Mestre Adorcino e a Coleção de Fôrmas da Torre Norte do Pavilhão Mourisco da Fiocruz (1986-1989)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/58874 |
Resumo: | O presente estudo contextualiza a trajetória profissional do artesão estucador Adorcino Pereira da Silva (1926-2011) e sua atuação no quadro técnico do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (DPH/COC/Fiocruz), no que tange o desenvolvimento das questões atinentes ao patrimônio cultural brasileiro entre os anos de 1980 a 2010. Referenciado como mestre, o pedreiro de formação, natural da cidade de Araruama, iniciou suas atividades na instituição no ano de 1985 permanecendo como o principal executor das réplicas dos ornatos do conjunto de edificações ecléticas do Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (NAHM), com destaque para a intervenção na Torre Norte do Pavilhão Mourisco (1986-1989), no campus Fiocruz em Manguinhos (RJ). Além de contribuir para o reestabelecimento estético e estrutural do estuque ornamental e outros bens integrados das edificações de valor histórico da Fiocruz, Mestre Adorcino foi integrado às atividades de educação patrimonial desenvolvidas pelo DPH/COC de 2003 a 2011. Contribuiu para a capacitação profissional de jovens e o aprimoramento de trabalhadores já inseridos no mercado. Nesse sentido, a pesquisa reconhece o papel de Mestre Adorcino como detentor do saber da arte de ofício do estuque ornamental, ao mesmo tempo em que ressalta a importância da tarefa de levantar, registrar, conservar e restaurar o acervo de fôrmas e os ornatos. Como produto da dissertação foi realizado o inventário da coleção de fôrmas em argamassa de cimento produzidas pelo Mestre para a restauração dos painéis e ornatos em estuque ornamental da Torre Norte. Também constam deste estudo recomendações de procedimentos a serem adotados, com base na estratégia da conservação preventiva, ao seu acervo de fôrmas constituído ao longo de sua atuação na instituição. |
id |
CRUZ_291cf9f54d8ebe3f82ca7317b29ea17b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.arca.fiocruz.br:icict/58874 |
network_acronym_str |
CRUZ |
network_name_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
repository_id_str |
2135 |
spelling |
Lopes, Juliana da SilvaSilva, Elisabete Edelvita Chaves da.Andrade, Inês El-Jaick2023-06-01T18:53:48Z2023-06-01T18:53:48Z2021LOPES, Juliana da Silva. Mestre Adorcino e a Coleção de Fôrmas da Torre Norte do Pavilhão Mourisco da Fiocruz (1986-1989). 2021. 212 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2021.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/58874O presente estudo contextualiza a trajetória profissional do artesão estucador Adorcino Pereira da Silva (1926-2011) e sua atuação no quadro técnico do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (DPH/COC/Fiocruz), no que tange o desenvolvimento das questões atinentes ao patrimônio cultural brasileiro entre os anos de 1980 a 2010. Referenciado como mestre, o pedreiro de formação, natural da cidade de Araruama, iniciou suas atividades na instituição no ano de 1985 permanecendo como o principal executor das réplicas dos ornatos do conjunto de edificações ecléticas do Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (NAHM), com destaque para a intervenção na Torre Norte do Pavilhão Mourisco (1986-1989), no campus Fiocruz em Manguinhos (RJ). Além de contribuir para o reestabelecimento estético e estrutural do estuque ornamental e outros bens integrados das edificações de valor histórico da Fiocruz, Mestre Adorcino foi integrado às atividades de educação patrimonial desenvolvidas pelo DPH/COC de 2003 a 2011. Contribuiu para a capacitação profissional de jovens e o aprimoramento de trabalhadores já inseridos no mercado. Nesse sentido, a pesquisa reconhece o papel de Mestre Adorcino como detentor do saber da arte de ofício do estuque ornamental, ao mesmo tempo em que ressalta a importância da tarefa de levantar, registrar, conservar e restaurar o acervo de fôrmas e os ornatos. Como produto da dissertação foi realizado o inventário da coleção de fôrmas em argamassa de cimento produzidas pelo Mestre para a restauração dos painéis e ornatos em estuque ornamental da Torre Norte. Também constam deste estudo recomendações de procedimentos a serem adotados, com base na estratégia da conservação preventiva, ao seu acervo de fôrmas constituído ao longo de sua atuação na instituição.This master thesis contextualizes the professional trajectory of the artificer (craftsman) and stucco worker Adorcino Pereira da Silva (1926-2011) and his practice in the technical staff of the Historical Heritage Department of House of Oswaldo Cruz at the Oswaldo Cruz Foundation (DPH/COC/Fiocruz), concerning the development of issues regarding Brazilian cultural heritage between 1980 and 2010. Known as a master, the Araruama born construction worker began his activities at the institution in 1985, acting as the main producer of the ornament replicas of the eclectic buildings of the Manguinhos Historical Architectural Center (NAHM), with particular reference to the interventions on the North Tower of the Moorish Pavilion (1986-1989), at the Fiocruz Campus in Manguinhos – RJ. Besides contributing to the aesthetical and structural reestablishment of ornamental stucco in several integrated assets of Fiocruz historical buildings, Mestre Adorcino was incorporated on Heritage Education activities promoted by DPH/COC between 2003 and 2011. Contributed to the professional qualification of young adults and specialization of experienced workers. Hence, this research recognizes the role of Mestre Adorcino as keeper of the knowledge of the craft of ornamental stucco and, at the same time, highlights the importance of raising, registering, conserving and restoring the collection of molds and ornaments. As a result of the thesis, the collection of cement molds produced by Adorcino for the restoration of the panels and ornaments of the North Tower were catalogued. This study also recommends procedures for the treatment of the collection of molds, based on Preventive Conservation strategies.Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porPatrimônio CulturalBiografia como assuntoHistória do Século XXBrasilCutural HeritageBiographies as Topic20th Century HistoryBrazilPatrimônio CulturalBiografias como AssuntoHistória do Século XXBrasilMestre Adorcino e a Coleção de Fôrmas da Torre Norte do Pavilhão Mourisco da Fiocruz (1986-1989)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2021Casa de Oswaldo CruzFundação Oswaldo CruzMestrado ProfissionalRio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/58874/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINALjuliana_lopes_dissertacao_final_compressed.pdfapplication/pdf7592486https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/58874/2/juliana_lopes_dissertacao_final_compressed.pdff3b0f1799969f8c0d81452e949f2de7bMD52icict/588742023-06-01 15:53:50.067oai:www.arca.fiocruz.br:icict/58874Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-06-01T18:53:50Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.en_US.fl_str_mv |
Mestre Adorcino e a Coleção de Fôrmas da Torre Norte do Pavilhão Mourisco da Fiocruz (1986-1989) |
title |
Mestre Adorcino e a Coleção de Fôrmas da Torre Norte do Pavilhão Mourisco da Fiocruz (1986-1989) |
spellingShingle |
Mestre Adorcino e a Coleção de Fôrmas da Torre Norte do Pavilhão Mourisco da Fiocruz (1986-1989) Lopes, Juliana da Silva Patrimônio Cultural Biografia como assunto História do Século XX Brasil Cutural Heritage Biographies as Topic 20th Century History Brazil Patrimônio Cultural Biografias como Assunto História do Século XX Brasil |
title_short |
Mestre Adorcino e a Coleção de Fôrmas da Torre Norte do Pavilhão Mourisco da Fiocruz (1986-1989) |
title_full |
Mestre Adorcino e a Coleção de Fôrmas da Torre Norte do Pavilhão Mourisco da Fiocruz (1986-1989) |
title_fullStr |
Mestre Adorcino e a Coleção de Fôrmas da Torre Norte do Pavilhão Mourisco da Fiocruz (1986-1989) |
title_full_unstemmed |
Mestre Adorcino e a Coleção de Fôrmas da Torre Norte do Pavilhão Mourisco da Fiocruz (1986-1989) |
title_sort |
Mestre Adorcino e a Coleção de Fôrmas da Torre Norte do Pavilhão Mourisco da Fiocruz (1986-1989) |
author |
Lopes, Juliana da Silva |
author_facet |
Lopes, Juliana da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv |
Silva, Elisabete Edelvita Chaves da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Juliana da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, Inês El-Jaick |
contributor_str_mv |
Andrade, Inês El-Jaick |
dc.subject.other.en_US.fl_str_mv |
Patrimônio Cultural Biografia como assunto História do Século XX Brasil |
topic |
Patrimônio Cultural Biografia como assunto História do Século XX Brasil Cutural Heritage Biographies as Topic 20th Century History Brazil Patrimônio Cultural Biografias como Assunto História do Século XX Brasil |
dc.subject.en.en_US.fl_str_mv |
Cutural Heritage Biographies as Topic 20th Century History Brazil |
dc.subject.decs.en_US.fl_str_mv |
Patrimônio Cultural Biografias como Assunto História do Século XX Brasil |
description |
O presente estudo contextualiza a trajetória profissional do artesão estucador Adorcino Pereira da Silva (1926-2011) e sua atuação no quadro técnico do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (DPH/COC/Fiocruz), no que tange o desenvolvimento das questões atinentes ao patrimônio cultural brasileiro entre os anos de 1980 a 2010. Referenciado como mestre, o pedreiro de formação, natural da cidade de Araruama, iniciou suas atividades na instituição no ano de 1985 permanecendo como o principal executor das réplicas dos ornatos do conjunto de edificações ecléticas do Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (NAHM), com destaque para a intervenção na Torre Norte do Pavilhão Mourisco (1986-1989), no campus Fiocruz em Manguinhos (RJ). Além de contribuir para o reestabelecimento estético e estrutural do estuque ornamental e outros bens integrados das edificações de valor histórico da Fiocruz, Mestre Adorcino foi integrado às atividades de educação patrimonial desenvolvidas pelo DPH/COC de 2003 a 2011. Contribuiu para a capacitação profissional de jovens e o aprimoramento de trabalhadores já inseridos no mercado. Nesse sentido, a pesquisa reconhece o papel de Mestre Adorcino como detentor do saber da arte de ofício do estuque ornamental, ao mesmo tempo em que ressalta a importância da tarefa de levantar, registrar, conservar e restaurar o acervo de fôrmas e os ornatos. Como produto da dissertação foi realizado o inventário da coleção de fôrmas em argamassa de cimento produzidas pelo Mestre para a restauração dos painéis e ornatos em estuque ornamental da Torre Norte. Também constam deste estudo recomendações de procedimentos a serem adotados, com base na estratégia da conservação preventiva, ao seu acervo de fôrmas constituído ao longo de sua atuação na instituição. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-01T18:53:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-01T18:53:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LOPES, Juliana da Silva. Mestre Adorcino e a Coleção de Fôrmas da Torre Norte do Pavilhão Mourisco da Fiocruz (1986-1989). 2021. 212 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/58874 |
identifier_str_mv |
LOPES, Juliana da Silva. Mestre Adorcino e a Coleção de Fôrmas da Torre Norte do Pavilhão Mourisco da Fiocruz (1986-1989). 2021. 212 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2021. |
url |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/58874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
collection |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/58874/1/license.txt https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/58874/2/juliana_lopes_dissertacao_final_compressed.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 f3b0f1799969f8c0d81452e949f2de7b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.arca@fiocruz.br |
_version_ |
1813009161673244672 |