Análise dos planos de ação da vigilância sanitária da Copa do Mundo FIFA 2014: a importância do planejamento na proteção da saúde em eventos de massa
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38482 |
Resumo: | No Brasil, o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária é responsável pela proteção da saúde da população. O país vem sediando eventos de massa, atividades coletivas com grande contingente populacional, sendo importante a elaboração e execução de Plano de Ação que objetive prevenir riscos à saúde e responder, de forma tempestiva e efetiva, em caso de necessidade, inclusive na ocorrência de desastres. A pesquisa objetivou identificar os principais elementos de planejamento da VISA nos eventos de massa, bem como analisar o processo de preparação e os planos de ação da Vigilância Sanitária de 5 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014. Estudo de casos múltiplos, utilizando-se de variadas fontes e métodos. Foi realizado em sete etapas: revisão, com busca sistemática, da literatura, documental e normativa; identificação e síntese dos elementos para o planejamento; construção de matriz de análise dos Planos de Ação; identificação e análise dos planos de ação de 5 cidades sedes (Cuiabá, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo), realização de grupo focal e aplicação de questionário auto preenchido em gestores da VISA. Foram identificados 24 elementos de planejamento de interesse do Setor Saúde nos grandes eventos, sistematizados em matriz com 4 dimensões, importantes para a elaboração e execução do Plano de Ação de VISA. Foram contempladas 18 áreas de interesse da Saúde Pública, vinculadas a algumas das três esferas governamentais da VISA: Observou-se que a Copa do Mundo contribuiu para a atuação cooperativa e articulada do Sistema Nacional de VISA, favorecendo a troca de informações e a elaboração e execução de Planos de Ação. Entretanto, nem todos os planos de ação analisados consideraram todos os elementos de planejamento importantes para a atuação da vigilância sanitária nos eventos de massa. Recomenda-se a disponibilização online de documentos para instrumentalizar gestores públicos, e garantir transparência e participação social. Propõe-se tratar este tema como campo de estudo, com criação de grupo de trabalho governamental multidisciplinar e de grupos de pesquisa. Sugere-se investigar quais legados para o setor saúde e para a VISA foram incorporados a médio e longo prazo, norteando a tomada de decisão em futuros eventos de massa. |
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A pesquisa objetivou identificar os principais elementos de planejamento da VISA nos eventos de massa, bem como analisar o processo de preparação e os planos de ação da Vigilância Sanitária de 5 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014. Estudo de casos múltiplos, utilizando-se de variadas fontes e métodos. Foi realizado em sete etapas: revisão, com busca sistemática, da literatura, documental e normativa; identificação e síntese dos elementos para o planejamento; construção de matriz de análise dos Planos de Ação; identificação e análise dos planos de ação de 5 cidades sedes (Cuiabá, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo), realização de grupo focal e aplicação de questionário auto preenchido em gestores da VISA. Foram identificados 24 elementos de planejamento de interesse do Setor Saúde nos grandes eventos, sistematizados em matriz com 4 dimensões, importantes para a elaboração e execução do Plano de Ação de VISA. Foram contempladas 18 áreas de interesse da Saúde Pública, vinculadas a algumas das três esferas governamentais da VISA: Observou-se que a Copa do Mundo contribuiu para a atuação cooperativa e articulada do Sistema Nacional de VISA, favorecendo a troca de informações e a elaboração e execução de Planos de Ação. Entretanto, nem todos os planos de ação analisados consideraram todos os elementos de planejamento importantes para a atuação da vigilância sanitária nos eventos de massa. Recomenda-se a disponibilização online de documentos para instrumentalizar gestores públicos, e garantir transparência e participação social. Propõe-se tratar este tema como campo de estudo, com criação de grupo de trabalho governamental multidisciplinar e de grupos de pesquisa. Sugere-se investigar quais legados para o setor saúde e para a VISA foram incorporados a médio e longo prazo, norteando a tomada de decisão em futuros eventos de massa.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Administração e Planejamento em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Administração e Planejamento em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Administração e Planejamento em Saúde. 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