Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simeão, João Daniel de Lima
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nascimento, Francinaide de Lima Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2272
Resumo: O Ensino Médio no Brasil, segundo sua legislação, especialmente a LDB 9.394 de 1996, preza em configurar a conclusão da Educação Básica, legando aos discentes a formação que os inclua no mundo do Trabalho, sem negligenciar a formação cidadã, crítica e reflexiva. A Sociologia, como componente da Matriz Curricular apresenta-se como um espaço para pensar a sociedade e, assim, permitir o exercício da criticidade e o agir criativo e crítico. Assim sendo, apresenta-se neste espaço um relato de experiência em que se desenvolveu a simulação de um debate político entre candidatos à presidência do Brasil, em turmas da segunda série do Ensino Médio da Escola do Serviço Social da Indústria – SESI, Departamento Regional do Rio Grande do Norte – DR/RN, que nos permitiu visualizar o engajamento dos jovens na elaboração de novas propostas para resolver os desafios e embates da sociedade brasileira hodierna, além da conscientização de como se procede, assim como, da importância da política ativa e partidária no Estado Democrático.
id CP2-1_fcea32c54ddc82487c238ed84a6f3471
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2272
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer políticaO Ensino Médio no Brasil, segundo sua legislação, especialmente a LDB 9.394 de 1996, preza em configurar a conclusão da Educação Básica, legando aos discentes a formação que os inclua no mundo do Trabalho, sem negligenciar a formação cidadã, crítica e reflexiva. A Sociologia, como componente da Matriz Curricular apresenta-se como um espaço para pensar a sociedade e, assim, permitir o exercício da criticidade e o agir criativo e crítico. Assim sendo, apresenta-se neste espaço um relato de experiência em que se desenvolveu a simulação de um debate político entre candidatos à presidência do Brasil, em turmas da segunda série do Ensino Médio da Escola do Serviço Social da Indústria – SESI, Departamento Regional do Rio Grande do Norte – DR/RN, que nos permitiu visualizar o engajamento dos jovens na elaboração de novas propostas para resolver os desafios e embates da sociedade brasileira hodierna, além da conscientização de como se procede, assim como, da importância da política ativa e partidária no Estado Democrático.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2272Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 24: A Sociologia no Ensino Médio: uma relação necessária; 130-1401983-007610.33025/rps.v0i24reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2272/1558Simeão, João Daniel de LimaNascimento, Francinaide de Lima Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-11T11:54:36Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2272Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-01-11T11:54:36Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer política
title Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer política
spellingShingle Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer política
Simeão, João Daniel de Lima
title_short Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer política
title_full Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer política
title_fullStr Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer política
title_full_unstemmed Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer política
title_sort Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer política
author Simeão, João Daniel de Lima
author_facet Simeão, João Daniel de Lima
Nascimento, Francinaide de Lima Silva
author_role author
author2 Nascimento, Francinaide de Lima Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simeão, João Daniel de Lima
Nascimento, Francinaide de Lima Silva
description O Ensino Médio no Brasil, segundo sua legislação, especialmente a LDB 9.394 de 1996, preza em configurar a conclusão da Educação Básica, legando aos discentes a formação que os inclua no mundo do Trabalho, sem negligenciar a formação cidadã, crítica e reflexiva. A Sociologia, como componente da Matriz Curricular apresenta-se como um espaço para pensar a sociedade e, assim, permitir o exercício da criticidade e o agir criativo e crítico. Assim sendo, apresenta-se neste espaço um relato de experiência em que se desenvolveu a simulação de um debate político entre candidatos à presidência do Brasil, em turmas da segunda série do Ensino Médio da Escola do Serviço Social da Indústria – SESI, Departamento Regional do Rio Grande do Norte – DR/RN, que nos permitiu visualizar o engajamento dos jovens na elaboração de novas propostas para resolver os desafios e embates da sociedade brasileira hodierna, além da conscientização de como se procede, assim como, da importância da política ativa e partidária no Estado Democrático.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2272
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2272/1558
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 24: A Sociologia no Ensino Médio: uma relação necessária; 130-140
1983-0076
10.33025/rps.v0i24
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176156794880