Intangibilidade e o valor da empresa: uma análise do mercado acionário brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) |
Texto Completo: | https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3045 |
Resumo: | Visando preencher uma lacuna na literatura com relação aos impactos dos investimentos em ativos intangíveis no valor de mercado das companhias brasileiras, o presente estudo tem por objetivo investigar se existe associação entre o nível de intangibilidade e o valor de mercado das companhias abertas com ações negociadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3). A amostra compreende 158 companhias abertas não-financeiras listadas na B3, com dados disponíveis ao longo do período de 2010 a 2018. A coleta foi realizada através da base de dados Thomson Reuters Eikon. Os principais resultados evidenciam que, de fato, o nível de investimentos em ativos intangíveis das companhias apresenta uma relação positiva e estatisticamente significante com o valor de mercado. Assim, o investimento em ativos intangíveis desempenha, em especial, um papel de destaque entre os fatores específicos de desempenho da empresa, além de agirem como propulsores de vantagem competitiva. À luz da teoria do disclosure, infere-se que o fato de as empresas alcançarem uma maior valorização no mercado acionário, mediante o aumento no nível de investimentos realizados em ativos intangíveis, reporta à divulgação association-based, já que os efeitos da divulgação geram uma mudança agregada nas ações dos investidores, modificando o comportamento dos preços dos ativos e do volume de negociação. Ademais, os resultados apontam para consideráveis implicações para as empresas, gestores, acionistas e potenciais investidores. Na medida em que se compreende a influência positiva exercida pelo nível de investimento em ativos intangíveis no valor da empresa, pode-se inferir que benefícios fluirão dessa relação. |
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Intangibilidade e o valor da empresa: uma análise do mercado acionário brasileiroIntangibility and value of the company: an analysis of the brazilian stock marketIntangible assetsIntangibilityMarket value.Ativos IntangíveisIntangibilidadeValor de Mercado.Visando preencher uma lacuna na literatura com relação aos impactos dos investimentos em ativos intangíveis no valor de mercado das companhias brasileiras, o presente estudo tem por objetivo investigar se existe associação entre o nível de intangibilidade e o valor de mercado das companhias abertas com ações negociadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3). A amostra compreende 158 companhias abertas não-financeiras listadas na B3, com dados disponíveis ao longo do período de 2010 a 2018. A coleta foi realizada através da base de dados Thomson Reuters Eikon. Os principais resultados evidenciam que, de fato, o nível de investimentos em ativos intangíveis das companhias apresenta uma relação positiva e estatisticamente significante com o valor de mercado. Assim, o investimento em ativos intangíveis desempenha, em especial, um papel de destaque entre os fatores específicos de desempenho da empresa, além de agirem como propulsores de vantagem competitiva. À luz da teoria do disclosure, infere-se que o fato de as empresas alcançarem uma maior valorização no mercado acionário, mediante o aumento no nível de investimentos realizados em ativos intangíveis, reporta à divulgação association-based, já que os efeitos da divulgação geram uma mudança agregada nas ações dos investidores, modificando o comportamento dos preços dos ativos e do volume de negociação. Ademais, os resultados apontam para consideráveis implicações para as empresas, gestores, acionistas e potenciais investidores. Na medida em que se compreende a influência positiva exercida pelo nível de investimento em ativos intangíveis no valor da empresa, pode-se inferir que benefícios fluirão dessa relação.This study aims to investigate the existence of an association between the level of intangibility and the market value of public companies with shares traded on the Brasil, Bolsa, Balcão (B3) to fill a gap in the literature regarding the impacts of investments in intangible assets on the market value of Brazilian companies. The sample comprises 158 non-financial publicly held companies listed on B3, with data available from 2010 to 2018. The collection was conducted using the Thomson Reuters Eikon database. The preliminary results show that the investment level in companies' intangible assets has a positive and statistically significant relationship with the market value. Thus, investment in intangible assets plays a specially prominent role among the company's specific performance factors and acts as drivers for a competitive advantage. In light of the disclosure theory, it appears that the fact that companies achieve greater appreciation in the stock market by increasing the level of investments made in intangible assets reports to an association-based disclosure since the effects of disclosure generate an aggregate change in investors' shares, changing the behavior of asset prices and trading volume. Furthermore, the results indicate considerable implications for companies, managers, shareholders, and potential investors. It can be inferred that benefits will flow from this relationship to the extent that the positive influence of the investment level in intangible assets on the company's value is understood.Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamhttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/304510.16930/2237-766220203045Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 19 (2020): RCCC2237-76621808-3781reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)instacron:CRCSCporenghttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3045/2227https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3045/2228https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3045/2239Copyright (c) 2020 REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBILinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Hellen BomfimGonçalves, Tadeu Junior de CastroTavares, Adilson de Lima2021-05-23T03:57:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3045Revistahttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/crcscPRIhttp://revista.crcsc.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/CRCSC/oai||revista@crcsc.org.br2237-76621808-3781opendoar:2021-05-23T03:57:29Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)false |
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