PEDAGOGIA CRÍTICO SUPERADORA: NORTEANDO O TRABALHO PEDADÓGICO COM A CULTURA CORPORAL AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS TURMAS DE 5 ANO.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3698 |
Resumo: | O estudo tem com objetivo apresentar experiências de ensino e aprendizagem de Educação Física com enfoque nas práticas corporais afro-brasileiras no ensino Fundamental em duas turmas de quinto ano, em 2021. Para realizar o trabalho fizemos uma revisão bibliográfica no âmbito acadêmico sobre a temática e buscamos registrar nossa intervenção profissional. Alguns resultados foram percebidos com processo de reflexão em relação a elementos da cultura corporal afro-brasileira. Entre estes, o conteúdo lutas se destacou como movimento auxiliar na desmistificação de práticas que atravessam nossa vida cotidiana. Concluímos a necessidade de dar continuidade com as referidas experiências a fim de contribuir para as lutas históricas do povo negro trabalhador. |
id |
CP2-1_fee93745bbec234805c0aa20fc2c4cc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3698 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGOGIA CRÍTICO SUPERADORA: NORTEANDO O TRABALHO PEDADÓGICO COM A CULTURA CORPORAL AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS TURMAS DE 5 ANO.O estudo tem com objetivo apresentar experiências de ensino e aprendizagem de Educação Física com enfoque nas práticas corporais afro-brasileiras no ensino Fundamental em duas turmas de quinto ano, em 2021. Para realizar o trabalho fizemos uma revisão bibliográfica no âmbito acadêmico sobre a temática e buscamos registrar nossa intervenção profissional. Alguns resultados foram percebidos com processo de reflexão em relação a elementos da cultura corporal afro-brasileira. Entre estes, o conteúdo lutas se destacou como movimento auxiliar na desmistificação de práticas que atravessam nossa vida cotidiana. Concluímos a necessidade de dar continuidade com as referidas experiências a fim de contribuir para as lutas históricas do povo negro trabalhador.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3698Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-122525-591610.33025/tefe.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3698/pdf_68Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Guilherme Souza2024-04-03T23:04:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3698Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-03T23:04:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA CRÍTICO SUPERADORA: NORTEANDO O TRABALHO PEDADÓGICO COM A CULTURA CORPORAL AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS TURMAS DE 5 ANO. |
title |
PEDAGOGIA CRÍTICO SUPERADORA: NORTEANDO O TRABALHO PEDADÓGICO COM A CULTURA CORPORAL AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS TURMAS DE 5 ANO. |
spellingShingle |
PEDAGOGIA CRÍTICO SUPERADORA: NORTEANDO O TRABALHO PEDADÓGICO COM A CULTURA CORPORAL AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS TURMAS DE 5 ANO. Marques, Guilherme Souza |
title_short |
PEDAGOGIA CRÍTICO SUPERADORA: NORTEANDO O TRABALHO PEDADÓGICO COM A CULTURA CORPORAL AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS TURMAS DE 5 ANO. |
title_full |
PEDAGOGIA CRÍTICO SUPERADORA: NORTEANDO O TRABALHO PEDADÓGICO COM A CULTURA CORPORAL AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS TURMAS DE 5 ANO. |
title_fullStr |
PEDAGOGIA CRÍTICO SUPERADORA: NORTEANDO O TRABALHO PEDADÓGICO COM A CULTURA CORPORAL AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS TURMAS DE 5 ANO. |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA CRÍTICO SUPERADORA: NORTEANDO O TRABALHO PEDADÓGICO COM A CULTURA CORPORAL AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS TURMAS DE 5 ANO. |
title_sort |
PEDAGOGIA CRÍTICO SUPERADORA: NORTEANDO O TRABALHO PEDADÓGICO COM A CULTURA CORPORAL AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS TURMAS DE 5 ANO. |
author |
Marques, Guilherme Souza |
author_facet |
Marques, Guilherme Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Guilherme Souza |
description |
O estudo tem com objetivo apresentar experiências de ensino e aprendizagem de Educação Física com enfoque nas práticas corporais afro-brasileiras no ensino Fundamental em duas turmas de quinto ano, em 2021. Para realizar o trabalho fizemos uma revisão bibliográfica no âmbito acadêmico sobre a temática e buscamos registrar nossa intervenção profissional. Alguns resultados foram percebidos com processo de reflexão em relação a elementos da cultura corporal afro-brasileira. Entre estes, o conteúdo lutas se destacou como movimento auxiliar na desmistificação de práticas que atravessam nossa vida cotidiana. Concluímos a necessidade de dar continuidade com as referidas experiências a fim de contribuir para as lutas históricas do povo negro trabalhador. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3698 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3698/pdf_68 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-12 2525-5916 10.33025/tefe.v7i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178912452608 |