Juventude, uso de álcool e violência em um contexto indígena em transformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maximiliano Loiola Ponte de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49675
Resumo: Iauaretê é uma populosa, multi-étnica e urbanizada localidade indígena situada no Alto Rio Negro. Suas lideranças têm expressado preocupações com a violência, em particular com as briga dos jovens, sob o efeito de bebidas alcoólicas. Buscou-se investigar os diferentes modos de construção da juventude, analisando as relações entre o uso de álcool e violência, priorizando a compreensão do ponto de vista nativo. Realizou-se uma pesquisa etnográfica de seis meses de duração, tendo a observação participante como técnica principal de pesquisa. Partindo da teoria da construção da pessoa no contexto ameríndio, se reconstruiu, a partir de histórias míticas, um ciclo vital, no qual se pôde acessar a importância dos rituais de passagem, atualmente de desuso, e a introdução da escola formal, de modelo ocidental, como pontos de ancoragem para compreensão da juventude. Articulando referencias teórico-metodológicos da antropologia e da saúde coletiva, se propôs um modelo culturalmente adaptado para compreender a relação entre o uso problemático de bebidas alcoólicas por jovens indígenas e o contexto social. Utilizando teorias sobre o parentesco ameríndio e sobre as guerras tribais, evidencia-se que as brigas entre os jovens, fazem parte de complexos mecanismos que operam no sentido manter diferenças e produzir semelhanças, necessários para convivência no ambiente transformado de Iauaretê. Diferentemente do senso comum, inclusive local, defende-se que tais aspectos não se configuram como resultante de um sistema cultural deteriorado combalido e perdido. Alternativamente, é essa dinâmica cultura que cria condições de possibilidade para configuração destas representações e práticas, mesmo que para isso se pague um preço, na medida em que os mecanismos tradicionais de coibição de excessos não operaram plenamente na urbanizada Iauaretê.
id CRUZ_05da2da46b348293c3358f88baf6bb1b
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/49675
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Souza, Maximiliano Loiola Ponte dePereira, Maria Luiza GarneloDeslandes, Suely Ferreira2021-11-04T20:50:26Z2021-11-04T20:50:26Z2009SOUZA, Maximiliano Loiola Ponte de. Juventude, uso de álcool e violência em um contexto indígena em transformação. 2009. 139 f. Tese (Doutorado em Saúde da Mulher e da Criança) - Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49675Iauaretê é uma populosa, multi-étnica e urbanizada localidade indígena situada no Alto Rio Negro. Suas lideranças têm expressado preocupações com a violência, em particular com as briga dos jovens, sob o efeito de bebidas alcoólicas. Buscou-se investigar os diferentes modos de construção da juventude, analisando as relações entre o uso de álcool e violência, priorizando a compreensão do ponto de vista nativo. Realizou-se uma pesquisa etnográfica de seis meses de duração, tendo a observação participante como técnica principal de pesquisa. Partindo da teoria da construção da pessoa no contexto ameríndio, se reconstruiu, a partir de histórias míticas, um ciclo vital, no qual se pôde acessar a importância dos rituais de passagem, atualmente de desuso, e a introdução da escola formal, de modelo ocidental, como pontos de ancoragem para compreensão da juventude. Articulando referencias teórico-metodológicos da antropologia e da saúde coletiva, se propôs um modelo culturalmente adaptado para compreender a relação entre o uso problemático de bebidas alcoólicas por jovens indígenas e o contexto social. Utilizando teorias sobre o parentesco ameríndio e sobre as guerras tribais, evidencia-se que as brigas entre os jovens, fazem parte de complexos mecanismos que operam no sentido manter diferenças e produzir semelhanças, necessários para convivência no ambiente transformado de Iauaretê. Diferentemente do senso comum, inclusive local, defende-se que tais aspectos não se configuram como resultante de um sistema cultural deteriorado combalido e perdido. Alternativamente, é essa dinâmica cultura que cria condições de possibilidade para configuração destas representações e práticas, mesmo que para isso se pague um preço, na medida em que os mecanismos tradicionais de coibição de excessos não operaram plenamente na urbanizada Iauaretê.Iauaretê is a populous, multi-ethnic and urbanized indigenous place located in Upper Rio Negro. Their leaderships have been expressing concerns with the violence, particularly with youths' fights, under the effect of alcoholic drinks. It was looked for to investigate the different manners of the youth's construction, analyzing the relationships between the use of alcohol and violence, prioritizing the understanding of the native point of view. It was done an ethnographic research, tends the participant observation as main technique of research. Leaving of the theory of the person's construction in the amerindian context, it was rebuilt, starting from mythical histories, a vital cycle, in which could access the importance of the rituals of passage, now in disuse, and the introduction of the formal school, in occidental model, as anchorage points for the youth's understanding. Articulating theoretical-methodological references of the anthropology and of the collective health, intended a culturally adapted model to understand the relationship among the problematic use of alcohol for indigenous youths and the social context. Using theories about the amerindian relationship and about the tribal wars, it is evidenced that the fights among the youths, do part of complex mechanisms that operate in the sense to maintain differences and to produce similarities, necessary for coexistence in the transformed atmosphere of Iauaretê. Differently of the common sense, besides place, defends that such aspects are not configured as resulting from a spoiled cultural system. Alternatively, it is that dynamics culture that creates possibility conditions for configuration of these representations and practices, even if for that to pay a price, in the measure in that the traditional mechanisms of restraint of excesses didn't operate fully in the urbanized Iauaretê.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqFundação Oswaldo Cruz. Instituto Leônidas e Maria Deane. Manaus, AM, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porInstituto Fernandes Figueira.Índios sul-americanosJuventudeCondições de vidaConsumo de álcoolViolênciaMudança culturalSouth American IndiansYouthLife’s conditionsAlcohol consumptionViolenceCultural changeÍndios sul-americanosJuventudeCondições de vidaConsumo de Bebidas AlcoólicasViolênciaJuventude, uso de álcool e violência em um contexto indígena em transformaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2009Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Leônidas e Maria Deane. Manaus, AM, Brasil.Rio de Janeiro, RJ.Programa em Saúde da Mulher e da Criança.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83082https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/49675/1/license.txt43cf57123dace9a28c9f6b2c996fa81bMD51ORIGINALTese Maximiliano Loiola 2009 IFF - ILMD.pdfTese Maximiliano Loiola 2009 IFF - ILMD.pdfapplication/pdf1342192https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/49675/2/Tese%20Maximiliano%20Loiola%202009%20IFF%20-%20ILMD.pdf5d643e83691ebdb7f58d933727669934MD52icict/496752022-04-25 19:08:34.964oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352022-04-25T22:08:34Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Juventude, uso de álcool e violência em um contexto indígena em transformação
title Juventude, uso de álcool e violência em um contexto indígena em transformação
spellingShingle Juventude, uso de álcool e violência em um contexto indígena em transformação
Souza, Maximiliano Loiola Ponte de
Índios sul-americanos
Juventude
Condições de vida
Consumo de álcool
Violência
Mudança cultural
South American Indians
Youth
Life’s conditions
Alcohol consumption
Violence
Cultural change
Índios sul-americanos
Juventude
Condições de vida
Consumo de Bebidas Alcoólicas
Violência
title_short Juventude, uso de álcool e violência em um contexto indígena em transformação
title_full Juventude, uso de álcool e violência em um contexto indígena em transformação
title_fullStr Juventude, uso de álcool e violência em um contexto indígena em transformação
title_full_unstemmed Juventude, uso de álcool e violência em um contexto indígena em transformação
title_sort Juventude, uso de álcool e violência em um contexto indígena em transformação
author Souza, Maximiliano Loiola Ponte de
author_facet Souza, Maximiliano Loiola Ponte de
author_role author
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv Pereira, Maria Luiza Garnelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maximiliano Loiola Ponte de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Deslandes, Suely Ferreira
contributor_str_mv Deslandes, Suely Ferreira
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Índios sul-americanos
Juventude
Condições de vida
Consumo de álcool
Violência
Mudança cultural
topic Índios sul-americanos
Juventude
Condições de vida
Consumo de álcool
Violência
Mudança cultural
South American Indians
Youth
Life’s conditions
Alcohol consumption
Violence
Cultural change
Índios sul-americanos
Juventude
Condições de vida
Consumo de Bebidas Alcoólicas
Violência
dc.subject.en.pt_BR.fl_str_mv South American Indians
Youth
Life’s conditions
Alcohol consumption
Violence
Cultural change
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv Índios sul-americanos
Juventude
Condições de vida
Consumo de Bebidas Alcoólicas
Violência
description Iauaretê é uma populosa, multi-étnica e urbanizada localidade indígena situada no Alto Rio Negro. Suas lideranças têm expressado preocupações com a violência, em particular com as briga dos jovens, sob o efeito de bebidas alcoólicas. Buscou-se investigar os diferentes modos de construção da juventude, analisando as relações entre o uso de álcool e violência, priorizando a compreensão do ponto de vista nativo. Realizou-se uma pesquisa etnográfica de seis meses de duração, tendo a observação participante como técnica principal de pesquisa. Partindo da teoria da construção da pessoa no contexto ameríndio, se reconstruiu, a partir de histórias míticas, um ciclo vital, no qual se pôde acessar a importância dos rituais de passagem, atualmente de desuso, e a introdução da escola formal, de modelo ocidental, como pontos de ancoragem para compreensão da juventude. Articulando referencias teórico-metodológicos da antropologia e da saúde coletiva, se propôs um modelo culturalmente adaptado para compreender a relação entre o uso problemático de bebidas alcoólicas por jovens indígenas e o contexto social. Utilizando teorias sobre o parentesco ameríndio e sobre as guerras tribais, evidencia-se que as brigas entre os jovens, fazem parte de complexos mecanismos que operam no sentido manter diferenças e produzir semelhanças, necessários para convivência no ambiente transformado de Iauaretê. Diferentemente do senso comum, inclusive local, defende-se que tais aspectos não se configuram como resultante de um sistema cultural deteriorado combalido e perdido. Alternativamente, é essa dinâmica cultura que cria condições de possibilidade para configuração destas representações e práticas, mesmo que para isso se pague um preço, na medida em que os mecanismos tradicionais de coibição de excessos não operaram plenamente na urbanizada Iauaretê.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-04T20:50:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-04T20:50:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Maximiliano Loiola Ponte de. Juventude, uso de álcool e violência em um contexto indígena em transformação. 2009. 139 f. Tese (Doutorado em Saúde da Mulher e da Criança) - Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49675
identifier_str_mv SOUZA, Maximiliano Loiola Ponte de. Juventude, uso de álcool e violência em um contexto indígena em transformação. 2009. 139 f. Tese (Doutorado em Saúde da Mulher e da Criança) - Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Fernandes Figueira.
publisher.none.fl_str_mv Instituto Fernandes Figueira.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/49675/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/49675/2/Tese%20Maximiliano%20Loiola%202009%20IFF%20-%20ILMD.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cf57123dace9a28c9f6b2c996fa81b
5d643e83691ebdb7f58d933727669934
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798324882545573888