Análise da mortalidade e dos anos potenciais de vida perdidos por acidentes de transporte terrestre no estado de Pernambuco - 1998 a 2007
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13601 |
Resumo: | A mortalidade por acidentes de trânsito ou acidentes de transporte terrestre (ATT) constitui-se, atualmente, um grave problema de saúde pública em Pernambuco, no Brasil e no mundo, afetando uma grande quantidade de vítimas jovens e gerando impactos sociais, pessoais e econômicos. Este estudo teve a finalidade de analisar a tendência da mortalidade e estimar os anos potenciais de vida perdidos (APVP) por ATT, no Estado de Pernambuco, no período de 1998 a 2007 e, no ano de 2007, para fornecer dados sobre o tipo dos acidentes e o sexo das vítimas dos acidentes que vem apresentando maior crescimento nos últimos anos, no Estado e nas Regiões de Desenvolvimento (RDs) e sobre o grupo, o sexo e a faixa etária das vítimas dos acidentes, com o maior impacto na expectativa de vida da população, na atualidade. Para isso, foi realizado um estudo epidemiológico do tipo ecológico-exploratório para análise da tendência da mortalidade por ATT, bem como um estudo do tipo transversal descritivo para a estimativa do número e da taxa do APVP. Entre 1998 e 2007, embora o risco de morrer por ATT, em Pernambuco, tenha apresentado incremento negativo e tendência significativa decrescente, o valor do coeficiente de mortalidade (CM) por ATT permanece elevado. Os ATT com motociclistas apresentaram o maior incremento positivo e aumento médio anual do CM, com tendência significativa crescente e R² elevado, no Estado e na metade das RDs. Os pedestres apresentaram o maior incremento negativo nos CM por ATT, com tendência significativa decrescente, porém apresentou o maior Coeficiente Médio Geral do período analisado. Os CM por ATT no sexo masculino foram maiores que no sexo feminino em todas as RDs. Em ambos os sexos, os únicos ATT que apresentaram aumento médio anual do CM foram os acidentes por moto, com tendência significativa crescente. Dentre as RDs, o Sertão do Araripe apresentou o maior incremento positivo e a maior variação média anual do CM por ATT, em sua totalidade e em todas as modalidades da qualidade da vítima. No ano de 2007, o maior número e taxa de APVP do Estado foi encontrado no tipo de acidente motociclista, na faixa etária de 20 a 39 anos e no sexo masculino. Esses dados poderão auxiliar na elaboração de políticas públicas interinstitucionais e integradas, que visem no enfrentamento dessa causa externa, respeitando as características e diferenças locais |
id |
CRUZ_05b3ef386fa1f2b9218a7143f0a1faf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.arca.fiocruz.br:icict/13601 |
network_acronym_str |
CRUZ |
network_name_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
repository_id_str |
2135 |
spelling |
Almeida, Ana Paula Braz deCesse, Eduarda Ângela PessoaLapa, Tiago MariaVasconcelos, VeraCesse, Eduarda Ângela PessoaLima, Maria Luiza Carvalho2016-04-07T13:15:19Z2016-04-07T13:15:19Z2010ALMEIDA, Ana Paula Braz de. Análise da mortalidade e dos anos potenciais de vida perdidos por acidentes de transporte terrestre no estado de Pernambuco - 1998 a 2007. 2010. 175 f. Dissertação (Saúde pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Recife, 2010.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13601A mortalidade por acidentes de trânsito ou acidentes de transporte terrestre (ATT) constitui-se, atualmente, um grave problema de saúde pública em Pernambuco, no Brasil e no mundo, afetando uma grande quantidade de vítimas jovens e gerando impactos sociais, pessoais e econômicos. Este estudo teve a finalidade de analisar a tendência da mortalidade e estimar os anos potenciais de vida perdidos (APVP) por ATT, no Estado de Pernambuco, no período de 1998 a 2007 e, no ano de 2007, para fornecer dados sobre o tipo dos acidentes e o sexo das vítimas dos acidentes que vem apresentando maior crescimento nos últimos anos, no Estado e nas Regiões de Desenvolvimento (RDs) e sobre o grupo, o sexo e a faixa etária das vítimas dos acidentes, com o maior impacto na expectativa de vida da população, na atualidade. Para isso, foi realizado um estudo epidemiológico do tipo ecológico-exploratório para análise da tendência da mortalidade por ATT, bem como um estudo do tipo transversal descritivo para a estimativa do número e da taxa do APVP. Entre 1998 e 2007, embora o risco de morrer por ATT, em Pernambuco, tenha apresentado incremento negativo e tendência significativa decrescente, o valor do coeficiente de mortalidade (CM) por ATT permanece elevado. Os ATT com motociclistas apresentaram o maior incremento positivo e aumento médio anual do CM, com tendência significativa crescente e R² elevado, no Estado e na metade das RDs. Os pedestres apresentaram o maior incremento negativo nos CM por ATT, com tendência significativa decrescente, porém apresentou o maior Coeficiente Médio Geral do período analisado. Os CM por ATT no sexo masculino foram maiores que no sexo feminino em todas as RDs. Em ambos os sexos, os únicos ATT que apresentaram aumento médio anual do CM foram os acidentes por moto, com tendência significativa crescente. Dentre as RDs, o Sertão do Araripe apresentou o maior incremento positivo e a maior variação média anual do CM por ATT, em sua totalidade e em todas as modalidades da qualidade da vítima. No ano de 2007, o maior número e taxa de APVP do Estado foi encontrado no tipo de acidente motociclista, na faixa etária de 20 a 39 anos e no sexo masculino. Esses dados poderão auxiliar na elaboração de políticas públicas interinstitucionais e integradas, que visem no enfrentamento dessa causa externa, respeitando as características e diferenças locaisFundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, BrasilporCentro de Pesquisas Aggeu MagalhãesAcidentes de trânsito – mortalidadeAcidentes de trânsito – tendênciasCoeficiente de mortalidadeAnos potenciais de vida perdidosAcidentes de TrânsitoCoeficiente de MortalidadeAnos Potenciais de Vida PerdidosAcidentes de Trânsito/mortalidadeAcidentes de Trânsito/tendênciasAnálise da mortalidade e dos anos potenciais de vida perdidos por acidentes de transporte terrestre no estado de Pernambuco - 1998 a 2007Analysis of mortality and potential years of life lost due to road accidents in the state of Pernambuco - 1998 to 2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2010-08-27Centro de Pesquisas Aggeu MagalhãesMestrado ProfissionalRecife/PEPrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINAL514.pdfapplication/pdf2172448https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/13601/1/514.pdf8eea25c91410b65b59f867683b21d23cMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/13601/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT514.pdf.txt514.pdf.txtExtracted texttext/plain341419https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/13601/3/514.pdf.txt32be7a1972a41a77594f4ba1766040edMD53icict/136012023-10-03 11:23:15.506oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-10-03T14:23:15Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da mortalidade e dos anos potenciais de vida perdidos por acidentes de transporte terrestre no estado de Pernambuco - 1998 a 2007 |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Analysis of mortality and potential years of life lost due to road accidents in the state of Pernambuco - 1998 to 2007 |
title |
Análise da mortalidade e dos anos potenciais de vida perdidos por acidentes de transporte terrestre no estado de Pernambuco - 1998 a 2007 |
spellingShingle |
Análise da mortalidade e dos anos potenciais de vida perdidos por acidentes de transporte terrestre no estado de Pernambuco - 1998 a 2007 Almeida, Ana Paula Braz de Acidentes de trânsito – mortalidade Acidentes de trânsito – tendências Coeficiente de mortalidade Anos potenciais de vida perdidos Acidentes de Trânsito Coeficiente de Mortalidade Anos Potenciais de Vida Perdidos Acidentes de Trânsito/mortalidade Acidentes de Trânsito/tendências |
title_short |
Análise da mortalidade e dos anos potenciais de vida perdidos por acidentes de transporte terrestre no estado de Pernambuco - 1998 a 2007 |
title_full |
Análise da mortalidade e dos anos potenciais de vida perdidos por acidentes de transporte terrestre no estado de Pernambuco - 1998 a 2007 |
title_fullStr |
Análise da mortalidade e dos anos potenciais de vida perdidos por acidentes de transporte terrestre no estado de Pernambuco - 1998 a 2007 |
title_full_unstemmed |
Análise da mortalidade e dos anos potenciais de vida perdidos por acidentes de transporte terrestre no estado de Pernambuco - 1998 a 2007 |
title_sort |
Análise da mortalidade e dos anos potenciais de vida perdidos por acidentes de transporte terrestre no estado de Pernambuco - 1998 a 2007 |
author |
Almeida, Ana Paula Braz de |
author_facet |
Almeida, Ana Paula Braz de |
author_role |
author |
dc.contributor.member.pt_BR.fl_str_mv |
Cesse, Eduarda Ângela Pessoa Lapa, Tiago Maria Vasconcelos, Vera |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ana Paula Braz de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cesse, Eduarda Ângela Pessoa Lima, Maria Luiza Carvalho |
contributor_str_mv |
Cesse, Eduarda Ângela Pessoa Lima, Maria Luiza Carvalho |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Acidentes de trânsito – mortalidade Acidentes de trânsito – tendências Coeficiente de mortalidade Anos potenciais de vida perdidos |
topic |
Acidentes de trânsito – mortalidade Acidentes de trânsito – tendências Coeficiente de mortalidade Anos potenciais de vida perdidos Acidentes de Trânsito Coeficiente de Mortalidade Anos Potenciais de Vida Perdidos Acidentes de Trânsito/mortalidade Acidentes de Trânsito/tendências |
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv |
Acidentes de Trânsito Coeficiente de Mortalidade Anos Potenciais de Vida Perdidos Acidentes de Trânsito/mortalidade Acidentes de Trânsito/tendências |
description |
A mortalidade por acidentes de trânsito ou acidentes de transporte terrestre (ATT) constitui-se, atualmente, um grave problema de saúde pública em Pernambuco, no Brasil e no mundo, afetando uma grande quantidade de vítimas jovens e gerando impactos sociais, pessoais e econômicos. Este estudo teve a finalidade de analisar a tendência da mortalidade e estimar os anos potenciais de vida perdidos (APVP) por ATT, no Estado de Pernambuco, no período de 1998 a 2007 e, no ano de 2007, para fornecer dados sobre o tipo dos acidentes e o sexo das vítimas dos acidentes que vem apresentando maior crescimento nos últimos anos, no Estado e nas Regiões de Desenvolvimento (RDs) e sobre o grupo, o sexo e a faixa etária das vítimas dos acidentes, com o maior impacto na expectativa de vida da população, na atualidade. Para isso, foi realizado um estudo epidemiológico do tipo ecológico-exploratório para análise da tendência da mortalidade por ATT, bem como um estudo do tipo transversal descritivo para a estimativa do número e da taxa do APVP. Entre 1998 e 2007, embora o risco de morrer por ATT, em Pernambuco, tenha apresentado incremento negativo e tendência significativa decrescente, o valor do coeficiente de mortalidade (CM) por ATT permanece elevado. Os ATT com motociclistas apresentaram o maior incremento positivo e aumento médio anual do CM, com tendência significativa crescente e R² elevado, no Estado e na metade das RDs. Os pedestres apresentaram o maior incremento negativo nos CM por ATT, com tendência significativa decrescente, porém apresentou o maior Coeficiente Médio Geral do período analisado. Os CM por ATT no sexo masculino foram maiores que no sexo feminino em todas as RDs. Em ambos os sexos, os únicos ATT que apresentaram aumento médio anual do CM foram os acidentes por moto, com tendência significativa crescente. Dentre as RDs, o Sertão do Araripe apresentou o maior incremento positivo e a maior variação média anual do CM por ATT, em sua totalidade e em todas as modalidades da qualidade da vítima. No ano de 2007, o maior número e taxa de APVP do Estado foi encontrado no tipo de acidente motociclista, na faixa etária de 20 a 39 anos e no sexo masculino. Esses dados poderão auxiliar na elaboração de políticas públicas interinstitucionais e integradas, que visem no enfrentamento dessa causa externa, respeitando as características e diferenças locais |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-07T13:15:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-07T13:15:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALMEIDA, Ana Paula Braz de. Análise da mortalidade e dos anos potenciais de vida perdidos por acidentes de transporte terrestre no estado de Pernambuco - 1998 a 2007. 2010. 175 f. Dissertação (Saúde pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Recife, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13601 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Ana Paula Braz de. Análise da mortalidade e dos anos potenciais de vida perdidos por acidentes de transporte terrestre no estado de Pernambuco - 1998 a 2007. 2010. 175 f. Dissertação (Saúde pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Recife, 2010. |
url |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
collection |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/13601/1/514.pdf https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/13601/2/license.txt https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/13601/3/514.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8eea25c91410b65b59f867683b21d23c 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 32be7a1972a41a77594f4ba1766040ed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.arca@fiocruz.br |
_version_ |
1813009204101775360 |