O olhar do agente comunitário de saúde para a sua prática profissional: trabalho previsto, trabalho real e a influência dos processos de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Monique Nunes Fiuza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/44326
Resumo: Diversos avanços foram observados no campo da saúde desde a instituição do Sistema Único de Saúde (SUS), onde a Estratégia de Saúde da Família (ESF) foi se estabelecendo como principal forma de reorganização da atenção à saúde, deslocando o foco hospitalocêntrico e valorizando as ações de prevenção e promoção da saúde. Os Agentes Comunitários de Saúde fortaleceram o enfoque territorial, contribuíram para que a educação em saúde ganhasse destaque tornando-se trabalhadores com papel central na mudança de modelo. As ações dos ACS geram impactos positivos sobre os determinantes e condicionantes da saúde. O presente estudo tem por objetivo promover a discussão sobre a relação entre a qualificação e a formação profissional do ACS e seus reflexos no cotidiano da sua pratica e, de forma mais específica, identificar os processos de que estes sujeitos indicam com mais relevantes. Para isso, analisou- se dados de entrevistas com 20 ACS das cinco regiões brasileiras, parte de um projeto mais amplo, de base qualitativa. Com base na análise de conteúdo das entrevistas foi possível compor duas categorias de análise: “o saber acumulado do ACS” e a “valorização das atribuições sob a ótica do próprio profissional”. Como fruto da primeira categoria foi possível registrar que os ACS passaram por alguns processos diretamente voltados para a prática profissional, com destaque ao PROFAE e CTACS; bem como cursos curtos e pontuais sobre temas especificamente ligados às atividades de coleta de dados ou temas relacionados as linhas de cuidado ou a epidemia de arboviroses. O ACS ressalta a importância do conhecimento empírico adquirido na rotina e nas trocas com os outros colegas de trabalho, sendo a principal referência o enfermeiro. Quanto à segunda categoria é possível observar a dicotomia entre o trabalho interno/burocrático e o trabalho no território, o qual é valorizado e reconhecido pelo ACS. Há, entre os entrevistados, dificuldade em identificar que atividades lhe são formalmente previstas. Conclui-se que o ACS atribuiu valor às raízes de atuação, o trabalho educativo no território e que o trabalho real é mais amplo que o trabalho previsto. Indica-se que a incorporação de inúmeras atividades se deve ao déficit de profissionais e a forma vaga com que as políticas de saúde tratam estes trabalhadores, em especial o principal documento que norteia a atenção básica a Política Nacional de Atenção Básica.
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Os Agentes Comunitários de Saúde fortaleceram o enfoque territorial, contribuíram para que a educação em saúde ganhasse destaque tornando-se trabalhadores com papel central na mudança de modelo. As ações dos ACS geram impactos positivos sobre os determinantes e condicionantes da saúde. O presente estudo tem por objetivo promover a discussão sobre a relação entre a qualificação e a formação profissional do ACS e seus reflexos no cotidiano da sua pratica e, de forma mais específica, identificar os processos de que estes sujeitos indicam com mais relevantes. Para isso, analisou- se dados de entrevistas com 20 ACS das cinco regiões brasileiras, parte de um projeto mais amplo, de base qualitativa. Com base na análise de conteúdo das entrevistas foi possível compor duas categorias de análise: “o saber acumulado do ACS” e a “valorização das atribuições sob a ótica do próprio profissional”. 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Indica-se que a incorporação de inúmeras atividades se deve ao déficit de profissionais e a forma vaga com que as políticas de saúde tratam estes trabalhadores, em especial o principal documento que norteia a atenção básica a Política Nacional de Atenção Básica.Several advances have been observed in the health field since the institution of the Unified Health System (SUS), where the Family Health Strategy (FHS) was established as the main form of reorganization of health care, moving the hospital-centered focus and valuing the prevention and health promotion actions. Community Health Agents strengthened the territorial focus, contributed to health education gaining prominence by becoming workers with a central role in changing the model. The ACS actions generate positive impacts on health determinants and conditions. The present study aims to promote the discussion about the relationship between the ACS qualification and professional training and its reflexes in the daily practice of their practice and, more specifically, to identify the processes that these subjects indicate with the most relevance. For this, data from interviews with 20 ACS from the five Brazilian regions were analyzed, part of a broader project, with a qualitative basis. Based on the content analysis of the interviews, it was possible to compose two categories of analysis: “the accumulated knowledge of the ACS” and the “valuation of the attributions from the perspective of the professional himself”. As a result of the first category, it was possible to register that the ACS went through some processes directly focused on professional practice, with emphasis on PROFAE and CTACS; as well as short and specific courses on topics specifically linked to data collection activities or topics related to lines of care or the arbovirus epidemic. The ACS emphasizes the importance of empirical knowledge acquired in routine and exchanges with other co-workers, the nurse being the main reference. As for the second category, it is possible to observe the dichotomy between internal / bureaucratic work and work in the territory, which is valued and recognized by the ACS. Among the interviewees, it is difficult to identify which activities are formally planned. It is concluded that the ACS attributed value to the roots of action, the educational work in the territory and that the real work is broader than the predicted work. It is indicated that the incorporation of numerous activities is due to the deficit of professionals and the vague way in which health policies treat these workers, in particular, the main document that guides primary care to the National Policy of Primary Care.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, BrasilporEPSJVAtenção Primária à SaúdeAgente Comunitário de SaúdeEducação Profissional em SaúdeQualificação ProfissionalTrabalho em SaúdePrimary Health CareCommunity Health AgentHealth Professional EducationProfessional QualificationHealth WorkEducação Profissional em Saúde PúblicaAgentes Comunitários de SaúdeAtenção Primária à SaúdePessoal de SaúdeO olhar do agente comunitário de saúde para a sua prática profissional: trabalho previsto, trabalho real e a influência dos processos de formaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2020-04-07Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em SaúdeFundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim VenâncioMestrado ProfissionalRio de Janeiro, RJPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83098https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/44326/1/license.txt7091c5074599b7bf15a549fef5812113MD51ORIGINALMonique_Dias_EPSJV_Mestrado_2020.pdfMonique_Dias_EPSJV_Mestrado_2020.pdfapplication/pdf1231385https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/44326/2/Monique_Dias_EPSJV_Mestrado_2020.pdf5af1d01ff0b988f5f67bbc842d31459eMD52TEXTMonique_Dias_EPSJV_Mestrado_2020.pdf.txtMonique_Dias_EPSJV_Mestrado_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain226315https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/44326/3/Monique_Dias_EPSJV_Mestrado_2020.pdf.txtc279d81c9ab9ece4db5007ec64f61054MD53icict/443262023-06-19 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