Efeito da discretização na calibração do modelo MGB-IPH para a Bacia do rio Uruguai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MULLER, Yuri Timm
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FAN, Fernando Mainardi, BUFFON, Franco Turco, MARCUZZO, Francisco Fernando Noronha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional de Geociências - RIGEO
dARK ID: ark:/79692/001300000277z
Texto Completo: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/21544
Resumo: Sistemas de alerta de eventos críticos permitem que agências governamentais, instituições públicas e privadas, defesa civil e cidadãos possam ser alertados e auxiliar na tomada de decisão. O presente trabalho teve como objetivo principal analisar o efeito da discretização na calibração do MGB-IPH para a bacia do rio Uruguai, em termos da representação de cheias, tempo de processamento e tempo de pré-processamento. Buscou-se investigar a relação de custo versus benefício em utilizar diferentes tamanhos de trechos de rio no processo de discretização da área, mais especificamente na segmentação da rede de drenagem por comprimento fixo. Concomitantemente a este estudo está a calibração e operacionalização do modelo MGB-IPH para a bacia do rio Uruguai pelo Serviço Geológico do Brasil - CPRM, inserido no projeto “Sistema de Alerta Hidrológico na Bacia do Rio Uruguai”. Com os resultados obtidos, de modo geral, tem-se a tendência de quanto mais refina a discretização melhores são os resultados, porém maior custo computacional. Na comparação com a discretização inicial (10km), o trecho de 7km apresentou os melhores resultados na representação da cheia, porém o tempo de simulação foi demasiado elevado, não justificando tal refinamento. Já com o trecho de 20km, obteve-se redução significativa do tempo de simulação com pouca atenuação da qualidade.
id CPRM_3fb184856d2dd61cbd65bfa79ed829b2
oai_identifier_str oai:rigeo.sgb.gov.br:doc/21544
network_acronym_str CPRM
network_name_str Repositório Institucional de Geociências - RIGEO
repository_id_str 4336
spelling Efeito da discretização na calibração do modelo MGB-IPH para a Bacia do rio UruguaiDISCRETIZAÇÃOMODELO MGB-IPHRIO GRANDE DO SULRIO URUGUAISACESISTEMA DE ALERTA DE EVENTOS CRÍTICOSINUNDAÇÕESMODELOS DE GRANDES BACIASMODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃOSRTMMDESANTA CATARINAGEOGRAFIA FÍSICAURUGUAIARGENTINADISCRETIZATIONMGB-IPH MODELSMORPHOLOGYRELIEFHIPSOMETRICDIGITAL MODEL ELEVATIONSistemas de alerta de eventos críticos permitem que agências governamentais, instituições públicas e privadas, defesa civil e cidadãos possam ser alertados e auxiliar na tomada de decisão. O presente trabalho teve como objetivo principal analisar o efeito da discretização na calibração do MGB-IPH para a bacia do rio Uruguai, em termos da representação de cheias, tempo de processamento e tempo de pré-processamento. Buscou-se investigar a relação de custo versus benefício em utilizar diferentes tamanhos de trechos de rio no processo de discretização da área, mais especificamente na segmentação da rede de drenagem por comprimento fixo. Concomitantemente a este estudo está a calibração e operacionalização do modelo MGB-IPH para a bacia do rio Uruguai pelo Serviço Geológico do Brasil - CPRM, inserido no projeto “Sistema de Alerta Hidrológico na Bacia do Rio Uruguai”. Com os resultados obtidos, de modo geral, tem-se a tendência de quanto mais refina a discretização melhores são os resultados, porém maior custo computacional. Na comparação com a discretização inicial (10km), o trecho de 7km apresentou os melhores resultados na representação da cheia, porém o tempo de simulação foi demasiado elevado, não justificando tal refinamento. Já com o trecho de 20km, obteve-se redução significativa do tempo de simulação com pouca atenuação da qualidade.ABRH2020-01-02T14:08:12Z2020-01-02T14:08:12Z2019-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfimage/pngimage/pngapplication/pdfMULLER, Yuri Timm; FAN, Fernando Mainardi; BUFFON, Franco Turco; MARCUZZO, Francisco Fernando Noronha. Efeito da discretização na calibração do modelo MGB-IPH para a Bacia do rio Uruguai. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 23., 2019, Foz do Iguaçu, PR. Anais [...]. Foz do Iguaçu: ABRH, 2019.https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/21544ark:/79692/001300000277zMULLER, Yuri TimmFAN, Fernando MainardiBUFFON, Franco TurcoMARCUZZO, Francisco Fernando Noronhainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional de Geociências - RIGEOinstname:Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM)instacron:CPRM2024-09-10T19:23:45Zoai:rigeo.sgb.gov.br:doc/21544Repositório InstitucionalONGhttps://rigeo.sgb.gov.br/oai/requestrigeo@sgb.gov.bropendoar:43362025-02-24T10:25:01.828346Repositório Institucional de Geociências - RIGEO - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da discretização na calibração do modelo MGB-IPH para a Bacia do rio Uruguai
title Efeito da discretização na calibração do modelo MGB-IPH para a Bacia do rio Uruguai
spellingShingle Efeito da discretização na calibração do modelo MGB-IPH para a Bacia do rio Uruguai
MULLER, Yuri Timm
DISCRETIZAÇÃO
MODELO MGB-IPH
RIO GRANDE DO SUL
RIO URUGUAI
SACE
SISTEMA DE ALERTA DE EVENTOS CRÍTICOS
INUNDAÇÕES
MODELOS DE GRANDES BACIAS
MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO
SRTM
MDE
SANTA CATARINA
GEOGRAFIA FÍSICA
URUGUAI
ARGENTINA
DISCRETIZATION
MGB-IPH MODELS
MORPHOLOGY
RELIEF
HIPSOMETRIC
DIGITAL MODEL ELEVATION
title_short Efeito da discretização na calibração do modelo MGB-IPH para a Bacia do rio Uruguai
title_full Efeito da discretização na calibração do modelo MGB-IPH para a Bacia do rio Uruguai
title_fullStr Efeito da discretização na calibração do modelo MGB-IPH para a Bacia do rio Uruguai
title_full_unstemmed Efeito da discretização na calibração do modelo MGB-IPH para a Bacia do rio Uruguai
title_sort Efeito da discretização na calibração do modelo MGB-IPH para a Bacia do rio Uruguai
author MULLER, Yuri Timm
author_facet MULLER, Yuri Timm
FAN, Fernando Mainardi
BUFFON, Franco Turco
MARCUZZO, Francisco Fernando Noronha
author_role author
author2 FAN, Fernando Mainardi
BUFFON, Franco Turco
MARCUZZO, Francisco Fernando Noronha
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MULLER, Yuri Timm
FAN, Fernando Mainardi
BUFFON, Franco Turco
MARCUZZO, Francisco Fernando Noronha
dc.subject.por.fl_str_mv DISCRETIZAÇÃO
MODELO MGB-IPH
RIO GRANDE DO SUL
RIO URUGUAI
SACE
SISTEMA DE ALERTA DE EVENTOS CRÍTICOS
INUNDAÇÕES
MODELOS DE GRANDES BACIAS
MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO
SRTM
MDE
SANTA CATARINA
GEOGRAFIA FÍSICA
URUGUAI
ARGENTINA
DISCRETIZATION
MGB-IPH MODELS
MORPHOLOGY
RELIEF
HIPSOMETRIC
DIGITAL MODEL ELEVATION
topic DISCRETIZAÇÃO
MODELO MGB-IPH
RIO GRANDE DO SUL
RIO URUGUAI
SACE
SISTEMA DE ALERTA DE EVENTOS CRÍTICOS
INUNDAÇÕES
MODELOS DE GRANDES BACIAS
MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO
SRTM
MDE
SANTA CATARINA
GEOGRAFIA FÍSICA
URUGUAI
ARGENTINA
DISCRETIZATION
MGB-IPH MODELS
MORPHOLOGY
RELIEF
HIPSOMETRIC
DIGITAL MODEL ELEVATION
description Sistemas de alerta de eventos críticos permitem que agências governamentais, instituições públicas e privadas, defesa civil e cidadãos possam ser alertados e auxiliar na tomada de decisão. O presente trabalho teve como objetivo principal analisar o efeito da discretização na calibração do MGB-IPH para a bacia do rio Uruguai, em termos da representação de cheias, tempo de processamento e tempo de pré-processamento. Buscou-se investigar a relação de custo versus benefício em utilizar diferentes tamanhos de trechos de rio no processo de discretização da área, mais especificamente na segmentação da rede de drenagem por comprimento fixo. Concomitantemente a este estudo está a calibração e operacionalização do modelo MGB-IPH para a bacia do rio Uruguai pelo Serviço Geológico do Brasil - CPRM, inserido no projeto “Sistema de Alerta Hidrológico na Bacia do Rio Uruguai”. Com os resultados obtidos, de modo geral, tem-se a tendência de quanto mais refina a discretização melhores são os resultados, porém maior custo computacional. Na comparação com a discretização inicial (10km), o trecho de 7km apresentou os melhores resultados na representação da cheia, porém o tempo de simulação foi demasiado elevado, não justificando tal refinamento. Já com o trecho de 20km, obteve-se redução significativa do tempo de simulação com pouca atenuação da qualidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11
2020-01-02T14:08:12Z
2020-01-02T14:08:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MULLER, Yuri Timm; FAN, Fernando Mainardi; BUFFON, Franco Turco; MARCUZZO, Francisco Fernando Noronha. Efeito da discretização na calibração do modelo MGB-IPH para a Bacia do rio Uruguai. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 23., 2019, Foz do Iguaçu, PR. Anais [...]. Foz do Iguaçu: ABRH, 2019.
https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/21544
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/79692/001300000277z
identifier_str_mv MULLER, Yuri Timm; FAN, Fernando Mainardi; BUFFON, Franco Turco; MARCUZZO, Francisco Fernando Noronha. Efeito da discretização na calibração do modelo MGB-IPH para a Bacia do rio Uruguai. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 23., 2019, Foz do Iguaçu, PR. Anais [...]. Foz do Iguaçu: ABRH, 2019.
ark:/79692/001300000277z
url https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/21544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
image/png
image/png
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRH
publisher.none.fl_str_mv ABRH
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional de Geociências - RIGEO
instname:Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM)
instacron:CPRM
instname_str Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM)
instacron_str CPRM
institution CPRM
reponame_str Repositório Institucional de Geociências - RIGEO
collection Repositório Institucional de Geociências - RIGEO
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional de Geociências - RIGEO - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM)
repository.mail.fl_str_mv rigeo@sgb.gov.br
_version_ 1828761132910772224