O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagani, Carlo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ribeiro, Benvinda de Jesus Ferreira, Lopes, Ricardo Tadeu, Oliveira, Davi Ferreira de, Azeredo, Soraia Rodrigues de, Brandes, Arno Fritz das Neves, Freitas, Renato Pereira de, Felix, Valter de Sousa, Lage, Aurea, Santos, Fernanda da Silva, Proença, Keyna Ferreira, Oliveira, Anderson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57137
Resumo: Notas: [1] SERRÃO, V. História da arte e mercados: visão teórico-metodológica sobre um campo de estudos transdisciplinares. o exemplo do ‘Mito Grão Vasco’ em colecções portuguesas e brasileiras. In: Arte e seus lugares: coleções em espaços reais. VIII Seminário do Museu D. João. Rio de Janeiro: A. Cavalcanti, A. Valle, M. J. Neto, M. Malta, S. G. Pereira, EBA, 2017, p. 98- 99. [2] Idem, p. 99. [3] PEREIRA, S. G. Fluxo de objetos no tempo e no espaço: a trajetória da coleção Ferreira das Neves. In: Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010, p. 888. [4] SERRÃO, V. Pinturas Dos ‘Primitivos’ nas Antigas Colecções Reais Do Rio De Janeiro e no atual Museu D. João VI. In: Histórias da Arte em Coleções: Modos de ver e exibir em Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: Marize Malta, Maria João Neto, Ana Cavalcanti, Emerson Dionisio de Oliveira e Maria de Fátima Morethy Couto (orgs.), Rio Books, 2017, p. 28. [5] PEREIRA, op cit., p. 888. [6] SERRÃO, op cit., p. 27.
id CRUZ_0c2b86661966e7048d5aeac853c111ad
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/57137
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Pagani, CarloRibeiro, Benvinda de Jesus FerreiraLopes, Ricardo TadeuOliveira, Davi Ferreira deAzeredo, Soraia Rodrigues deBrandes, Arno Fritz das NevesFreitas, Renato Pereira deFelix, Valter de SousaLage, AureaSantos, Fernanda da SilvaProença, Keyna FerreiraOliveira, Anderson2023-02-26T21:00:18Z2023-02-26T21:00:18Z2022PAGANI, Carla et al. O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ). Revista Restauro, v. 6, n. 12, p. 1 - 15, 2022.2527-1814https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57137Notas: [1] SERRÃO, V. História da arte e mercados: visão teórico-metodológica sobre um campo de estudos transdisciplinares. o exemplo do ‘Mito Grão Vasco’ em colecções portuguesas e brasileiras. In: Arte e seus lugares: coleções em espaços reais. VIII Seminário do Museu D. João. Rio de Janeiro: A. Cavalcanti, A. Valle, M. J. Neto, M. Malta, S. G. Pereira, EBA, 2017, p. 98- 99. [2] Idem, p. 99. [3] PEREIRA, S. G. Fluxo de objetos no tempo e no espaço: a trajetória da coleção Ferreira das Neves. In: Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010, p. 888. [4] SERRÃO, V. Pinturas Dos ‘Primitivos’ nas Antigas Colecções Reais Do Rio De Janeiro e no atual Museu D. João VI. In: Histórias da Arte em Coleções: Modos de ver e exibir em Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: Marize Malta, Maria João Neto, Ana Cavalcanti, Emerson Dionisio de Oliveira e Maria de Fátima Morethy Couto (orgs.), Rio Books, 2017, p. 28. [5] PEREIRA, op cit., p. 888. [6] SERRÃO, op cit., p. 27.As pinturas sobre madeira, de diferentes tipologias, são parte importante dos acervos de museus, instituições privadas e de colecionadores, seja no exterior ou no Brasil. Uma abordagem mais contemporânea visa entender as obras no seu conjunto, considerando a sua univocidade, que inclui além da sua camada pictórica, analisada do ponto de vista do historiador de arte, do cientista da conservação (Conservation Scientist) e do conservadorrestaurador, os suportes e as eventuais molduras. Isso, através de pesquisa das antigas técnicas construtivas e dos seus materiais, como parte, não somente da história da arte, mas também da história dos saberes tradicionais, do saber fazer e da evolução tecnológica colocando os suportes em madeira no apropriado lugar de documento histórico. Consideramos que não seja possível, sem um profundo conhecimento do suporte, entender as pinturas sobre madeira onde os aspectos estéticos e artísticos das camadas de preparação e pictóricas deixam em segundo plano os aspectos históricos, mas também práticos e metodológicos referentes aos suportes e a suas produções. ......Doutor em Políticas Públicas para Formação. Museu Nacional (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Laboratório de Estudo e Pesquisa para Conservação e Restauração de Esculturas (LAPECRE-EBA- UFRJ). Doutora em Arquitetura. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Laboratório de Instrumentação Nuclear. Doutor em Engenharia Nuclear. LIN-COPPE-UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Laboratório de Instrumentação Nuclear. Doutor em Engenharia Nuclear. LIN-COPPE-UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Laboratório de Instrumentação Nuclear. Doutor em Engenharia Nuclear. LIN-COPPE-UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal Fluminense. Departamento de Biologia Geral. Doutor em Botânica. Laboratório de Anatomia da Madeira e Dendrocronologia. Niterói, RJ, Brasil.Laboratório de Instrumentação e Simulação Computacional (LISCOMP/IFRJCPAR), Paracambi (RJ). Brasil.Laboratório de Instrumentação e Simulação Computacional (LISCOMP/IFRJCPAR). Mestre em Engenharia Nuclear. IFRJCPAR), Paracambi (RJ), Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fotógrafo / Conservador Restaurador. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porUNIFESPInvestigações artístico-científicasSobre o políptico da Coleção Ferreira das NevesMuseu D. João VI (EBA-UFRJ)O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/57137/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINALAureaLage_FernandoSantos_etal_IOC_2022.pdfAureaLage_FernandoSantos_etal_IOC_2022.pdfapplication/pdf635871https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/57137/2/AureaLage_FernandoSantos_etal_IOC_2022.pdfa94e306417b63b4734eeeb687275384eMD52icict/571372023-09-04 11:29:59.224oai:www.arca.fiocruz.br:icict/57137Q0VTU8ODTyBOw4NPIEVYQ0xVU0lWQSBERSBESVJFSVRPUyBBVVRPUkFJUwoKQW8gYWNlaXRhciBvcyBURVJNT1MgZSBDT05EScOHw5VFUyBkZXN0YSBDRVNTw4NPLCBvIEFVVE9SIGUvb3UgVElUVUxBUiBkZSBkaXJlaXRvcwphdXRvcmFpcyBzb2JyZSBhIE9CUkEgZGUgcXVlIHRyYXRhIGVzdGUgZG9jdW1lbnRvOgoKKDEpIENFREUgZSBUUkFOU0ZFUkUsIHRvdGFsIGUgZ3JhdHVpdGFtZW50ZSwgw6AgRklPQ1JVWiAtIEZVTkRBw4fDg08gT1NXQUxETyBDUlVaLCBlbQpjYXLDoXRlciBwZXJtYW5lbnRlLCBpcnJldm9nw6F2ZWwgZSBOw4NPIEVYQ0xVU0lWTywgdG9kb3Mgb3MgZGlyZWl0b3MgcGF0cmltb25pYWlzIE7Dg08KQ09NRVJDSUFJUyBkZSB1dGlsaXphw6fDo28gZGEgT0JSQSBhcnTDrXN0aWNhIGUvb3UgY2llbnTDrWZpY2EgaW5kaWNhZGEgYWNpbWEsIGluY2x1c2l2ZSBvcyBkaXJlaXRvcwpkZSB2b3ogZSBpbWFnZW0gdmluY3VsYWRvcyDDoCBPQlJBLCBkdXJhbnRlIHRvZG8gbyBwcmF6byBkZSBkdXJhw6fDo28gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBlbQpxdWFscXVlciBpZGlvbWEgZSBlbSB0b2RvcyBvcyBwYcOtc2VzOwoKKDIpIEFDRUlUQSBxdWUgYSBjZXNzw6NvIHRvdGFsIG7Do28gZXhjbHVzaXZhLCBwZXJtYW5lbnRlIGUgaXJyZXZvZ8OhdmVsIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcwpwYXRyaW1vbmlhaXMgbsOjbyBjb21lcmNpYWlzIGRlIHV0aWxpemHDp8OjbyBkZSBxdWUgdHJhdGEgZXN0ZSBkb2N1bWVudG8gaW5jbHVpLCBleGVtcGxpZmljYXRpdmFtZW50ZSwKb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgZGlzcG9uaWJpbGl6YcOnw6NvIGUgY29tdW5pY2HDp8OjbyBww7pibGljYSBkYSBPQlJBLCBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IHZlw61jdWxvLAppbmNsdXNpdmUgZW0gUmVwb3NpdMOzcmlvcyBEaWdpdGFpcywgYmVtIGNvbW8gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgcmVwcm9kdcOnw6NvLCBleGliacOnw6NvLCBleGVjdcOnw6NvLApkZWNsYW1hw6fDo28sIHJlY2l0YcOnw6NvLCBleHBvc2nDp8OjbywgYXJxdWl2YW1lbnRvLCBpbmNsdXPDo28gZW0gYmFuY28gZGUgZGFkb3MsIHByZXNlcnZhw6fDo28sIGRpZnVzw6NvLApkaXN0cmlidWnDp8OjbywgZGl2dWxnYcOnw6NvLCBlbXByw6lzdGltbywgdHJhZHXDp8OjbywgZHVibGFnZW0sIGxlZ2VuZGFnZW0sIGluY2x1c8OjbyBlbSBub3ZhcyBvYnJhcyBvdQpjb2xldMOibmVhcywgcmV1dGlsaXphw6fDo28sIGVkacOnw6NvLCBwcm9kdcOnw6NvIGRlIG1hdGVyaWFsIGRpZMOhdGljbyBlIGN1cnNvcyBvdSBxdWFscXVlciBmb3JtYSBkZQp1dGlsaXphw6fDo28gbsOjbyBjb21lcmNpYWw7CgooMykgUkVDT05IRUNFIHF1ZSBhIGNlc3PDo28gYXF1aSBlc3BlY2lmaWNhZGEgY29uY2VkZSDDoCBGSU9DUlVaIC0gRlVOREHDh8ODTyBPU1dBTERPCkNSVVogbyBkaXJlaXRvIGRlIGF1dG9yaXphciBxdWFscXVlciBwZXNzb2Eg4oCTIGbDrXNpY2Egb3UganVyw61kaWNhLCBww7pibGljYSBvdSBwcml2YWRhLCBuYWNpb25hbCBvdQplc3RyYW5nZWlyYSDigJMgYSBhY2Vzc2FyIGUgdXRpbGl6YXIgYW1wbGFtZW50ZSBhIE9CUkEsIHNlbSBleGNsdXNpdmlkYWRlLCBwYXJhIHF1YWlzcXVlcgpmaW5hbGlkYWRlcyBuw6NvIGNvbWVyY2lhaXM7CgooNCkgREVDTEFSQSBxdWUgYSBvYnJhIMOpIGNyaWHDp8OjbyBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSDDqSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGFxdWkgY2VkaWRvcyBlIGF1dG9yaXphZG9zLApyZXNwb25zYWJpbGl6YW5kby1zZSBpbnRlZ3JhbG1lbnRlIHBlbG8gY29udGXDumRvIGUgb3V0cm9zIGVsZW1lbnRvcyBxdWUgZmF6ZW0gcGFydGUgZGEgT0JSQSwKaW5jbHVzaXZlIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHZveiBlIGltYWdlbSB2aW5jdWxhZG9zIMOgIE9CUkEsIG9icmlnYW5kby1zZSBhIGluZGVuaXphciB0ZXJjZWlyb3MgcG9yCmRhbm9zLCBiZW0gY29tbyBpbmRlbml6YXIgZSByZXNzYXJjaXIgYSBGSU9DUlVaIC0gRlVOREHDh8ODTyBPU1dBTERPIENSVVogZGUKZXZlbnR1YWlzIGRlc3Blc2FzIHF1ZSB2aWVyZW0gYSBzdXBvcnRhciwgZW0gcmF6w6NvIGRlIHF1YWxxdWVyIG9mZW5zYSBhIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIG91CmRpcmVpdG9zIGRlIHZveiBvdSBpbWFnZW0sIHByaW5jaXBhbG1lbnRlIG5vIHF1ZSBkaXogcmVzcGVpdG8gYSBwbMOhZ2lvIGUgdmlvbGHDp8O1ZXMgZGUgZGlyZWl0b3M7CgooNSkgQUZJUk1BIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgUG9sw610aWNhIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0byBkYSBGSU9DUlVaIC0gRlVOREHDh8ODTwpPU1dBTERPIENSVVogZSBhcyBkaXJldHJpemVzIHBhcmEgbyBmdW5jaW9uYW1lbnRvIGRvIHJlcG9zaXTDs3JpbyBpbnN0aXR1Y2lvbmFsIEFSQ0EuCgpBIFBvbMOtdGljYSBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRlIEFjZXNzbyBBYmVydG8gZGEgRklPQ1JVWiAtIEZVTkRBw4fDg08gT1NXQUxETyBDUlVaIHJlc2VydmEKZXhjbHVzaXZhbWVudGUgYW8gQVVUT1Igb3MgZGlyZWl0b3MgbW9yYWlzIGUgb3MgdXNvcyBjb21lcmNpYWlzIHNvYnJlIGFzIG9icmFzIGRlIHN1YSBhdXRvcmlhCmUvb3UgdGl0dWxhcmlkYWRlLCBzZW5kbyBvcyB0ZXJjZWlyb3MgdXN1w6FyaW9zIHJlc3BvbnPDoXZlaXMgcGVsYSBhdHJpYnVpw6fDo28gZGUgYXV0b3JpYSBlIG1hbnV0ZW7Dp8OjbwpkYSBpbnRlZ3JpZGFkZSBkYSBPQlJBIGVtIHF1YWxxdWVyIHV0aWxpemHDp8Ojby4KCkEgUG9sw610aWNhIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0byBkYSBGSU9DUlVaIC0gRlVOREHDh8ODTyBPU1dBTERPIENSVVoKcmVzcGVpdGEgb3MgY29udHJhdG9zIGUgYWNvcmRvcyBwcmVleGlzdGVudGVzIGRvcyBBdXRvcmVzIGNvbSB0ZXJjZWlyb3MsIGNhYmVuZG8gYW9zIEF1dG9yZXMKaW5mb3JtYXIgw6AgSW5zdGl0dWnDp8OjbyBhcyBjb25kacOnw7VlcyBlIG91dHJhcyByZXN0cmnDp8O1ZXMgaW1wb3N0YXMgcG9yIGVzdGVzIGluc3RydW1lbnRvcy4KRepositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-09-04T14:29:59Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.en_US.fl_str_mv O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ)
title O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ)
spellingShingle O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ)
Pagani, Carlo
Investigações artístico-científicas
Sobre o políptico da Coleção Ferreira das Neves
Museu D. João VI (EBA-UFRJ)
title_short O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ)
title_full O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ)
title_fullStr O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ)
title_full_unstemmed O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ)
title_sort O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ)
author Pagani, Carlo
author_facet Pagani, Carlo
Ribeiro, Benvinda de Jesus Ferreira
Lopes, Ricardo Tadeu
Oliveira, Davi Ferreira de
Azeredo, Soraia Rodrigues de
Brandes, Arno Fritz das Neves
Freitas, Renato Pereira de
Felix, Valter de Sousa
Lage, Aurea
Santos, Fernanda da Silva
Proença, Keyna Ferreira
Oliveira, Anderson
author_role author
author2 Ribeiro, Benvinda de Jesus Ferreira
Lopes, Ricardo Tadeu
Oliveira, Davi Ferreira de
Azeredo, Soraia Rodrigues de
Brandes, Arno Fritz das Neves
Freitas, Renato Pereira de
Felix, Valter de Sousa
Lage, Aurea
Santos, Fernanda da Silva
Proença, Keyna Ferreira
Oliveira, Anderson
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagani, Carlo
Ribeiro, Benvinda de Jesus Ferreira
Lopes, Ricardo Tadeu
Oliveira, Davi Ferreira de
Azeredo, Soraia Rodrigues de
Brandes, Arno Fritz das Neves
Freitas, Renato Pereira de
Felix, Valter de Sousa
Lage, Aurea
Santos, Fernanda da Silva
Proença, Keyna Ferreira
Oliveira, Anderson
dc.subject.other.en_US.fl_str_mv Investigações artístico-científicas
Sobre o políptico da Coleção Ferreira das Neves
Museu D. João VI (EBA-UFRJ)
topic Investigações artístico-científicas
Sobre o políptico da Coleção Ferreira das Neves
Museu D. João VI (EBA-UFRJ)
description Notas: [1] SERRÃO, V. História da arte e mercados: visão teórico-metodológica sobre um campo de estudos transdisciplinares. o exemplo do ‘Mito Grão Vasco’ em colecções portuguesas e brasileiras. In: Arte e seus lugares: coleções em espaços reais. VIII Seminário do Museu D. João. Rio de Janeiro: A. Cavalcanti, A. Valle, M. J. Neto, M. Malta, S. G. Pereira, EBA, 2017, p. 98- 99. [2] Idem, p. 99. [3] PEREIRA, S. G. Fluxo de objetos no tempo e no espaço: a trajetória da coleção Ferreira das Neves. In: Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010, p. 888. [4] SERRÃO, V. Pinturas Dos ‘Primitivos’ nas Antigas Colecções Reais Do Rio De Janeiro e no atual Museu D. João VI. In: Histórias da Arte em Coleções: Modos de ver e exibir em Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: Marize Malta, Maria João Neto, Ana Cavalcanti, Emerson Dionisio de Oliveira e Maria de Fátima Morethy Couto (orgs.), Rio Books, 2017, p. 28. [5] PEREIRA, op cit., p. 888. [6] SERRÃO, op cit., p. 27.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-26T21:00:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-26T21:00:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAGANI, Carla et al. O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ). Revista Restauro, v. 6, n. 12, p. 1 - 15, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57137
dc.identifier.issn.en_US.fl_str_mv 2527-1814
identifier_str_mv PAGANI, Carla et al. O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ). Revista Restauro, v. 6, n. 12, p. 1 - 15, 2022.
2527-1814
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFESP
publisher.none.fl_str_mv UNIFESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/57137/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/57137/2/AureaLage_FernandoSantos_etal_IOC_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a560609d32a3863062d77ff32785d58
a94e306417b63b4734eeeb687275384e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798324820569489408