Expressividade do profissionalismo médico no internato de Medicina em saúde da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parente, Natália Campos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52929
Resumo: Objetivo: a presente pesquisa objetivou analisar a expressividade do profissionalismo médico como competência profissional na formação médica em saúde da família. Método: a primeira etapa ocorreu por meio de um estudo qualitativo, de caráter descritivo, do tipo estudo de caso, realizado a partir da análise documental do projeto pedagógico de um curso médico sediado ao sul do estado do Ceará. Os dados foram organizados e analisados à luz da Matriz de Competências do Profissionalismo Médico no Brasil. A fase seguinte se deu por meio de um estudo quantitativo e descritivo, realizado com os graduandos do internato em saúde da família. Participaram 55 graduandos, que responderam à aplicação da técnica de associação livre de palavras, mediante o estímulo indutor “profissionalismo médico”. Os dados foram processados pelo software IRaMuTeQ e realizadas a análise prototípica e análise de similitude, que foram interpretadas com apoio da literatura revisada. Por fim, os internos responderam a aplicação de questionário eletrônico, composto pelos domínios da Matriz de Competências para o Profissionalismo Médico no Brasil e que foram analisados no programa SPSS versão 23.0 por estatística descritiva. Resultados: os domínios competência cultural e compromisso com a competência técnica se destacaram no material analisado, em oposição aos demais, que foram identificados com menor frequência. Na análise prototípica, a palavra “ética” foi a mais evocada para representar o conceito de profissionalismo médico (f=39; OME=2,1), compondo o núcleo central das evocações. Na análise de similitude, verificou-se que os formandos compreendem que para desenvolver o profissionalismo médico é importante buscar por “ética” atrelada à “humanização”, “paciência”, “amor”, “respeito” e outras “competências” através de esforços por novos “conhecimentos” para aperfeiçoamento profissional. A magnitude de expressão dos domínios do profissionalismo médico mobilizados pelos estudantes foi alta entre a maioria dos graduandos (50,9%), mas apresentando variações conforme cada domínio. Compromisso com a competência técnica e prática reflexiva e autoconhecimento obtiveram, igualmente, baixa expressividade (47,3%). Considerações finais: ao finalizar a pesquisa foi possível obter um panorama dos resultados encontrados que apontam diferenças quanto à magnitude de expressão desta competência na formação dos estudantes. As evidências oriundas do projeto pedagógico do curso demonstram que sua redação contempla os domínios do profissionalismo de forma fragmentada e algumas vezes pontual. Além disso, os níveis mais elevados de expressividade do profissionalismo foram verificados em pouco mais da metade dos estudantes, revelando a carência na abordagem desta competência nos cenários de ensino-aprendizagem.
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Método: a primeira etapa ocorreu por meio de um estudo qualitativo, de caráter descritivo, do tipo estudo de caso, realizado a partir da análise documental do projeto pedagógico de um curso médico sediado ao sul do estado do Ceará. Os dados foram organizados e analisados à luz da Matriz de Competências do Profissionalismo Médico no Brasil. A fase seguinte se deu por meio de um estudo quantitativo e descritivo, realizado com os graduandos do internato em saúde da família. Participaram 55 graduandos, que responderam à aplicação da técnica de associação livre de palavras, mediante o estímulo indutor “profissionalismo médico”. Os dados foram processados pelo software IRaMuTeQ e realizadas a análise prototípica e análise de similitude, que foram interpretadas com apoio da literatura revisada. Por fim, os internos responderam a aplicação de questionário eletrônico, composto pelos domínios da Matriz de Competências para o Profissionalismo Médico no Brasil e que foram analisados no programa SPSS versão 23.0 por estatística descritiva. Resultados: os domínios competência cultural e compromisso com a competência técnica se destacaram no material analisado, em oposição aos demais, que foram identificados com menor frequência. Na análise prototípica, a palavra “ética” foi a mais evocada para representar o conceito de profissionalismo médico (f=39; OME=2,1), compondo o núcleo central das evocações. Na análise de similitude, verificou-se que os formandos compreendem que para desenvolver o profissionalismo médico é importante buscar por “ética” atrelada à “humanização”, “paciência”, “amor”, “respeito” e outras “competências” através de esforços por novos “conhecimentos” para aperfeiçoamento profissional. A magnitude de expressão dos domínios do profissionalismo médico mobilizados pelos estudantes foi alta entre a maioria dos graduandos (50,9%), mas apresentando variações conforme cada domínio. Compromisso com a competência técnica e prática reflexiva e autoconhecimento obtiveram, igualmente, baixa expressividade (47,3%). Considerações finais: ao finalizar a pesquisa foi possível obter um panorama dos resultados encontrados que apontam diferenças quanto à magnitude de expressão desta competência na formação dos estudantes. As evidências oriundas do projeto pedagógico do curso demonstram que sua redação contempla os domínios do profissionalismo de forma fragmentada e algumas vezes pontual. Além disso, os níveis mais elevados de expressividade do profissionalismo foram verificados em pouco mais da metade dos estudantes, revelando a carência na abordagem desta competência nos cenários de ensino-aprendizagem.Objective: this research aimed to analyze the expressiveness of medical professionalism as a professional competence in medical education in family health. Method: the first stage occurred through a qualitative, descriptive study, of the case study type, carried out from the documentary analysis of the pedagogical project of a medical course based in the south of the state of Ceará. The data were organized and analyzed in the light of the Competence Matrix of Medical Professionalism in Brazil. The next phase took place through a quantitative and descriptive study, carried out with the graduates of the boarding school in family health. Fifty-five (55) undergraduates participated, who responded to the application of the technique of free association of words, through the inducing stimulus "medical professionalism". The data were processed by the IRaMuTeQ software and prototype analysis and similarity analysis were performed, which were interpreted with support from the reviewed literature. Finally, the interns answered the application of an electronic questionnaire, composed of the domains of the Competence Matrix for Medical Professionalism in Brazil, which were analyzed in the SPSS version 23.0 program using descriptive statistics. Results: the domains of cultural competence and commitment to technical competence stood out in the analyzed material, in opposition to the others, which were identified less frequently. In the prototypical analysis, the word “ethics” was the most evoked to represent the concept of medical professionalism (f = 39; OME = 2.1), making up the central core of the evocations. In the similitude analysis, it was found that the trainees understand that in order to develop medical professionalism it is important to search for “ethics” linked to “humanization”, “patience”, “love”, “respect” and other “skills” through searches for new “knowledge” for improvement professional. The magnitude of expression of the domains of medical professionalism mobilized by students was high among the majority of students (50.9%), but varying according to each domain. Commitment to technical competence and reflective practice and self-knowledge also obtained low expressiveness (47.3%). Final considerations: at the end of the research, it was possible to obtain an overview of the results found that point out differences regarding the magnitude of expression of this competence in the training of students. The evidence from the course's pedagogical project shows that its writing contemplates the domains of professionalism in a fragmented and sometimes punctual manner. In addition, the highest levels of expressiveness of professionalism were verified in just over half of the students, revealing the lack of approach to this competence in the teaching-learning scenarios.Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde da Família (PROFSAÚDE). Eusébio, CE, Brasil.porFiocruz CearáEstratégia Saúde da FamíliaProfissionalismoInternato médicoFamily Health StrategyProfissionalismMedical InternshipExpressividade do profissionalismo médico no internato de Medicina em saúde da famíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2020-12-11Fiocruz CearáFundação Oswaldo CruzMestrado ProfissionalEusébio, CEPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde da Família (PROFSAÚDE)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83058https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/52929/1/license.txt07f42ff17c0d7a30ca72eeb99d376989MD51ORIGINALPROFSAÚDE CE Natália Campos Parente.pdfPROFSAÚDE CE Natália Campos 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