O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57137 |
Resumo: | Notas: [1] SERRÃO, V. História da arte e mercados: visão teórico-metodológica sobre um campo de estudos transdisciplinares. o exemplo do ‘Mito Grão Vasco’ em colecções portuguesas e brasileiras. In: Arte e seus lugares: coleções em espaços reais. VIII Seminário do Museu D. João. Rio de Janeiro: A. Cavalcanti, A. Valle, M. J. Neto, M. Malta, S. G. Pereira, EBA, 2017, p. 98- 99. [2] Idem, p. 99. [3] PEREIRA, S. G. Fluxo de objetos no tempo e no espaço: a trajetória da coleção Ferreira das Neves. In: Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010, p. 888. [4] SERRÃO, V. Pinturas Dos ‘Primitivos’ nas Antigas Colecções Reais Do Rio De Janeiro e no atual Museu D. João VI. In: Histórias da Arte em Coleções: Modos de ver e exibir em Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: Marize Malta, Maria João Neto, Ana Cavalcanti, Emerson Dionisio de Oliveira e Maria de Fátima Morethy Couto (orgs.), Rio Books, 2017, p. 28. [5] PEREIRA, op cit., p. 888. [6] SERRÃO, op cit., p. 27. |
id |
CRUZ_0c2b86661966e7048d5aeac853c111ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.arca.fiocruz.br:icict/57137 |
network_acronym_str |
CRUZ |
network_name_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
repository_id_str |
2135 |
spelling |
Pagani, CarloRibeiro, Benvinda de Jesus FerreiraLopes, Ricardo TadeuOliveira, Davi Ferreira deAzeredo, Soraia Rodrigues deBrandes, Arno Fritz das NevesFreitas, Renato Pereira deFelix, Valter de SousaLage, AureaSantos, Fernanda da SilvaProença, Keyna FerreiraOliveira, Anderson2023-02-26T21:00:18Z2023-02-26T21:00:18Z2022PAGANI, Carla et al. O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ). Revista Restauro, v. 6, n. 12, p. 1 - 15, 2022.2527-1814https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57137Notas: [1] SERRÃO, V. História da arte e mercados: visão teórico-metodológica sobre um campo de estudos transdisciplinares. o exemplo do ‘Mito Grão Vasco’ em colecções portuguesas e brasileiras. In: Arte e seus lugares: coleções em espaços reais. VIII Seminário do Museu D. João. Rio de Janeiro: A. Cavalcanti, A. Valle, M. J. Neto, M. Malta, S. G. Pereira, EBA, 2017, p. 98- 99. [2] Idem, p. 99. [3] PEREIRA, S. G. Fluxo de objetos no tempo e no espaço: a trajetória da coleção Ferreira das Neves. In: Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010, p. 888. [4] SERRÃO, V. Pinturas Dos ‘Primitivos’ nas Antigas Colecções Reais Do Rio De Janeiro e no atual Museu D. João VI. In: Histórias da Arte em Coleções: Modos de ver e exibir em Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: Marize Malta, Maria João Neto, Ana Cavalcanti, Emerson Dionisio de Oliveira e Maria de Fátima Morethy Couto (orgs.), Rio Books, 2017, p. 28. [5] PEREIRA, op cit., p. 888. [6] SERRÃO, op cit., p. 27.As pinturas sobre madeira, de diferentes tipologias, são parte importante dos acervos de museus, instituições privadas e de colecionadores, seja no exterior ou no Brasil. Uma abordagem mais contemporânea visa entender as obras no seu conjunto, considerando a sua univocidade, que inclui além da sua camada pictórica, analisada do ponto de vista do historiador de arte, do cientista da conservação (Conservation Scientist) e do conservadorrestaurador, os suportes e as eventuais molduras. Isso, através de pesquisa das antigas técnicas construtivas e dos seus materiais, como parte, não somente da história da arte, mas também da história dos saberes tradicionais, do saber fazer e da evolução tecnológica colocando os suportes em madeira no apropriado lugar de documento histórico. Consideramos que não seja possível, sem um profundo conhecimento do suporte, entender as pinturas sobre madeira onde os aspectos estéticos e artísticos das camadas de preparação e pictóricas deixam em segundo plano os aspectos históricos, mas também práticos e metodológicos referentes aos suportes e a suas produções. ......Doutor em Políticas Públicas para Formação. Museu Nacional (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Laboratório de Estudo e Pesquisa para Conservação e Restauração de Esculturas (LAPECRE-EBA- UFRJ). Doutora em Arquitetura. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Laboratório de Instrumentação Nuclear. Doutor em Engenharia Nuclear. LIN-COPPE-UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Laboratório de Instrumentação Nuclear. Doutor em Engenharia Nuclear. LIN-COPPE-UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Laboratório de Instrumentação Nuclear. Doutor em Engenharia Nuclear. LIN-COPPE-UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal Fluminense. Departamento de Biologia Geral. Doutor em Botânica. Laboratório de Anatomia da Madeira e Dendrocronologia. Niterói, RJ, Brasil.Laboratório de Instrumentação e Simulação Computacional (LISCOMP/IFRJCPAR), Paracambi (RJ). Brasil.Laboratório de Instrumentação e Simulação Computacional (LISCOMP/IFRJCPAR). Mestre em Engenharia Nuclear. IFRJCPAR), Paracambi (RJ), Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fotógrafo / Conservador Restaurador. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porUNIFESPInvestigações artístico-científicasSobre o políptico da Coleção Ferreira das NevesMuseu D. João VI (EBA-UFRJ)O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/57137/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINALAureaLage_FernandoSantos_etal_IOC_2022.pdfAureaLage_FernandoSantos_etal_IOC_2022.pdfapplication/pdf635871https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/57137/2/AureaLage_FernandoSantos_etal_IOC_2022.pdfa94e306417b63b4734eeeb687275384eMD52icict/571372023-09-04 11:29:59.224oai:www.arca.fiocruz.br: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ório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-09-04T14:29:59Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.en_US.fl_str_mv |
O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ) |
title |
O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ) |
spellingShingle |
O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ) Pagani, Carlo Investigações artístico-científicas Sobre o políptico da Coleção Ferreira das Neves Museu D. João VI (EBA-UFRJ) |
title_short |
O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ) |
title_full |
O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ) |
title_fullStr |
O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ) |
title_full_unstemmed |
O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ) |
title_sort |
O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ) |
author |
Pagani, Carlo |
author_facet |
Pagani, Carlo Ribeiro, Benvinda de Jesus Ferreira Lopes, Ricardo Tadeu Oliveira, Davi Ferreira de Azeredo, Soraia Rodrigues de Brandes, Arno Fritz das Neves Freitas, Renato Pereira de Felix, Valter de Sousa Lage, Aurea Santos, Fernanda da Silva Proença, Keyna Ferreira Oliveira, Anderson |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Benvinda de Jesus Ferreira Lopes, Ricardo Tadeu Oliveira, Davi Ferreira de Azeredo, Soraia Rodrigues de Brandes, Arno Fritz das Neves Freitas, Renato Pereira de Felix, Valter de Sousa Lage, Aurea Santos, Fernanda da Silva Proença, Keyna Ferreira Oliveira, Anderson |
author2_role |
author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pagani, Carlo Ribeiro, Benvinda de Jesus Ferreira Lopes, Ricardo Tadeu Oliveira, Davi Ferreira de Azeredo, Soraia Rodrigues de Brandes, Arno Fritz das Neves Freitas, Renato Pereira de Felix, Valter de Sousa Lage, Aurea Santos, Fernanda da Silva Proença, Keyna Ferreira Oliveira, Anderson |
dc.subject.other.en_US.fl_str_mv |
Investigações artístico-científicas Sobre o políptico da Coleção Ferreira das Neves Museu D. João VI (EBA-UFRJ) |
topic |
Investigações artístico-científicas Sobre o políptico da Coleção Ferreira das Neves Museu D. João VI (EBA-UFRJ) |
description |
Notas: [1] SERRÃO, V. História da arte e mercados: visão teórico-metodológica sobre um campo de estudos transdisciplinares. o exemplo do ‘Mito Grão Vasco’ em colecções portuguesas e brasileiras. In: Arte e seus lugares: coleções em espaços reais. VIII Seminário do Museu D. João. Rio de Janeiro: A. Cavalcanti, A. Valle, M. J. Neto, M. Malta, S. G. Pereira, EBA, 2017, p. 98- 99. [2] Idem, p. 99. [3] PEREIRA, S. G. Fluxo de objetos no tempo e no espaço: a trajetória da coleção Ferreira das Neves. In: Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010, p. 888. [4] SERRÃO, V. Pinturas Dos ‘Primitivos’ nas Antigas Colecções Reais Do Rio De Janeiro e no atual Museu D. João VI. In: Histórias da Arte em Coleções: Modos de ver e exibir em Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: Marize Malta, Maria João Neto, Ana Cavalcanti, Emerson Dionisio de Oliveira e Maria de Fátima Morethy Couto (orgs.), Rio Books, 2017, p. 28. [5] PEREIRA, op cit., p. 888. [6] SERRÃO, op cit., p. 27. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-26T21:00:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-26T21:00:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PAGANI, Carla et al. O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ). Revista Restauro, v. 6, n. 12, p. 1 - 15, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57137 |
dc.identifier.issn.en_US.fl_str_mv |
2527-1814 |
identifier_str_mv |
PAGANI, Carla et al. O que tem atrás do “belo”: Investigações artístico-científicas sobre o políptico da coleção Ferreira das Neves, Museu D. João VI (EBA-UFRJ). Revista Restauro, v. 6, n. 12, p. 1 - 15, 2022. 2527-1814 |
url |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIFESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIFESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
collection |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/57137/1/license.txt https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/57137/2/AureaLage_FernandoSantos_etal_IOC_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5a560609d32a3863062d77ff32785d58 a94e306417b63b4734eeeb687275384e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.arca@fiocruz.br |
_version_ |
1798324820569489408 |