A formação pedagógica em contabilidade - um pouco de história e algumas reflexões - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n9p55-65

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Cláudio Ulysses Ferreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
Texto Completo: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1035
Resumo: O presente artigo procura discutir o perfil do professor de contabilidade e as novas competências necessárias para a prática docente na área contábil. Primeiramente, é feita uma breve revisão histórica da formação de professores no Brasil, procurando focar a área contábil. Num segundo momento, procura-se historiar o surgimento e o crescimento da discussão sobre a pedagogia das competências para, em seguida, fazer referências à prática pedagógica dos professores na área contábil. Finalmente, o artigo apresenta perspectivas e oferece alguns subsídios para a reflexão da formação e prática pedagógica dos professores, procurando apontar como a tecnologia pode influenciar na melhora contínua da formação pedagógica em contabilidade.  
id CRCSC-1_0b20172957a43a30c316306f5d977828
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1035
network_acronym_str CRCSC-1
network_name_str Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
repository_id_str
spelling A formação pedagógica em contabilidade - um pouco de história e algumas reflexões - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n9p55-65ContabilidadeCompetênciaFormação PedagógicaProfessorPerfil Profissional.O presente artigo procura discutir o perfil do professor de contabilidade e as novas competências necessárias para a prática docente na área contábil. Primeiramente, é feita uma breve revisão histórica da formação de professores no Brasil, procurando focar a área contábil. Num segundo momento, procura-se historiar o surgimento e o crescimento da discussão sobre a pedagogia das competências para, em seguida, fazer referências à prática pedagógica dos professores na área contábil. Finalmente, o artigo apresenta perspectivas e oferece alguns subsídios para a reflexão da formação e prática pedagógica dos professores, procurando apontar como a tecnologia pode influenciar na melhora contínua da formação pedagógica em contabilidade.  Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina2011-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1035Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 3 n. 9 (2004): Agosto-Novembro; p. 55-652237-76621808-3781reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)instacron:CRCSCporhttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1035/965Coelho, Cláudio Ulysses Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-10-26T17:07:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1035Revistahttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/crcscPRIhttp://revista.crcsc.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/CRCSC/oai||revista@crcsc.org.br2237-76621808-3781opendoar:2011-10-26T17:07:23Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação pedagógica em contabilidade - um pouco de história e algumas reflexões - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n9p55-65
title A formação pedagógica em contabilidade - um pouco de história e algumas reflexões - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n9p55-65
spellingShingle A formação pedagógica em contabilidade - um pouco de história e algumas reflexões - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n9p55-65
Coelho, Cláudio Ulysses Ferreira
Contabilidade
Competência
Formação Pedagógica
Professor
Perfil Profissional.
title_short A formação pedagógica em contabilidade - um pouco de história e algumas reflexões - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n9p55-65
title_full A formação pedagógica em contabilidade - um pouco de história e algumas reflexões - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n9p55-65
title_fullStr A formação pedagógica em contabilidade - um pouco de história e algumas reflexões - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n9p55-65
title_full_unstemmed A formação pedagógica em contabilidade - um pouco de história e algumas reflexões - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n9p55-65
title_sort A formação pedagógica em contabilidade - um pouco de história e algumas reflexões - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n9p55-65
author Coelho, Cláudio Ulysses Ferreira
author_facet Coelho, Cláudio Ulysses Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Cláudio Ulysses Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
Competência
Formação Pedagógica
Professor
Perfil Profissional.
topic Contabilidade
Competência
Formação Pedagógica
Professor
Perfil Profissional.
description O presente artigo procura discutir o perfil do professor de contabilidade e as novas competências necessárias para a prática docente na área contábil. Primeiramente, é feita uma breve revisão histórica da formação de professores no Brasil, procurando focar a área contábil. Num segundo momento, procura-se historiar o surgimento e o crescimento da discussão sobre a pedagogia das competências para, em seguida, fazer referências à prática pedagógica dos professores na área contábil. Finalmente, o artigo apresenta perspectivas e oferece alguns subsídios para a reflexão da formação e prática pedagógica dos professores, procurando apontar como a tecnologia pode influenciar na melhora contínua da formação pedagógica em contabilidade.  
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1035
url https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1035/965
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 3 n. 9 (2004): Agosto-Novembro; p. 55-65
2237-7662
1808-3781
reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
instacron:CRCSC
instname_str Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
instacron_str CRCSC
institution CRCSC
reponame_str Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
collection Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@crcsc.org.br
_version_ 1754122416114630656