Um Novo Método para Avaliação da Satisfação do Capital Humano e dos Usuários de Serviços Públicos: Uma Aplicação Tópica do Balanço Social Abrangente à Prefeitura de São José

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Juarez Domingues
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
Texto Completo: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/991
Resumo: Foi realizada uma aplicação específica do Balanço Social Abrangente, ferramenta para a determinação analítica da performance social de uma entidade a partir de indicadores sociais previamente escolhidos, para avaliação da satisfação dos funcionários e dos usuários dos serviços prestados por uma importante prefeitura do Estado de Santa Catarina, a Prefeitura de São José. Enquanto vinte e nove indicadores foram empregados para se fazer uma prospecção da satisfação do Capital Humano da Prefeitura de São José, treze indicadores foram escolhidos para a determinação do balanço do grau de satisfação dos seus munícipes. A aplicação da metodologia do Balanço Social Abrangente permitiu obter-se números resultantes de balanços com estrutura contábil que caracterizam o grau de satisfação dos funcionários e de atendimento dos munícipes. O método utilizado e os resultados obtidos possibilitam o advento do que se poderia denominar de Auditoria Social do Serviço Público, que seria aquela específica sobre os ativos e passivos sociais de empresas públicas decorrentes das diversas possibilidades de sua mensuração proporcionadas por adaptações do esquema original proposto para o Balanço Social Abrangente.
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spelling Um Novo Método para Avaliação da Satisfação do Capital Humano e dos Usuários de Serviços Públicos: Uma Aplicação Tópica do Balanço Social Abrangente à Prefeitura de São JoséBalanço SocialAdministração PúblicaGerência de QualidadeRecursos HumanosBalanço Social Abrangente.Foi realizada uma aplicação específica do Balanço Social Abrangente, ferramenta para a determinação analítica da performance social de uma entidade a partir de indicadores sociais previamente escolhidos, para avaliação da satisfação dos funcionários e dos usuários dos serviços prestados por uma importante prefeitura do Estado de Santa Catarina, a Prefeitura de São José. Enquanto vinte e nove indicadores foram empregados para se fazer uma prospecção da satisfação do Capital Humano da Prefeitura de São José, treze indicadores foram escolhidos para a determinação do balanço do grau de satisfação dos seus munícipes. A aplicação da metodologia do Balanço Social Abrangente permitiu obter-se números resultantes de balanços com estrutura contábil que caracterizam o grau de satisfação dos funcionários e de atendimento dos munícipes. O método utilizado e os resultados obtidos possibilitam o advento do que se poderia denominar de Auditoria Social do Serviço Público, que seria aquela específica sobre os ativos e passivos sociais de empresas públicas decorrentes das diversas possibilidades de sua mensuração proporcionadas por adaptações do esquema original proposto para o Balanço Social Abrangente.Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina2003-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/99110.16930/2237-7662/rccc.v2n4p45-57Revista Catarinense da Ciência Contábil; Vol. 2 No. 4 (2003): Dezembro-Março; p. 45-57Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 2 n. 4 (2003): Dezembro-Março; p. 45-572237-76621808-3781reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)instacron:CRCSCporhttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/991/927Copyright (c) 2011 Revista Catarinense da Ciência Contábilhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Juarez Domingues2024-03-19T11:05:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/991Revistahttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/crcscPRIhttp://revista.crcsc.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/CRCSC/oai||revista@crcsc.org.br2237-76621808-3781opendoar:2024-03-19T11:05:48Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)false
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