Evolução do currículo de Contabilidade no Brasil desde 1809

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Sandro Vieira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Richartz, Fernando, Voss, Barbara de Lima, Freitas, Claudio Luiz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
Texto Completo: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1225
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar os conteúdos que compuseram os currículos dos cursos de Contabilidade no Brasil desde a instituição das aulas de comércio em 1809. Esta pesquisa está limitada à análise do conteúdo normativo e somente sobre este ângulo ela expõe a evolução curricular. A base teórica desta pesquisa envolve trabalhos científicos de dois eixos: análise da composição curricular e história do curso de Ciências Contábeis no Brasil. Este trabalho é classificado como uma pesquisa descritiva, histórica, documental, qualitativa e pesquisa básica pura. A trajetória metodológica desta pesquisa histórica começou com a identificação da legislação que regulou os cursos de Contabilidade. Posteriormente, foi analisada cada norma e descrito o seu conteúdo, em busca das disciplinas que eram ensinadas. Com isso, os resultados da pesquisa apontaram que  algumas disciplinas, como administração, auditoria, atuária, perícia, sistemas contábeis, teoria da contabilidade e análise das demonstrações contábeis, foram incluídas nos currículos dos cursos. Outras, como caligrafia, datilografia, geografia, história e línguas estrangeiras foram eliminadas dos currículos. No entanto, foi percebido que algumas disciplinas se mantiveram constantemente ligadas ao curso, como as de direito comercial, direito processual, direito tributário, matemática financeira, estatística e escrituração mercantil. Outro ponto a ser destacado foi a observação de mudanças ocorridas nas cargas horárias conforme aconteciam as alterações normativas. A duração mínima do curso variou de dois a quatro anos e em alguns momentos foi dividido em um curso preparatório e outro sequencial ou superior. Também se pode verificar que houve um aumento da variedade de disciplinas nos currículos mais recentes.
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