Como os profissionais da atenção primária percebem e desenvolvem a educação popular em saúde?
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Data de Publicação: | 2014 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15362 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar percepções e experiências em Educação em Saúde de 166 profissionais de equipes de Saúde da Família de Contagem (MG, Brasil), que responderam um questionário sobre práticas de Educação em Saúde. Os participantes consideraram aspectos além da finalidade informativa, ao relatar práticas voltadas à qualidade de vida e à formação humana. Todas as categorias profissionais mencionaram uma maior participação em grupos de controle da hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. Utilizam a pedagogia de Paulo Freire 4,7% dos entrevistados. Termos que demonstram a intencionalidade política, como “controle social” e “Educação Popular em Saúde” não foram mencionados. Foi constatada a necessidade de processos de educação permanente para os profissionais e implementação da política nacional de Educação Popular em Saúde. |
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Flisch, Tácia Maria PereiraAlves, Rodrigo HenriqueAlmeida, Thiara Amanda Corrêa deTorres, Heloisa de CarvalhoSchall, Virgínia TorresReis, Dener Carlos dos2016-08-24T13:39:21Z2016-08-24T13:39:21Z2014FLISCH, Tácia Maria Pereira et al . Como os profissionais da atenção primária percebem e desenvolvem a Educação Popular em Saúde?. Interface (Botucatu), v. 18, supl. 2, p. 1255-1268, 2014 .1414-3283https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/1536210.1590/1807-57622013.0344O objetivo do estudo foi analisar percepções e experiências em Educação em Saúde de 166 profissionais de equipes de Saúde da Família de Contagem (MG, Brasil), que responderam um questionário sobre práticas de Educação em Saúde. Os participantes consideraram aspectos além da finalidade informativa, ao relatar práticas voltadas à qualidade de vida e à formação humana. Todas as categorias profissionais mencionaram uma maior participação em grupos de controle da hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. Utilizam a pedagogia de Paulo Freire 4,7% dos entrevistados. Termos que demonstram a intencionalidade política, como “controle social” e “Educação Popular em Saúde” não foram mencionados. Foi constatada a necessidade de processos de educação permanente para os profissionais e implementação da política nacional de Educação Popular em Saúde.The aim of this study was to analyze the perceptions and experiences of Health Education amongst 166 professionals of Family Health teams in the city of Contagem, State of Minas Gerais, Southeastern Brazil. Participants answered a questionnaire about Health Education practices. When reporting practices aimed at quality of life and human education, they considered issues beyond the informational purpose. All professional categories mentioned greater participation in groups for controlling hypertension and diabetes mellitus. Use of Paulo Freire’s pedagogy was reported by 4.7% of the respondents. Terms indicating political intentionality, such as “social control” and “Popular Health Education”, were not mentioned. It was noticed that continuing education processes need to be offered to Family Health professionals and that a national policy for popular Health Education must be implemented.El objetivo del estudio fue analizar percepciones y experiencias en Educación en Salud de 166 profesionales de equipos de Salud de la Familia de Contagem (Estado de Minas Gerais) que respondieron un cuestionario sobre prácticas de Educación en Salud. Los participantes consideraron aspectos más allá de la finalidad informativa, al relatar prácticas enfocadas en la calidad de vida y en la formación humana. Todas las categorías profesionales mencionaron una mayor participación en grupos de control de la hipertensión arterial sistémica y diabetes mellitus. El 4,7 % de los entrevistados utilizan la pedagogía de Paulo Freire. No se mencionaron términos que demuestran la intencionalidad política, tales como “control social” y “Educación Popular en Salud”. Se constató la necesidad de procesos de educación permanente para los profesionales e implementación de la política nacional de Educación Popular en Salud.Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem. Belo Horizonte, MG, BrasilUniversidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Biológicas. Belo Horizonte, MG, BrasilUniversidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem. Belo Horizonte, MG, BrasilUniversidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem. Belo Horizonte, MG, BrasilFundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, BrasilUniversidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem. Belo Horizonte,, MG, BrasilporEducação em saúdePromoção da saúdeSaúde da famíliaAtenção primária à saúdeHealth educationHealth promotionPrimary health careFamily healthEducación en saludPromoción de la saludAtención primaria de la saludSalud de la familiaComo os profissionais da atenção primária percebem e desenvolvem a educação popular em saúde?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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