O uso do projeto de intervenção como estratégia metodológica para a formação de profissionais de saúde em uma especialização em gestão em saúde na modalidade à distância
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Data de Publicação: | 2018 |
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Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38193 |
Resumo: | O estudo foi realizado de setembro de 2016 a setembro de 2017. Desenvolvimento de um projeto de intervenção como recurso metodológico utilizado na elaboração do TCC na Especialização à distância em Gestão em Saúde. Descrever a utilização da metodologia de construção de projetos de intervenção em Curso à distância de Especialização em Gestão em Saúde, de modo a ressaltar o uso de métodos ativos nos processos de formação de profissionais de saúde e a promoção de mudanças na prática cotidiana dos serviços. O estudo, de caráter descritivo, acompanhou cinquenta alunos de cinco turmas durante sua oferta e nos três encontros presenciais. Todos os alunos eram profissionais de saúde inseridos em diferentes serviços de saúde e esferas de gestão. A elaboração do projeto de intervenção, as estratégias de orientação utilizadas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as dinâmicas empregadas nos encontros foram parte da metodologia dialógica produzida com os alunos pela equipe do curso. Os projetos defendidos pelos alunos se mostraram alinhados a proposta de intervenção no cotidiano dos serviços. Essa metodologia resultou em um produto funcional para o setor saúde com a construção das matrizes de programação das ações, levando a uma maior implicação do aluno no seu desenvolvimento. Das 50 intervenções propostas 78% foram implementadas durante o curso, demonstrando o grande potencial de promover mudanças nos processos de trabalho e melhoria significativa nos serviços. A formação permanente dos profissionais de saúde é um desafio, especialmente em um curso a distância. Elaborar um TCC como projeto de intervenção permite implicá-los no processo de mudança aumentando o potencial de efeitos concretos no serviço que ganha pelo investimento feito nos profissionais. A metodologia dialógica da construção do Projeto de intervenção nos momentos presenciais, a partir de problemas identificados no serviço pelos alunos foi fundamental para o sucesso dos projetos. A construção de projetos de intervenção vem se mostrando uma alternativa válida para a formação dos profissionais de saúde. Por se tratar de uma metodologia com enfoque prático, que coloca o aluno como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem a partir da problematização de sua realidade, observamos possibilidades de utilização dos achados para a transformação dos processos de formação e mudanças efetivas nos serviços de saúde. |
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Descrever a utilização da metodologia de construção de projetos de intervenção em Curso à distância de Especialização em Gestão em Saúde, de modo a ressaltar o uso de métodos ativos nos processos de formação de profissionais de saúde e a promoção de mudanças na prática cotidiana dos serviços. O estudo, de caráter descritivo, acompanhou cinquenta alunos de cinco turmas durante sua oferta e nos três encontros presenciais. Todos os alunos eram profissionais de saúde inseridos em diferentes serviços de saúde e esferas de gestão. A elaboração do projeto de intervenção, as estratégias de orientação utilizadas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as dinâmicas empregadas nos encontros foram parte da metodologia dialógica produzida com os alunos pela equipe do curso. Os projetos defendidos pelos alunos se mostraram alinhados a proposta de intervenção no cotidiano dos serviços. 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