Índice de anomalias de chuvas do estado do Tocantins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCUZZO, Francisco Fernando Noronha
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: GOULARTE, Elvis Richard Pires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional de Geociências - RIGEO
Texto Completo: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/14834
Resumo: A análise do comportamento das chuvas se torna importante uma vez que possibilita detectar tendências ou alterações no clima, em escalas locais, regionais, estaduais, nacionais e continentais. O presente trabalho teve como objetivo analisar a variação do Índice de Anomalia de Chuva (IAC) da precipitação pluvial no estado do Tocantins. Utilizaram-se dados de 43 estações pluviométricas distribuídas no estado, dados de 30 anos, 1977 a 2006, onde foram calculados os Índices de Anomalia de Chuva mensais para a classificação dos períodos secos e úmidos de acordo com a média local organizadas em médias temporais. Os resultados mostraram que a distribuição pluviométrica no estado do Tocantins apresenta uma grande variação nos índices interanuais precipitados em cada mês. No mês de janeiro, que é o mês mais úmido no estado do Tocantins, de 1977 a 2006, observou-se que o cálculo do IAC detectou 13 anos úmidos e 17 anos secos. Com a aplicação do IAC, para o período de estudo de 30 anos, pode-se concluir que houve um maior número de anos secos do que de anos úmidos, ou seja, houve uma tendência de diminuição das chuvas no estado do Tocantins para o período histórico estudado de 1977 a 2006.
id CPRM_c4cbfb293f5cf5e201ab7d6cc1c76732
oai_identifier_str oai:rigeo.sgb.gov.br:doc/14834
network_acronym_str CPRM
network_name_str Repositório Institucional de Geociências - RIGEO
repository_id_str 4336
spelling Índice de anomalias de chuvas do estado do TocantinsCLIMATOLOGIAPRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICAPLUVIOMETRIACERRADOTOCANTINSCHUVAAMAZÔNIATOPO TO RASTESBACIA HIDROGRÁFICA TOCANTINS-ARAGUAIAPALMASTOCANTINÓPOLISRAINPRECIPITATIONPLUVIOGRAMHIETROGRAMRAINFALLPLUVIOMETRIC DATACLIMATE MODELSSOUTH AMERICAA análise do comportamento das chuvas se torna importante uma vez que possibilita detectar tendências ou alterações no clima, em escalas locais, regionais, estaduais, nacionais e continentais. O presente trabalho teve como objetivo analisar a variação do Índice de Anomalia de Chuva (IAC) da precipitação pluvial no estado do Tocantins. Utilizaram-se dados de 43 estações pluviométricas distribuídas no estado, dados de 30 anos, 1977 a 2006, onde foram calculados os Índices de Anomalia de Chuva mensais para a classificação dos períodos secos e úmidos de acordo com a média local organizadas em médias temporais. Os resultados mostraram que a distribuição pluviométrica no estado do Tocantins apresenta uma grande variação nos índices interanuais precipitados em cada mês. No mês de janeiro, que é o mês mais úmido no estado do Tocantins, de 1977 a 2006, observou-se que o cálculo do IAC detectou 13 anos úmidos e 17 anos secos. Com a aplicação do IAC, para o período de estudo de 30 anos, pode-se concluir que houve um maior número de anos secos do que de anos úmidos, ou seja, houve uma tendência de diminuição das chuvas no estado do Tocantins para o período histórico estudado de 1977 a 2006.UFG2015-09-18T19:59:05Z2015-09-18T19:59:05Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfimage/pngMARCUZZO, Francisco Fernando Noronha; GOULARTE, Elvis Richard Pires. Índice de anomalias de chuvas do estado do Tocantins. Geoambiente On-line, Jataí-GO, n. 19, p. 55-71, jul./dez. 2012.1679-9860https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/14834MARCUZZO, Francisco Fernando NoronhaGOULARTE, Elvis Richard Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional de Geociências - RIGEOinstname:Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM)instacron:CPRM2024-09-09T18:40:15Zoai:rigeo.sgb.gov.br:doc/14834Repositório InstitucionalONGhttps://rigeo.sgb.gov.br/oai/requestrigeo@sgb.gov.bropendoar:43362025-02-24T10:32:57.446436Repositório Institucional de Geociências - RIGEO - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM)false
dc.title.none.fl_str_mv Índice de anomalias de chuvas do estado do Tocantins
title Índice de anomalias de chuvas do estado do Tocantins
spellingShingle Índice de anomalias de chuvas do estado do Tocantins
MARCUZZO, Francisco Fernando Noronha
CLIMATOLOGIA
PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA
PLUVIOMETRIA
CERRADO
TOCANTINS
CHUVA
AMAZÔNIA
TOPO TO RASTES
BACIA HIDROGRÁFICA TOCANTINS-ARAGUAIA
PALMAS
TOCANTINÓPOLIS
RAIN
PRECIPITATION
PLUVIOGRAM
HIETROGRAM
RAINFALL
PLUVIOMETRIC DATA
CLIMATE MODELS
SOUTH AMERICA
title_short Índice de anomalias de chuvas do estado do Tocantins
title_full Índice de anomalias de chuvas do estado do Tocantins
title_fullStr Índice de anomalias de chuvas do estado do Tocantins
title_full_unstemmed Índice de anomalias de chuvas do estado do Tocantins
title_sort Índice de anomalias de chuvas do estado do Tocantins
author MARCUZZO, Francisco Fernando Noronha
author_facet MARCUZZO, Francisco Fernando Noronha
GOULARTE, Elvis Richard Pires
author_role author
author2 GOULARTE, Elvis Richard Pires
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCUZZO, Francisco Fernando Noronha
GOULARTE, Elvis Richard Pires
dc.subject.por.fl_str_mv CLIMATOLOGIA
PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA
PLUVIOMETRIA
CERRADO
TOCANTINS
CHUVA
AMAZÔNIA
TOPO TO RASTES
BACIA HIDROGRÁFICA TOCANTINS-ARAGUAIA
PALMAS
TOCANTINÓPOLIS
RAIN
PRECIPITATION
PLUVIOGRAM
HIETROGRAM
RAINFALL
PLUVIOMETRIC DATA
CLIMATE MODELS
SOUTH AMERICA
topic CLIMATOLOGIA
PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA
PLUVIOMETRIA
CERRADO
TOCANTINS
CHUVA
AMAZÔNIA
TOPO TO RASTES
BACIA HIDROGRÁFICA TOCANTINS-ARAGUAIA
PALMAS
TOCANTINÓPOLIS
RAIN
PRECIPITATION
PLUVIOGRAM
HIETROGRAM
RAINFALL
PLUVIOMETRIC DATA
CLIMATE MODELS
SOUTH AMERICA
description A análise do comportamento das chuvas se torna importante uma vez que possibilita detectar tendências ou alterações no clima, em escalas locais, regionais, estaduais, nacionais e continentais. O presente trabalho teve como objetivo analisar a variação do Índice de Anomalia de Chuva (IAC) da precipitação pluvial no estado do Tocantins. Utilizaram-se dados de 43 estações pluviométricas distribuídas no estado, dados de 30 anos, 1977 a 2006, onde foram calculados os Índices de Anomalia de Chuva mensais para a classificação dos períodos secos e úmidos de acordo com a média local organizadas em médias temporais. Os resultados mostraram que a distribuição pluviométrica no estado do Tocantins apresenta uma grande variação nos índices interanuais precipitados em cada mês. No mês de janeiro, que é o mês mais úmido no estado do Tocantins, de 1977 a 2006, observou-se que o cálculo do IAC detectou 13 anos úmidos e 17 anos secos. Com a aplicação do IAC, para o período de estudo de 30 anos, pode-se concluir que houve um maior número de anos secos do que de anos úmidos, ou seja, houve uma tendência de diminuição das chuvas no estado do Tocantins para o período histórico estudado de 1977 a 2006.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-09-18T19:59:05Z
2015-09-18T19:59:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARCUZZO, Francisco Fernando Noronha; GOULARTE, Elvis Richard Pires. Índice de anomalias de chuvas do estado do Tocantins. Geoambiente On-line, Jataí-GO, n. 19, p. 55-71, jul./dez. 2012.
1679-9860
https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/14834
identifier_str_mv MARCUZZO, Francisco Fernando Noronha; GOULARTE, Elvis Richard Pires. Índice de anomalias de chuvas do estado do Tocantins. Geoambiente On-line, Jataí-GO, n. 19, p. 55-71, jul./dez. 2012.
1679-9860
url https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/14834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/png
dc.publisher.none.fl_str_mv UFG
publisher.none.fl_str_mv UFG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional de Geociências - RIGEO
instname:Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM)
instacron:CPRM
instname_str Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM)
instacron_str CPRM
institution CPRM
reponame_str Repositório Institucional de Geociências - RIGEO
collection Repositório Institucional de Geociências - RIGEO
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional de Geociências - RIGEO - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM)
repository.mail.fl_str_mv rigeo@sgb.gov.br
_version_ 1824950532022730752