Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer política
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2272 |
Resumo: | O Ensino Médio no Brasil, segundo sua legislação, especialmente a LDB 9.394 de 1996, preza em configurar a conclusão da Educação Básica, legando aos discentes a formação que os inclua no mundo do Trabalho, sem negligenciar a formação cidadã, crítica e reflexiva. A Sociologia, como componente da Matriz Curricular apresenta-se como um espaço para pensar a sociedade e, assim, permitir o exercício da criticidade e o agir criativo e crítico. Assim sendo, apresenta-se neste espaço um relato de experiência em que se desenvolveu a simulação de um debate político entre candidatos à presidência do Brasil, em turmas da segunda série do Ensino Médio da Escola do Serviço Social da Indústria – SESI, Departamento Regional do Rio Grande do Norte – DR/RN, que nos permitiu visualizar o engajamento dos jovens na elaboração de novas propostas para resolver os desafios e embates da sociedade brasileira hodierna, além da conscientização de como se procede, assim como, da importância da política ativa e partidária no Estado Democrático. |
id |
CP2-1_fcea32c54ddc82487c238ed84a6f3471 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2272 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer políticaO Ensino Médio no Brasil, segundo sua legislação, especialmente a LDB 9.394 de 1996, preza em configurar a conclusão da Educação Básica, legando aos discentes a formação que os inclua no mundo do Trabalho, sem negligenciar a formação cidadã, crítica e reflexiva. A Sociologia, como componente da Matriz Curricular apresenta-se como um espaço para pensar a sociedade e, assim, permitir o exercício da criticidade e o agir criativo e crítico. Assim sendo, apresenta-se neste espaço um relato de experiência em que se desenvolveu a simulação de um debate político entre candidatos à presidência do Brasil, em turmas da segunda série do Ensino Médio da Escola do Serviço Social da Indústria – SESI, Departamento Regional do Rio Grande do Norte – DR/RN, que nos permitiu visualizar o engajamento dos jovens na elaboração de novas propostas para resolver os desafios e embates da sociedade brasileira hodierna, além da conscientização de como se procede, assim como, da importância da política ativa e partidária no Estado Democrático.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2272Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 24: A Sociologia no Ensino Médio: uma relação necessária; 130-1401983-007610.33025/rps.v0i24reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2272/1558Simeão, João Daniel de LimaNascimento, Francinaide de Lima Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-11T11:54:36Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2272Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-01-11T11:54:36Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer política |
title |
Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer política |
spellingShingle |
Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer política Simeão, João Daniel de Lima |
title_short |
Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer política |
title_full |
Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer política |
title_fullStr |
Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer política |
title_full_unstemmed |
Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer política |
title_sort |
Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer política |
author |
Simeão, João Daniel de Lima |
author_facet |
Simeão, João Daniel de Lima Nascimento, Francinaide de Lima Silva |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Francinaide de Lima Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simeão, João Daniel de Lima Nascimento, Francinaide de Lima Silva |
description |
O Ensino Médio no Brasil, segundo sua legislação, especialmente a LDB 9.394 de 1996, preza em configurar a conclusão da Educação Básica, legando aos discentes a formação que os inclua no mundo do Trabalho, sem negligenciar a formação cidadã, crítica e reflexiva. A Sociologia, como componente da Matriz Curricular apresenta-se como um espaço para pensar a sociedade e, assim, permitir o exercício da criticidade e o agir criativo e crítico. Assim sendo, apresenta-se neste espaço um relato de experiência em que se desenvolveu a simulação de um debate político entre candidatos à presidência do Brasil, em turmas da segunda série do Ensino Médio da Escola do Serviço Social da Indústria – SESI, Departamento Regional do Rio Grande do Norte – DR/RN, que nos permitiu visualizar o engajamento dos jovens na elaboração de novas propostas para resolver os desafios e embates da sociedade brasileira hodierna, além da conscientização de como se procede, assim como, da importância da política ativa e partidária no Estado Democrático. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2272 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2272/1558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 24: A Sociologia no Ensino Médio: uma relação necessária; 130-140 1983-0076 10.33025/rps.v0i24 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176156794880 |