A informação/educação em saúde e o controle de moluscos de importância médica
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16085 |
Resumo: | Trabalho não apresenta Resumo e palavras-chave em sua forma original. Para fins obrigatórios de inserção no ARCA, os mesmos foram extraídos do texto do documento e do título. |
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Schall, Virgínia Torres2016-10-04T23:02:58Z2016-10-04T23:02:58Z2007SCHALL, Virgínia Torres. A informação/educação em saúde e o controle de moluscos de importância médica. In: ENCONTRO DE MALACOLOGIA, 10., Rio de Janeiro, 2007. Resumos Eletrônicos... Rio de Janeiro: UERJ, 2007. p. 123-125.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16085Trabalho não apresenta Resumo e palavras-chave em sua forma original. Para fins obrigatórios de inserção no ARCA, os mesmos foram extraídos do texto do documento e do título.A fonte de informação sobre o Filo Mollusca mais presente no cenário da educação formal é o livro didático, que alcança anualmente milhões de estudantes no país. A qualidade do livro didático tem sido uma preocupação do Ministério da Educação (MEC), o qual implantou em 1996, o PNLD (Plano Nacional do Livro Didático), visando uma análise criteriosa de seu conteúdo. Assim, através da ação de um grupo de especialistas, o MEC analisa e seleciona os livros ofertados pelo mercado editorial e, através de um guia distribuído nas escolas, permite aos professores escolher apenas entre os livros aprovados. Bizzo (1996) avalia essa medida do MEC como fundamental frente às estratégias comerciais do mercado editorial e a insuficiência da análise crítica do público alvo. Contudo, a despeito das análises empreendidas e da melhoria progressiva dos livros didáticos, ainda são registrados conteúdos e ilustrações inadequados ou insuficientes, como atestam dissertações, teses e artigos publicados. Trata-se de uma situação grave, pois, segundo Fracalanza et al. (1986), o livro didático, “devido ao baixo poder aquisitivo da população e à elevada taxa de evasão escolar, talvez represente o único texto com que muitos brasileiros interagem durante suas vidas”. Essa afirmativa demonstra ser de fundamental importância que essa fonte de material educativo apresente textos corretos e contextualizados na realidade brasileira. Assim, os livros devem conter ilustrações das principais espécies, incluindo as de importância médica, que permitam ao estudante identificá-las em seu ambiente. Também devem incluir informações sobre a sua distribuição geográfica, habitat, e quando for um molusco de importância médica, qual o parasito hospeda, de qual doença participa no ciclo de transmissão. Além do ciclo deve incluir situações de risco e transmissão, sintomas da doença, como evitá-la e tratamentos existentes. É preciso também abordar a importância ecológica dos animais. Todo esse conteúdo deve ser apresentado em linguagem acessível, com ilustrações contendo escalas, e baseadas em conhecimentos científicos atualizados.Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.porInformação em saúdeEducação em saúdeControle de moluscosImportância médicaA informação/educação em saúde e o controle de moluscos de importância médicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2007Rio de JaneiroEncontro de Malacologiameetinginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/16085/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINALVIRGINIA_SCHALL_CPqRR_2007.pdfVIRGINIA_SCHALL_CPqRR_2007.pdfVIRGINIA_SCHALL_CPqRR_2007application/pdf13323https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/16085/2/VIRGINIA_SCHALL_CPqRR_2007.pdf211a43a7e3867c3ee40c736f3acf4a71MD52TEXTVIRGINIA_SCHALL_CPqRR_2007.pdf.txtVIRGINIA_SCHALL_CPqRR_2007.pdf.txtExtracted 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