Desenvolvimento de modelos para avaliação das redes de conhecimento: um estudo de avaliabilidade no Centro de Pesquisa René Rachou (Fiocruz Minas), Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Eliete Albano de Azevedo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Hartz, Zulmira Maria de Araújo, Luz, Zélia Maria Profeta da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/20643
Resumo: Realizou-se um estudo de avaliabilidade (EA) de uma rede de colaboração em pesquisa da Fiocruz Minas, considerando a descrição da intervenção, o desenvolvimento dos modelos teórico e lógico da avaliação e a identificação das perguntas avaliativas. Para executar essa etapa da avaliação foram utilizados os sete elementos, propostos por Thurston e Ramaliu (2005). Foram elaborados os modelos teórico e lógico e as matrizes de medidas e análise, pautados na revisão de documentos, na observação e nas entrevistas. Os informantes chave proveram informações, documentos e arquivos eletrônicos, além de participar em reuniões e encontros de trabalho. O modelo lógico permitiu visualizar graficamente a constituição dos componentes da rede e da sua forma de operacionalização até aos resultados esperados a curto e longo prazo. Foram estabelecidas as perguntas avaliativas, os critérios e parâmetros, os instrumentos de pesquisa e os procedimentos para sistematização e análise da implantação da rede. O EA constatou a possibilidade de avaliações posteriores do programa e apresentou cenário favorável para o seu desenvolvimento. Esta é uma importante estratégia avaliativa que permite que as avaliações subsequentes sejam desenvolvidas com maior facilidade, maximizando seus potenciais, além de favorecer a racionalização de recursos.
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Foram elaborados os modelos teórico e lógico e as matrizes de medidas e análise, pautados na revisão de documentos, na observação e nas entrevistas. Os informantes chave proveram informações, documentos e arquivos eletrônicos, além de participar em reuniões e encontros de trabalho. O modelo lógico permitiu visualizar graficamente a constituição dos componentes da rede e da sua forma de operacionalização até aos resultados esperados a curto e longo prazo. Foram estabelecidas as perguntas avaliativas, os critérios e parâmetros, os instrumentos de pesquisa e os procedimentos para sistematização e análise da implantação da rede. O EA constatou a possibilidade de avaliações posteriores do programa e apresentou cenário favorável para o seu desenvolvimento. Esta é uma importante estratégia avaliativa que permite que as avaliações subsequentes sejam desenvolvidas com maior facilidade, maximizando seus potenciais, além de favorecer a racionalização de recursos.Research networks have been stimulated as strategies to intensify scientific and technological development and its impact on productivity. Evaluability study (ES) was conducted in a Fiocruz Minas Structured Program, considering intervention description, logic model development and the identification of evaluative questions. The qualitative approach was based on Seven Element System proposed by Thurston and Ramaliu (2005). Theoretical and logical models and matrices of measures and analysis were built, guided by document review, observation and interviews. The logical model allowed graphically viewing the creation of program components and their way of operation from its planning to expected results in short and long term. The matrix of measures described evaluative questions, instruments, data collection phase and procedures for systematization and analysis of data. Key informants have provided information, documents and electronic files, as well as participate in meetings and workshops. It was evident the interest of managers to use assessment information to reflect on strategies to implement the program. The ES found the possibility of further assessment of RIPAg and presented a favorable environment for its development.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES2018-01-01Universidade Federal de São João Del Rei. São João Del Rei, MG, Brasil/Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.Global Health and Tropical Medicine/Universidade Nova de Lisboa. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Lisboa, Portugal.Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.porInstituto De Higiene E Medicina TropicalPesquisacentro de pesquisaavaliação de programas e projetos de saúdeestudo de avaliabilidadeResearchresearch centerprogram evaluationevaluability assessmentDesenvolvimento de modelos para avaliação das redes de conhecimento: um estudo de avaliabilidade no Centro de Pesquisa René Rachou (Fiocruz Minas), BrasilDevelopment of evaluation models on research networks: an evaluability study in Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas), Brasil.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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