Impacto dos fatores pessoais, institucionais e estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico: uma análise com estudantes de contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abbas, Katia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lopes, Amanda Kelen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
Texto Completo: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3020
Resumo: A pesquisa tem como objetivo verificar a influência dos fatores pessoais, institucionais e dos estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis nas disciplinas com o maior índice de reprovação de uma Instituição de Ensino Superior. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário aplicado com os alunos do 2º, 3º e 4º anos e foram obtidas 229 respostas válidas. Para testar as hipóteses, foi utilizada a estatística descritiva e multivariada (regressão). Os resultados indicam que alguns dos fatores pessoais, tais como “turno”, “escola do ensino médio”, “estado civil”, “experiência na área”, “horas de estudo extraclasse”, “faixa etária”, “jornada de trabalho”, “membros da família”, “moradia”, “participação econômica familiar” e “renda familiar” apresentaram relação estatisticamente significativa com o desempenho. Dos componentes institucionais, a estratégia do projeto pedagógico do curso apresentou influência, enquanto a estrutura, o ambiente interno, o sistema técnico e a estratégia do corpo docente não foram confirmados. Por fim, os estilos de aprendizagem mostraram-se significativos apenas na disciplina de Laboratório Contábil, na qual estudantes com estilo convergente apresentaram média superior aos demais estilos. A identificação dessas variáveis (características pertinentes aos discentes e à instituição) possibilita à coordenação do curso de Ciências Contábeis e aos docentes estudarem estratégias para melhorar o resultado acadêmico dessas disciplinas, que são as que apresentam o maior índice de reprovação. A longo prazo, também espera-se contribuir para uma melhora nos índices do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e no Exame de Suficiência.
id CRCSC-1_e2a96e4485dde4150eebdd6ea036d621
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3020
network_acronym_str CRCSC-1
network_name_str Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
repository_id_str
spelling Impacto dos fatores pessoais, institucionais e estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico: uma análise com estudantes de contabilidadeImpact of personal, institutional factors and learning styles on academic performance: an analysis with accounting studentsAcademic PerformancePersonal FactorsInstitutional FactorsLearning Styles.Desempenho AcadêmicoFatores PessoaisFatores InstitucionaisEstilos de Aprendizagem.A pesquisa tem como objetivo verificar a influência dos fatores pessoais, institucionais e dos estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis nas disciplinas com o maior índice de reprovação de uma Instituição de Ensino Superior. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário aplicado com os alunos do 2º, 3º e 4º anos e foram obtidas 229 respostas válidas. Para testar as hipóteses, foi utilizada a estatística descritiva e multivariada (regressão). Os resultados indicam que alguns dos fatores pessoais, tais como “turno”, “escola do ensino médio”, “estado civil”, “experiência na área”, “horas de estudo extraclasse”, “faixa etária”, “jornada de trabalho”, “membros da família”, “moradia”, “participação econômica familiar” e “renda familiar” apresentaram relação estatisticamente significativa com o desempenho. Dos componentes institucionais, a estratégia do projeto pedagógico do curso apresentou influência, enquanto a estrutura, o ambiente interno, o sistema técnico e a estratégia do corpo docente não foram confirmados. Por fim, os estilos de aprendizagem mostraram-se significativos apenas na disciplina de Laboratório Contábil, na qual estudantes com estilo convergente apresentaram média superior aos demais estilos. A identificação dessas variáveis (características pertinentes aos discentes e à instituição) possibilita à coordenação do curso de Ciências Contábeis e aos docentes estudarem estratégias para melhorar o resultado acadêmico dessas disciplinas, que são as que apresentam o maior índice de reprovação. A longo prazo, também espera-se contribuir para uma melhora nos índices do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e no Exame de Suficiência.The research aims to verify the influence of personal, institutional factors, and learning styles on accounting students' academic performance in the disciplines with the highest failure rate in a Higher Education Institution. Data collection took place through a questionnaire applied to students of the 2nd, 3rd, and 4th years, and 229 valid responses were obtained. To test the hypotheses, descriptive and multivariate statistics (regression.) were used. The results indicate that some of the personal factors, such as shift, high school, marital status, experience in the area, extra-class study hours, age group, working hours, family members, housing, family economic participation, and family income, showed a statistically significant relationship with performance. Of the institutional components, the strategy of the course's pedagogical project had an influence, while structure, internal environment, technical system, and strategy of the faculty were not confirmed. Finally, the learning styles were found to be significant only in the discipline of Accounting Laboratory. Students with a converging style had a higher average than the other styles. Identifying these variables (characteristics pertinent to students and the institution) allows the coordination of the Accounting Sciences course and professors to study strategies to improve the academic results of these disciplines, which are the ones with the highest failure rate. It is also expected to contribute to an improvement in the National Student Performance Exam and Sufficiency Exam scores in the long run.Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina2020-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamhttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/302010.16930/2237-766220203020Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 19 (2020): RCCC2237-76621808-3781reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)instacron:CRCSCporenghttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3020/2213https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3020/2214https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3020/2219Copyright (c) 2020 REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBILinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbbas, KatiaLopes, Amanda Kelen2021-05-23T03:58:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3020Revistahttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/crcscPRIhttp://revista.crcsc.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/CRCSC/oai||revista@crcsc.org.br2237-76621808-3781opendoar:2021-05-23T03:58:02Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto dos fatores pessoais, institucionais e estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico: uma análise com estudantes de contabilidade
Impact of personal, institutional factors and learning styles on academic performance: an analysis with accounting students
title Impacto dos fatores pessoais, institucionais e estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico: uma análise com estudantes de contabilidade
spellingShingle Impacto dos fatores pessoais, institucionais e estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico: uma análise com estudantes de contabilidade
Abbas, Katia
Academic Performance
Personal Factors
Institutional Factors
Learning Styles.
Desempenho Acadêmico
Fatores Pessoais
Fatores Institucionais
Estilos de Aprendizagem.
title_short Impacto dos fatores pessoais, institucionais e estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico: uma análise com estudantes de contabilidade
title_full Impacto dos fatores pessoais, institucionais e estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico: uma análise com estudantes de contabilidade
title_fullStr Impacto dos fatores pessoais, institucionais e estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico: uma análise com estudantes de contabilidade
title_full_unstemmed Impacto dos fatores pessoais, institucionais e estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico: uma análise com estudantes de contabilidade
title_sort Impacto dos fatores pessoais, institucionais e estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico: uma análise com estudantes de contabilidade
author Abbas, Katia
author_facet Abbas, Katia
Lopes, Amanda Kelen
author_role author
author2 Lopes, Amanda Kelen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abbas, Katia
Lopes, Amanda Kelen
dc.subject.por.fl_str_mv Academic Performance
Personal Factors
Institutional Factors
Learning Styles.
Desempenho Acadêmico
Fatores Pessoais
Fatores Institucionais
Estilos de Aprendizagem.
topic Academic Performance
Personal Factors
Institutional Factors
Learning Styles.
Desempenho Acadêmico
Fatores Pessoais
Fatores Institucionais
Estilos de Aprendizagem.
description A pesquisa tem como objetivo verificar a influência dos fatores pessoais, institucionais e dos estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis nas disciplinas com o maior índice de reprovação de uma Instituição de Ensino Superior. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário aplicado com os alunos do 2º, 3º e 4º anos e foram obtidas 229 respostas válidas. Para testar as hipóteses, foi utilizada a estatística descritiva e multivariada (regressão). Os resultados indicam que alguns dos fatores pessoais, tais como “turno”, “escola do ensino médio”, “estado civil”, “experiência na área”, “horas de estudo extraclasse”, “faixa etária”, “jornada de trabalho”, “membros da família”, “moradia”, “participação econômica familiar” e “renda familiar” apresentaram relação estatisticamente significativa com o desempenho. Dos componentes institucionais, a estratégia do projeto pedagógico do curso apresentou influência, enquanto a estrutura, o ambiente interno, o sistema técnico e a estratégia do corpo docente não foram confirmados. Por fim, os estilos de aprendizagem mostraram-se significativos apenas na disciplina de Laboratório Contábil, na qual estudantes com estilo convergente apresentaram média superior aos demais estilos. A identificação dessas variáveis (características pertinentes aos discentes e à instituição) possibilita à coordenação do curso de Ciências Contábeis e aos docentes estudarem estratégias para melhorar o resultado acadêmico dessas disciplinas, que são as que apresentam o maior índice de reprovação. A longo prazo, também espera-se contribuir para uma melhora nos índices do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e no Exame de Suficiência.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3020
10.16930/2237-766220203020
url https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3020
identifier_str_mv 10.16930/2237-766220203020
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3020/2213
https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3020/2214
https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3020/2219
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBIL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBIL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 19 (2020): RCCC
2237-7662
1808-3781
reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
instacron:CRCSC
instname_str Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
instacron_str CRCSC
institution CRCSC
reponame_str Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
collection Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@crcsc.org.br
_version_ 1754122417882529792