementary education in municipal schools of Maringá/PR
title_fullStr A TEMATIZAÇÃO DA GINÁSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ/PR: The thematization of gymnastics in the first years of elementary education in municipal schools of Maringá/PR
title_full_unstemmed A TEMATIZAÇÃO DA GINÁSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ/PR: The thematization of gymnastics in the first years of elementary education in municipal schools of Maringá/PR
title_sort A TEMATIZAÇÃO DA GINÁSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ/PR: The thematization of gymnastics in the first years of elementary education in municipal schools of Maringá/PR
author Sicati de Souza Maciel, Adriana
author_facet Sicati de Souza Maciel, Adriana
Faria Pires, Ademir
Rinaldi Bisconsini, Camila
Pizani, Juliana
Parra Barbosa-Rinaldi, Ieda
author_role author
author2 Faria Pires, Ademir
Rinaldi Bisconsini, Camila
Pizani, Juliana
Parra Barbosa-Rinaldi, Ieda
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sicati de Souza Maciel, Adriana
Faria Pires, Ademir
Rinaldi Bisconsini, Camila
Pizani, Juliana
Parra Barbosa-Rinaldi, Ieda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Ginástica
Escola
Ensino
topic Educação Física
Ginástica
Escola
Ensino
description O objetivo foi analisar como se organiza e desenvolve o conteúdo ginástica nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas municipais de Maringá/PR. A amostra foi constituída por 64 professores de Educação Física. Um questionário foi utilizado como instrumento para a coleta dos dados. Os dados obtidos foram explorados a partir da análise de conteúdo. Verificamos que o percentual de docentes que tematizam a ginástica é de 95,3% e os saberes privilegiados estão relacionados às ginásticas competitivas. Os resultados revelaram, ainda, que uma variedade de modalidades e estratégias são mediadas. Dificuldades relacionadas à abordagem dos conhecimentos da ginástica foram relatadas por alguns docentes, evidenciando a necessidade de investimento na formação continuada a fim de ampliar os saberes necessários para o planejamento e desenvolvimento do conteúdo ginástica na escola, o que inclui bases teórico-metodológicas e conhecimentos técnico-instrumentais.   Abstract The aim of this study was to analyze how gymnastics content is organized and developed in the early years of elementary education in municipal schools in Maringá/PR. The sample consisted of 64 Physical Education teachers. A questionnaire was used as the data collection instrument. The data obtained were explored through content analysis. It was found that 95.3% of the teachers address gymnastics in their curriculum, with a focus on competitive gymnastics. The results also revealed that a variety of modalities and strategies are used. Some teachers reported difficulties approaching gymnastics knowledge, highlighting the need for ongoing professional development to expand the necessary expertise for planning and teaching gymnastics content in schools, including theoretical-methodological foundations and technical-instrumental knowledge.Keywords: Physical Education; School; Teaching.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3952
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3952/2518
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 9 n. 1 (2024): JAN/DEZ Publicação contínua; e2403
2525-5916
10.33025/tefe.v9i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042179273162752