Relação entre Sustentabilidade e Inovação: uma análise da legitimidade organizacional das empresas do setor elétrico brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Lorena Lucena
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Antonovz, Tatiane, Correa, Michael Dias, Silva, Otavio Augusto de Paula da, Panhoca, Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
Texto Completo: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2807
Resumo: Esta pesquisa visou identificar junto às empresas do setor elétrico listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) se a inovação em Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é utilizada como item estratégico para legitimar suas ações, tendo como base a perspectiva da Teoria da Legitimidade. A RSC coloca a companhia atuando de forma ética e buscando a eficácia econômica, sem excluir as necessidades sociais e dos trabalhadores. O artigo focou na compreensão de três dimensões da inovação: incremental innovation, radical innovation e game-changing innovation, relacionadas a mudanças em processos, ações e relações empresariais. Esta pesquisa delineou-se como descritiva e documental, baseada em dados secundários analisados de 2011 a 2016, totalizando 9 empresas escolhidas e 54 relatórios. No quesito incremental innovation, apesar de divulgadas, não é claro se tais ações são apresentadas como reais práticas de RSC ou se buscam somente legitimar as organizações frente a seus stakeholders. Já no quesito radical innovation observaram-se, por exemplo, mudanças no comportamento dos fornecedores quanto à integração da inovação nas companhias analisadas. No item game-changing innovation, apesar de algumas iniciativas, a maioria dos relatórios não apresentou ações consistentes. Conclui-se que ainda há poucas informações das mudanças provocadas pelas inovações tanto tecnológicas quanto operacionais, oriundas de novas práticas, procedimentos e costumes. Adicionalmente, a inovação como estratégia pode ser entendida como uma forma de legitimar as ações da RSC, estando mais voltadas para obrigações impostas pelos órgãos reguladores. Logo, há uma lacuna quanto ao seu objeto enquanto característica social.
id CRCSC-1_3d1b404b14b71223d724c49912712cd0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2807
network_acronym_str CRCSC-1
network_name_str Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
repository_id_str
spelling Relação entre Sustentabilidade e Inovação: uma análise da legitimidade organizacional das empresas do setor elétrico brasileiroRelationship between sustainability and innovation: an analysis of the organizational legitimacy in companies of the brazilian electric sectorInovaçãoSustentabilidadeDivulgaçãoRelatório SocialLegitimidadeInnovationSustainabilityDisclosureSocial reportLegitimacy.Esta pesquisa visou identificar junto às empresas do setor elétrico listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) se a inovação em Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é utilizada como item estratégico para legitimar suas ações, tendo como base a perspectiva da Teoria da Legitimidade. A RSC coloca a companhia atuando de forma ética e buscando a eficácia econômica, sem excluir as necessidades sociais e dos trabalhadores. O artigo focou na compreensão de três dimensões da inovação: incremental innovation, radical innovation e game-changing innovation, relacionadas a mudanças em processos, ações e relações empresariais. Esta pesquisa delineou-se como descritiva e documental, baseada em dados secundários analisados de 2011 a 2016, totalizando 9 empresas escolhidas e 54 relatórios. No quesito incremental innovation, apesar de divulgadas, não é claro se tais ações são apresentadas como reais práticas de RSC ou se buscam somente legitimar as organizações frente a seus stakeholders. Já no quesito radical innovation observaram-se, por exemplo, mudanças no comportamento dos fornecedores quanto à integração da inovação nas companhias analisadas. No item game-changing innovation, apesar de algumas iniciativas, a maioria dos relatórios não apresentou ações consistentes. Conclui-se que ainda há poucas informações das mudanças provocadas pelas inovações tanto tecnológicas quanto operacionais, oriundas de novas práticas, procedimentos e costumes. Adicionalmente, a inovação como estratégia pode ser entendida como uma forma de legitimar as ações da RSC, estando mais voltadas para obrigações impostas pelos órgãos reguladores. Logo, há uma lacuna quanto ao seu objeto enquanto característica social.This research aimed to identify in companies in the electric sector listed in the Corporate Sustainability Index (ISE) whether the innovation in Corporate Social Responsibility (CSR) is used as a strategic item to legitimize its actions based on the Legitimacy Theory perspective. CSR places the company acting ethically and seeking economic efficiency, without excluding social and worker needs. The paper focused on the understanding of three innovation dimensions: incremental innovation, radical innovation and game-changing innovation, related to changes in processes, actions and business relationships. This research was delineated as descriptive and documental, based on secondary data analyzed from 2011 to 2016, totaling 9 chosen companies and 54 reports. Regarding incremental innovation, although it is disclosed, it is not clear whether such actions are presented as real CSR practices or if they only seek to legitimize organizations to their stakeholders. In the radical innovation issue, for example, there were changes in suppliers’ behavior regarding the integration of innovation in the analyzed companies. In game-changing innovation, despite some initiatives, most reports did not present consistent actions. It is concluded that there is still few information of the changes brought by technological and operational innovations, arising from new practices, procedures and behaviors. In addition, innovation as a strategy can be understood as a way of legitimizing CSR actions, being more focused on obligations imposed by regulatory boards. Therefore, there is a gap as to its object as a social characteristic.Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina2019-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamhttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/280710.16930/2237-766220192807Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 18 (2019): RCCC; 1-162237-76621808-378110.16930/2237-76622019reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)instacron:CRCSCporenghttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2807/2094https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2807/2095https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2807/2119Copyright (c) 2019 REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBILinfo:eu-repo/semantics/openAccessFurtado, Lorena LucenaAntonovz, TatianeCorrea, Michael DiasSilva, Otavio Augusto de Paula daPanhoca, Luiz2021-05-23T04:02:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2807Revistahttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/crcscPRIhttp://revista.crcsc.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/CRCSC/oai||revista@crcsc.org.br2237-76621808-3781opendoar:2021-05-23T04:02:12Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre Sustentabilidade e Inovação: uma análise da legitimidade organizacional das empresas do setor elétrico brasileiro
Relationship between sustainability and innovation: an analysis of the organizational legitimacy in companies of the brazilian electric sector
title Relação entre Sustentabilidade e Inovação: uma análise da legitimidade organizacional das empresas do setor elétrico brasileiro
spellingShingle Relação entre Sustentabilidade e Inovação: uma análise da legitimidade organizacional das empresas do setor elétrico brasileiro
Furtado, Lorena Lucena
Inovação
Sustentabilidade
Divulgação
Relatório Social
Legitimidade
Innovation
Sustainability
Disclosure
Social report
Legitimacy.
title_short Relação entre Sustentabilidade e Inovação: uma análise da legitimidade organizacional das empresas do setor elétrico brasileiro
title_full Relação entre Sustentabilidade e Inovação: uma análise da legitimidade organizacional das empresas do setor elétrico brasileiro
title_fullStr Relação entre Sustentabilidade e Inovação: uma análise da legitimidade organizacional das empresas do setor elétrico brasileiro
title_full_unstemmed Relação entre Sustentabilidade e Inovação: uma análise da legitimidade organizacional das empresas do setor elétrico brasileiro
title_sort Relação entre Sustentabilidade e Inovação: uma análise da legitimidade organizacional das empresas do setor elétrico brasileiro
author Furtado, Lorena Lucena
author_facet Furtado, Lorena Lucena
Antonovz, Tatiane
Correa, Michael Dias
Silva, Otavio Augusto de Paula da
Panhoca, Luiz
author_role author
author2 Antonovz, Tatiane
Correa, Michael Dias
Silva, Otavio Augusto de Paula da
Panhoca, Luiz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Lorena Lucena
Antonovz, Tatiane
Correa, Michael Dias
Silva, Otavio Augusto de Paula da
Panhoca, Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Sustentabilidade
Divulgação
Relatório Social
Legitimidade
Innovation
Sustainability
Disclosure
Social report
Legitimacy.
topic Inovação
Sustentabilidade
Divulgação
Relatório Social
Legitimidade
Innovation
Sustainability
Disclosure
Social report
Legitimacy.
description Esta pesquisa visou identificar junto às empresas do setor elétrico listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) se a inovação em Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é utilizada como item estratégico para legitimar suas ações, tendo como base a perspectiva da Teoria da Legitimidade. A RSC coloca a companhia atuando de forma ética e buscando a eficácia econômica, sem excluir as necessidades sociais e dos trabalhadores. O artigo focou na compreensão de três dimensões da inovação: incremental innovation, radical innovation e game-changing innovation, relacionadas a mudanças em processos, ações e relações empresariais. Esta pesquisa delineou-se como descritiva e documental, baseada em dados secundários analisados de 2011 a 2016, totalizando 9 empresas escolhidas e 54 relatórios. No quesito incremental innovation, apesar de divulgadas, não é claro se tais ações são apresentadas como reais práticas de RSC ou se buscam somente legitimar as organizações frente a seus stakeholders. Já no quesito radical innovation observaram-se, por exemplo, mudanças no comportamento dos fornecedores quanto à integração da inovação nas companhias analisadas. No item game-changing innovation, apesar de algumas iniciativas, a maioria dos relatórios não apresentou ações consistentes. Conclui-se que ainda há poucas informações das mudanças provocadas pelas inovações tanto tecnológicas quanto operacionais, oriundas de novas práticas, procedimentos e costumes. Adicionalmente, a inovação como estratégia pode ser entendida como uma forma de legitimar as ações da RSC, estando mais voltadas para obrigações impostas pelos órgãos reguladores. Logo, há uma lacuna quanto ao seu objeto enquanto característica social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2807
10.16930/2237-766220192807
url https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2807
identifier_str_mv 10.16930/2237-766220192807
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2807/2094
https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2807/2095
https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2807/2119
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBIL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBIL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 18 (2019): RCCC; 1-16
2237-7662
1808-3781
10.16930/2237-76622019
reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
instacron:CRCSC
instname_str Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
instacron_str CRCSC
institution CRCSC
reponame_str Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
collection Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@crcsc.org.br
_version_ 1809731683515105280