Identidades e territórios culturais: subsídios para a área de proteção do ambiente cultural de São Cristóvão
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33422 |
Resumo: | A região de São Cristóvão é formada pelos bairros São Cristóvão, Vasco da Gama, Benfica e Mangueira. Localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, o bairro de São Cristóvão contribuiu para traçar a história do desenvolvimento urbano da cidade. Objetiva-se contribuir com estudos sobre a memória urbana dessa região, sob a perspectiva dos múltiplos territórios culturais e identidades e memórias existentes, que não foram incorporados na revisão da sua Área de Proteção do Ambiente Cultural (APAC), em 1993. Utilizou-se a metodologia em que o levantamento e o cruzamento de diferentes fontes, como reportagens de jornais, fotografias, atas de reuniões, encontros comunitários do bairro de São Cristóvão, cartas de reivindicações das associações de moradores de São Cristóvão, além da realização de visitas in loco e entrevistas, possibilitaram o estudo de identificação dos múltiplos territórios culturais existentes na região de São Cristóvão. Visa refletir sobre os múltiplos territórios culturais, com diversas materialidades e intangibilidades, considerando a heterogeneidade cultural do lugar. Atesta-se, como resultados, a confirmação de determinados territórios culturais já compreendidos, mas não reconhecidos. Heranças e costumes, como a imperial, fabril, portuguesa, nordestina, modernista e do samba, se fazem presentes na região. Concluise que os territórios culturais existentes nas áreas de proteção cultural apresentam-se com suas próprias especificidades. Pretende-se não fragmentar territórios, pois a cidade está em constante mudança e deve ser entendida como um todo. Propõe-se fomentar o fortalecimento de valores históricos e culturais, sobretudo, identificar outros. Indica-se a mesma reflexão à APAC, considerando a possibilidade de manifestação do tradicional e do moderno. Como contribuição para a preservação do patrimônio cultural, é essencial reconhecer e fortalecer laços de afetividade e elos de pertencimento ao seu lugar de significação, como os territórios culturais. |
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Araújo, Raquel Aquino deAndrade, Inês El-Jaick2019-06-06T18:28:12Z2019-06-06T18:28:12Z2018ARAÚJO, Raquel Aquino de. Identidades e territórios culturais: subsídios para a Área de Proteção do Ambiente Cultural de São Cristóvão. 2018. 257f. Dissertação (Mestrado em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2018.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33422A região de São Cristóvão é formada pelos bairros São Cristóvão, Vasco da Gama, Benfica e Mangueira. Localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, o bairro de São Cristóvão contribuiu para traçar a história do desenvolvimento urbano da cidade. Objetiva-se contribuir com estudos sobre a memória urbana dessa região, sob a perspectiva dos múltiplos territórios culturais e identidades e memórias existentes, que não foram incorporados na revisão da sua Área de Proteção do Ambiente Cultural (APAC), em 1993. Utilizou-se a metodologia em que o levantamento e o cruzamento de diferentes fontes, como reportagens de jornais, fotografias, atas de reuniões, encontros comunitários do bairro de São Cristóvão, cartas de reivindicações das associações de moradores de São Cristóvão, além da realização de visitas in loco e entrevistas, possibilitaram o estudo de identificação dos múltiplos territórios culturais existentes na região de São Cristóvão. Visa refletir sobre os múltiplos territórios culturais, com diversas materialidades e intangibilidades, considerando a heterogeneidade cultural do lugar. Atesta-se, como resultados, a confirmação de determinados territórios culturais já compreendidos, mas não reconhecidos. Heranças e costumes, como a imperial, fabril, portuguesa, nordestina, modernista e do samba, se fazem presentes na região. Concluise que os territórios culturais existentes nas áreas de proteção cultural apresentam-se com suas próprias especificidades. Pretende-se não fragmentar territórios, pois a cidade está em constante mudança e deve ser entendida como um todo. Propõe-se fomentar o fortalecimento de valores históricos e culturais, sobretudo, identificar outros. Indica-se a mesma reflexão à APAC, considerando a possibilidade de manifestação do tradicional e do moderno. Como contribuição para a preservação do patrimônio cultural, é essencial reconhecer e fortalecer laços de afetividade e elos de pertencimento ao seu lugar de significação, como os territórios culturais.The region of São Cristóvão is formed by the districts of São Cristóvão, Vasco da Gama, Benfica and Mangueira. Located in the North Zone of the city of Rio de Janeiro, the district of São Cristóvão contributed to draw the history of urban development of the city. The aim of the studies on the urban memory of this region is to contribute from the perspective of the multiple cultural territories, identities and existing memories that were not incorporated in the review of its Cultural Environment Protection Area (APAC) in 1993. The methodology was used to collect and compare different sources, such as newspaper reports, photographs, minutes of meetings, community meetings in the district of São Cristóvão, letters of protest from the associations of residents of São Cristóvão, and the visits in loco and interviews, made possible the study of identification of the multiple cultural territories existing in the region of São Cristóvão. In this sense, reflect on the multiple cultural territories with diverse materialities and intangibilities, in which the cultural heterogeneity of the place is considered. Therefore, as results, the understanding of cultural territories, not recognized, and indicating that the cultural territories existing in the areas of cultural protection have their own specificities. These scenarios led to decay and revitalization, processes that resulted in heritance and customs that are present in the region, that is, imperial, factory, portuguese, northeastern, modernist and samba memories. The city is constantly changing and must be understood as a whole. In this sense, it is not intended to fragment the territories, but a proposal to foster the strengthening of historical and cultural values, and identify others. The same reflection is given to APAC, considering the possibility of manifestation of the traditional and the modern. As a contribution to the preservation of cultural heritage, it is essential to recognize and strengthen bonds of affection and links of belonging to their place of meaning, that is, cultural territories.Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porÁrea de Proteção do Ambiente CulturalMemóriaIdentidadeTerritórios culturaisTransculturaçãoDiversidade CulturalBrasilIdentidades e territórios culturais: subsídios para a área de proteção do ambiente cultural de São Cristóvãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2018Casa de Oswaldo Cruz.Fundação Oswaldo Cruz.Mestrado ProfissionalRio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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