PEDAGOGIA CRÍTICO SUPERADORA: NORTEANDO O TRABALHO PEDADÓGICO COM A CULTURA CORPORAL AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS TURMAS DE 5 ANO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Guilherme Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3698
Resumo: O estudo tem com objetivo apresentar experiências de ensino e aprendizagem de Educação Física com enfoque nas práticas corporais afro-brasileiras no ensino Fundamental em duas turmas de quinto ano, em 2021. Para realizar o trabalho fizemos uma revisão bibliográfica no âmbito acadêmico sobre a temática e buscamos registrar nossa intervenção profissional. Alguns resultados foram percebidos com processo de reflexão em relação a elementos da cultura corporal afro-brasileira. Entre estes, o conteúdo lutas se destacou como movimento auxiliar na desmistificação de práticas que atravessam nossa vida cotidiana. Concluímos a necessidade de dar continuidade com as referidas experiências a fim de contribuir para as lutas históricas do povo negro trabalhador.
id CP2-1_fee93745bbec234805c0aa20fc2c4cc5
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3698
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling PEDAGOGIA CRÍTICO SUPERADORA: NORTEANDO O TRABALHO PEDADÓGICO COM A CULTURA CORPORAL AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS TURMAS DE 5 ANO.O estudo tem com objetivo apresentar experiências de ensino e aprendizagem de Educação Física com enfoque nas práticas corporais afro-brasileiras no ensino Fundamental em duas turmas de quinto ano, em 2021. Para realizar o trabalho fizemos uma revisão bibliográfica no âmbito acadêmico sobre a temática e buscamos registrar nossa intervenção profissional. Alguns resultados foram percebidos com processo de reflexão em relação a elementos da cultura corporal afro-brasileira. Entre estes, o conteúdo lutas se destacou como movimento auxiliar na desmistificação de práticas que atravessam nossa vida cotidiana. Concluímos a necessidade de dar continuidade com as referidas experiências a fim de contribuir para as lutas históricas do povo negro trabalhador.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3698Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-122525-591610.33025/tefe.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3698/pdf_68Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Guilherme Souza2024-04-03T23:04:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3698Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-03T23:04:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIA CRÍTICO SUPERADORA: NORTEANDO O TRABALHO PEDADÓGICO COM A CULTURA CORPORAL AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS TURMAS DE 5 ANO.
title PEDAGOGIA CRÍTICO SUPERADORA: NORTEANDO O TRABALHO PEDADÓGICO COM A CULTURA CORPORAL AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS TURMAS DE 5 ANO.
spellingShingle PEDAGOGIA CRÍTICO SUPERADORA: NORTEANDO O TRABALHO PEDADÓGICO COM A CULTURA CORPORAL AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS TURMAS DE 5 ANO.
Marques, Guilherme Souza
title_short PEDAGOGIA CRÍTICO SUPERADORA: NORTEANDO O TRABALHO PEDADÓGICO COM A CULTURA CORPORAL AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS TURMAS DE 5 ANO.
title_full PEDAGOGIA CRÍTICO SUPERADORA: NORTEANDO O TRABALHO PEDADÓGICO COM A CULTURA CORPORAL AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS TURMAS DE 5 ANO.
title_fullStr PEDAGOGIA CRÍTICO SUPERADORA: NORTEANDO O TRABALHO PEDADÓGICO COM A CULTURA CORPORAL AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS TURMAS DE 5 ANO.
title_full_unstemmed PEDAGOGIA CRÍTICO SUPERADORA: NORTEANDO O TRABALHO PEDADÓGICO COM A CULTURA CORPORAL AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS TURMAS DE 5 ANO.
title_sort PEDAGOGIA CRÍTICO SUPERADORA: NORTEANDO O TRABALHO PEDADÓGICO COM A CULTURA CORPORAL AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS TURMAS DE 5 ANO.
author Marques, Guilherme Souza
author_facet Marques, Guilherme Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Guilherme Souza
description O estudo tem com objetivo apresentar experiências de ensino e aprendizagem de Educação Física com enfoque nas práticas corporais afro-brasileiras no ensino Fundamental em duas turmas de quinto ano, em 2021. Para realizar o trabalho fizemos uma revisão bibliográfica no âmbito acadêmico sobre a temática e buscamos registrar nossa intervenção profissional. Alguns resultados foram percebidos com processo de reflexão em relação a elementos da cultura corporal afro-brasileira. Entre estes, o conteúdo lutas se destacou como movimento auxiliar na desmistificação de práticas que atravessam nossa vida cotidiana. Concluímos a necessidade de dar continuidade com as referidas experiências a fim de contribuir para as lutas históricas do povo negro trabalhador.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3698
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3698/pdf_68
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-12
2525-5916
10.33025/tefe.v7i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178912452608