A imagem do profissional contábil transmitida no filme “O Contador”
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) |
Texto Completo: | https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3225 |
Resumo: | Com o intuito de compreender como a imagem do contador é propagada pela mídia, analisou-se elementos de legitimidade propostos por Suchman (1995) e estereótipos ligados à imagem do contador presentes no filme “O Contador” (2016). A pesquisa caracterizou-se como documental, descritiva e qualitativa. Para a análise e interpretação dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo categorial proposta por Bardin (2010), sendo que as categorias foram formadas a priori. Evidenciou-se que os elementos de legitimidade estiveram presentes, quanto à legitimidade pragmática, na forma como o contador se veste; no envolvimento em trabalhos criminosos; na demonstração de sua capacidade técnica. Na legitimidade moral, existem dilemas éticos conflitantes nas ações do contador, especialista em dinheiro sujo. Quanto à legitimidade cognitiva, ele é visto como alguém que agrada seus clientes e nem sempre escolhe a profissão por afinidade. Em relação aos estereótipos, observou-se discrepância entre gêneros; dificuldade de relacionamento; falta de senso de humor e que o profissional contábil apresenta raciocínio lógico e matemático apurado e competência em suas funções. Destaca-se, portanto, como contribuições da pesquisa, a elucidação das distorções encontradas sobre a imagem dos contadores em estudos empíricos, em relação ao que é veiculado na mídia, por meio do filme analisado, buscando assim, combater imagens negativas da profissão, ao identificar como elas surgem. Com isso, a área contábil beneficia-se com uma possível mudança na percepção popular da importância dos contadores para as empresas, ao entender que o profissional criminoso, exposto nas mídias atuais, diverge daquele que é exigido pelo mercado de trabalho. |
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A imagem do profissional contábil transmitida no filme “O Contador”Public perception of the accounting professional through the movie “The Accountant”Theory of legitimacyStereotypesMediaImage of the accountantTeoria da legitimidadeEstereótiposMídiaImagem do contadorCom o intuito de compreender como a imagem do contador é propagada pela mídia, analisou-se elementos de legitimidade propostos por Suchman (1995) e estereótipos ligados à imagem do contador presentes no filme “O Contador” (2016). A pesquisa caracterizou-se como documental, descritiva e qualitativa. Para a análise e interpretação dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo categorial proposta por Bardin (2010), sendo que as categorias foram formadas a priori. Evidenciou-se que os elementos de legitimidade estiveram presentes, quanto à legitimidade pragmática, na forma como o contador se veste; no envolvimento em trabalhos criminosos; na demonstração de sua capacidade técnica. Na legitimidade moral, existem dilemas éticos conflitantes nas ações do contador, especialista em dinheiro sujo. Quanto à legitimidade cognitiva, ele é visto como alguém que agrada seus clientes e nem sempre escolhe a profissão por afinidade. Em relação aos estereótipos, observou-se discrepância entre gêneros; dificuldade de relacionamento; falta de senso de humor e que o profissional contábil apresenta raciocínio lógico e matemático apurado e competência em suas funções. Destaca-se, portanto, como contribuições da pesquisa, a elucidação das distorções encontradas sobre a imagem dos contadores em estudos empíricos, em relação ao que é veiculado na mídia, por meio do filme analisado, buscando assim, combater imagens negativas da profissão, ao identificar como elas surgem. Com isso, a área contábil beneficia-se com uma possível mudança na percepção popular da importância dos contadores para as empresas, ao entender que o profissional criminoso, exposto nas mídias atuais, diverge daquele que é exigido pelo mercado de trabalho.With the goal of understanding how the image of accountants is portrayed by the media, we analyzed elements of legitimacy proposed by Suchman (1995) and stereotypes linked to the image of the accountant found in the movie “The Accountant” (2016). The research is documentary, descriptive and qualitative. To analyze and interpret data, we used the Categorical Content Analysis proposed by Bardin (2010), and the categories were determined beforehand. It was found that the elements of legitimacy were present regarding pragmatic legitimacy in the way the accountant dresses, his involvement in criminal activities, the demonstrating of his technical capacity. Regarding moral legitimacy, there are conflicting ethical dilemmas in the actions of the accountant, a specialist in dirty money. Regarding cognitive legitimacy, he is seen as someone who pleases his clients and does not always choose the profession by affinity. Regarding stereotypes, there was a discrepancy between genders, relationship difficulty, lack of sense of humor and that the accounting professional presents accurate logical and mathematical reasoning and competence in their functions. As research contributions, therefore, we can highlight the elucidation of distortions found involving the image of accountants in empirical studies, in relation to what is portrayed by the media, by the movie under analysis, seeking to combat negative images of the profession by identifying how they arise. The accounting field benefits from this with a possible shift in the popular perception of the importance of accountants for companies, by understanding that the criminal professional, exposed in the current media, are different from the professional required by the job market.Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina2022-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/ziptext/xmlhttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/322510.16930/2237-766220223225Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 21 (2022): RCCC; e32252237-76621808-378110.16930/2237-76622022reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)instacron:CRCSCporenghttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3225/2357https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3225/2358https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3225/2363https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3225/236410.16930/2237-766220223225110.16930/2237-7662202232252Copyright (c) 2022 Revista Catarinense da Ciência Contábilhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHonorio, Filippi Mickael MartiniSilva, Elvis Joel Rodrigues da Walter, Silvana AnitaSilva, Sidnei Celerino da 2022-02-13T17:16:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3225Revistahttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/crcscPRIhttp://revista.crcsc.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/CRCSC/oai||revista@crcsc.org.br2237-76621808-3781opendoar:2022-02-13T17:16:56Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)false |
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