Diversidade epistemológica e pedagógica na formação em saúde coletiva em territórios: artesanatos pedagógicos com a educação popular e a ecologia de saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria do Socorro de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/58213
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar em que medida experiências de formação em saúde coletiva tem possibilitado a diversidade de proposições epistemológicas e pedagógicas orientadas a atender às necessidades de um determinado território. Como fundamentos, parte da base constitutiva da Saúde Coletiva e do diálogo com outros referenciais que nascem de realidades sociais periféricas, como as teorias Miltonianas, a Educação Popular e as epistemologias do Sul. Como realidade empírica, parte da experiência de dois cursos, no formato lato sensu e latíssimo, desenvolvidos pela Escola de Governo Fiocruz Brasília, no Distrito Federal e no Semiárido do Piauí. Como caminho investigativo, baseia-se em métodos não-extrativistas, como a análise compreensiva e a pesquisa participante, buscando compreender a finalidade, o sentido e os resultados das ações formativas através do trabalho coletivo e do diálogo com os sujeitos das experiências. Analisa a matriz curricular, a estratégia e o itinerário formativo, a diversidade de sujeitos, as especificidades dos territórios, as metodologias crítico-emancipatórias e a produção de conhecimento pelos educandos. Além da leitura de documentos e análise de dados secundários, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com educandos e educadores das duas experiências. Dentre os resultados, o estudo mostra como diferentes estratégias educativas em Saúde Coletiva, em diálogo com outros saberes e outras práticas em saúde, e com apoio de novas matrizes pedagógicas, podem contribuir para a formação de trabalhadores da saúde e outros agentes públicos e atores sociais comprometidos com a construção do SUS e as necessidades de saúde de um determinado território. Conclui-se que é possível, a partir do trabalho político-pedagógico em territórios e junto às classes populares, reinventar o trabalho pedagógico-político nas instituições de ensino e pesquisa, contribuindo com subsídios para construção de novos projetos educativos no campo da saúde.
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Como fundamentos, parte da base constitutiva da Saúde Coletiva e do diálogo com outros referenciais que nascem de realidades sociais periféricas, como as teorias Miltonianas, a Educação Popular e as epistemologias do Sul. Como realidade empírica, parte da experiência de dois cursos, no formato lato sensu e latíssimo, desenvolvidos pela Escola de Governo Fiocruz Brasília, no Distrito Federal e no Semiárido do Piauí. Como caminho investigativo, baseia-se em métodos não-extrativistas, como a análise compreensiva e a pesquisa participante, buscando compreender a finalidade, o sentido e os resultados das ações formativas através do trabalho coletivo e do diálogo com os sujeitos das experiências. Analisa a matriz curricular, a estratégia e o itinerário formativo, a diversidade de sujeitos, as especificidades dos territórios, as metodologias crítico-emancipatórias e a produção de conhecimento pelos educandos. Além da leitura de documentos e análise de dados secundários, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com educandos e educadores das duas experiências. Dentre os resultados, o estudo mostra como diferentes estratégias educativas em Saúde Coletiva, em diálogo com outros saberes e outras práticas em saúde, e com apoio de novas matrizes pedagógicas, podem contribuir para a formação de trabalhadores da saúde e outros agentes públicos e atores sociais comprometidos com a construção do SUS e as necessidades de saúde de um determinado território. Conclui-se que é possível, a partir do trabalho político-pedagógico em territórios e junto às classes populares, reinventar o trabalho pedagógico-político nas instituições de ensino e pesquisa, contribuindo com subsídios para construção de novos projetos educativos no campo da saúde.This academic research has the goal to analyze how much the Colective Healthcare formation experiences has enabled the diversity of epistemological and pedagogical propositions orientated to meet the necessities of a determined territory. As fundaments part of the Colective Healthcare constitutive base, and of the dialogue with other points of view that come from poor social realities such as the Miltonian theories, the Popular Education and the Epistemologies of the South. As an empirical reality, part of the two courses experienced in the lato sensu format, developed by the "Escola de Governo Fiocruz Brasília" in the Federal District and in the Piauí semiarid. As an investigative path, it bases itself in non-extractivist methods as the commented analysis and the participant research looking to understand the goal, the meaning and the results of the formative actions through the colective work and the dialogue with the experienced subjects. Analyzes the curriculum, the strategy and the formative itinerary, the subjects diversity, the terriories specificities, the critical-emancipatory methodologies and the knowledge production by the students. Beyond the paper's reading and the secondary data analysis, it was made semi-structured interviews with the students and educators from both experiences. Within the results the study shows how different Colective Healthcare educational strategies, in contact with other knowledge and healthcare practices, and with the support of new pedagogical matrices they can contribute to the formation of health workers and other public and social agents compromised with the SUS and health needs from a determined territory. It concludes that it's possible, from the political-pedagogic al work in territories and with the lower classes, to reinvent the pedagogical-political work in the educational and research institutions, contributing alongside the subsidies to the new pedagogical projects in the healthcare field.Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília. Brasília, DF, Brasil.porSaúde coletivaTerritórioEducação popularEcologia de saberesColective healthcareTerritoryPopular educationKnowledge ecologySaúde PúblicaEnsinoCapacitação ProfissionalDiversidade epistemológica e pedagógica na formação em saúde coletiva em territórios: artesanatos pedagógicos com a educação popular e a ecologia de saberesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2021-10-29Instituto Nutes de Educação em Ciências e SaúdeUniversidade Federal do Estado do Rio de JaneiroRio de Janeiro/RJPrograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/58213/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINAL1TESE_MARIA_DO_SOCORRO_DE_SOUZA_UFRJ_17_11_2021 com anexos incorporados 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