Produtos sob suspeita: o olhar do cidadão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/54246 |
Resumo: | Esta pesquisa compreende um estudo de caso do tipo descritivo, que teve uma abordagem quanti-qualitativa sobre os motivos que levaram o cidadão a denunciar os produtos sujeitos a visa. O objetivo foi estudar o papel da Ouvidoria da Anvisa como espaço de participação do cidadão, em especial na notificação de produtos que possam expor as pessoas ao risco sanitário. A população do estudo foi composta de cidadãos que registraram alguma denúncia/reclamação de produtos na Ouvidoria da Anvisa, durante o período de 01/01/2007 a 31/12/2008. Para isso, foi utilizado como fonte de coleta dos dados o sistema de registro das demandas da Ouvidoria da Anvisa, chamado de anvis@atende. Observa-se que o maior percentual de produtos denunciados pelo cidadão são os alimentos (48,5%), seguidos por medicamentos (20,5%). Com foco nos medicamentos, constata-se que os mais freqüentes são os antiinflamatórios (32), seguidos pelos anticoncepcionais (31), no universo de 179 demandas que foram analisadas qualitativamente sob a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC’s). O principal motivo considerado pelo cidadão para procurar a Ouvidoria foi a exigência da tomada de providências, indicando inclusive, qual tipo esperado de ação poderia ser tomada frente ao produto. Além disso, o cidadão mostra em seu discurso, o quão importante é a necessidade de se identificar e conhecer as reações adversas a medicamentos, com os objetivos de prevenir e diminuir a morbidade e mortalidade a elas relacionadas. A ouvidoria é um canal de participação e de pleno exercício da cidadania, tendo em vista que o cidadão a procura para registrar sua queixa sobre um produto que pode causar danos à sua saúde e de sua família. Para tanto há de se considerar, neste momento, que para que a participação social seja ampliada e efetiva, são necessárias ações que promovam a informação/educação/comunicação voltadas à população, de modo a proporcionar maior visibilidade à missão da vigilância sanitária. |
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Martins, Mary Anne FonteneleAlves, Sandra Mara CamposBacelar, Vera Maria BorralhoOliveira, Diana Carmem Almeida Nunes deAlves, Sandra Mara Campos2022-08-02T13:15:13Z2022-08-02T13:15:13Z2009MARTINS, Mary Anne Fontenele. Produtos sob suspeita: o olhar do cidadão. 2009. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Vigilância Sanitária)—Diretoria Regional de Brasília, Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, 2009.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/54246Esta pesquisa compreende um estudo de caso do tipo descritivo, que teve uma abordagem quanti-qualitativa sobre os motivos que levaram o cidadão a denunciar os produtos sujeitos a visa. O objetivo foi estudar o papel da Ouvidoria da Anvisa como espaço de participação do cidadão, em especial na notificação de produtos que possam expor as pessoas ao risco sanitário. A população do estudo foi composta de cidadãos que registraram alguma denúncia/reclamação de produtos na Ouvidoria da Anvisa, durante o período de 01/01/2007 a 31/12/2008. Para isso, foi utilizado como fonte de coleta dos dados o sistema de registro das demandas da Ouvidoria da Anvisa, chamado de anvis@atende. Observa-se que o maior percentual de produtos denunciados pelo cidadão são os alimentos (48,5%), seguidos por medicamentos (20,5%). Com foco nos medicamentos, constata-se que os mais freqüentes são os antiinflamatórios (32), seguidos pelos anticoncepcionais (31), no universo de 179 demandas que foram analisadas qualitativamente sob a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC’s). O principal motivo considerado pelo cidadão para procurar a Ouvidoria foi a exigência da tomada de providências, indicando inclusive, qual tipo esperado de ação poderia ser tomada frente ao produto. Além disso, o cidadão mostra em seu discurso, o quão importante é a necessidade de se identificar e conhecer as reações adversas a medicamentos, com os objetivos de prevenir e diminuir a morbidade e mortalidade a elas relacionadas. A ouvidoria é um canal de participação e de pleno exercício da cidadania, tendo em vista que o cidadão a procura para registrar sua queixa sobre um produto que pode causar danos à sua saúde e de sua família. Para tanto há de se considerar, neste momento, que para que a participação social seja ampliada e efetiva, são necessárias ações que promovam a informação/educação/comunicação voltadas à população, de modo a proporcionar maior visibilidade à missão da vigilância sanitária.This research is about a descriptive study which broaches all the reasons that make the citizens denounce the products that are subject to fiscal control. The objective of this project is to study the role of the ombudsman of the Brazilian National Agency for Health Surveillance as a place where citizens can participate. This participation usually happens when they can denounce some products that can expose people to sanitary risks. The population of this study is composed by citizens that denounced a product or registered a complaint in the Agency ombudsman during the period from January 1st, 2007 to December 31st, 2008. The source used for data collecting was a system called anvis@tende, which is the ombudsman system that makes a historical register of the demands. The majority of products denounced in this period by citizens were foods (48,5%), followed by medicines (20,5%). Among the medicines, the antiphlogistics (32%) were the most denounced and the contraceptives (31%) were the second most denounced. These data were collected from 179 demands using the Discourse of the Collective Subject technique. The main reason that makes citizens write a demand for the ombudsman is because they want the Agency to take measures in order to solve the problems that are detected by them. Besides that, the demands show that the citizens are worried about knowing the adverse reactions of medicines In order to prevent and reduce the morbidity and mortality tables related to them. The ombudsman is a place where citizens can participate and exercise their citizenship. This happens because they can make denounces about products and protect all the population with this action. It is very important to promote actions that inform and educate people about their social participation in order to promote more visibility in the Health Surveillance mission.Fundação Oswaldo Cruz. Diretoria Regional de Brasília. Brasília, DF, Brasil.porOuvidoriaVigilância sanitáriaDemocracia participativaOmbudsmanHealth surveillanceParticipative democracyDefesa do ConsumidorVigilância SanitáriaParticipação da ComunidadeDenúncia de IrregularidadesProdutos sob suspeita: o olhar do cidadãoThe products that are under suspicion: from the citizen’s viewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2009-12-20Fundação Oswaldo Cruz. Diretoria Regional de BrasíliaBrasília/DFPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83074https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/54246/1/license.txtd3e717dbb24bfc607ede047f44d29a0eMD51ORIGINALmary_martins_fiodf_espec_2009.pdfmary_martins_fiodf_espec_2009.pdfTCCapplication/pdf422708https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/54246/2/mary_martins_fiodf_espec_2009.pdf60463a618da6ed27efde579b38d666f5MD52Termo_Mary Anne Fontenele Martins.pdfTermo_Mary Anne Fontenele Martins.pdfTermo de autorizaçãoapplication/pdf81706https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/54246/3/Termo_Mary%20Anne%20Fontenele%20Martins.pdf2ec74e409ddc3e2b31ff07d312555323MD53icict/542462022-08-02 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