PAC como Política Pública: um olhar das crianças de Manguinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Leonardo Machado Coelho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39518
Resumo: Esta monografia foi desenvolvida a partir do interesse em investigar e analisar as visões de crianças de Manguinhos, zona norte do Rio de janeiro, em relação às influências da política pública Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) implementada nessa localidade, uma região de favelas. O trabalho se desenvolveu como pesquisa teórica e documental, tendo como base os dados gerados pelo processo educativo do projeto Tecendo Redes por um Planeta Terra Saudável/Museu da Vida/Fiocruz (TR), que desenvolveu ações educativas na relação entre o museu e escolas públicas de sua localidade de inserção. A metodologia da pesquisa parte da análise de documentos e ilustrações desenvolvidas por crianças e jovens, com a produção de Discursos do Sujeito Coletivo (Lefèvre & Lefèvre), buscando conhecer as expectativas e avaliações acerca da realidade vivida pelas crianças de Manguinhos no período de 2008 e 2012, segundo as mesmas. A análise teve como base a teoria dos Enunciados (BAKHTIN,1895-1975), e buscou conhecer o teor das ideias-chave que orientam as expressões das crianças e jovens em relação ao período de implantação do PAC em Manguinhos. Os resultados sistematizados geraram uma interpretação sobre como as políticas públicas realizadas nas favelas impactam a imaginação, a realidade e as perspectivas de futuro de seus moradores.
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O trabalho se desenvolveu como pesquisa teórica e documental, tendo como base os dados gerados pelo processo educativo do projeto Tecendo Redes por um Planeta Terra Saudável/Museu da Vida/Fiocruz (TR), que desenvolveu ações educativas na relação entre o museu e escolas públicas de sua localidade de inserção. A metodologia da pesquisa parte da análise de documentos e ilustrações desenvolvidas por crianças e jovens, com a produção de Discursos do Sujeito Coletivo (Lefèvre & Lefèvre), buscando conhecer as expectativas e avaliações acerca da realidade vivida pelas crianças de Manguinhos no período de 2008 e 2012, segundo as mesmas. A análise teve como base a teoria dos Enunciados (BAKHTIN,1895-1975), e buscou conhecer o teor das ideias-chave que orientam as expressões das crianças e jovens em relação ao período de implantação do PAC em Manguinhos. Os resultados sistematizados geraram uma interpretação sobre como as políticas públicas realizadas nas favelas impactam a imaginação, a realidade e as perspectivas de futuro de seus moradores.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. 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