Uma abordagem CTS ao ensino de ciências: oficina interativa sobre a regulamentação do uso científico de animais no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipecki, Ana Tereza Pinto
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Amaral, Ana Margarida Ribeiro do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/18586
Resumo: O artigo descreve uma oficina piloto, realizada com 17 estudantes de pedagogia de uma universidade pública localizada na cidade do Rio de Janeiro, em abril de 2009. A experiência ocorreu durante a aula de Práticas de Ensino, com a finalidade de explorar um tema controverso e atual – a regulamentação do uso científico dos animais – utilizando uma estratégia didática centrada na interação entre os participantes, orientada pelo docente e apoiada por especialista. Trata-se de um exemplo de atividade de ensino de ciências inspirada na abordagem Ciência & Tecnologia na Sociedade (Science & Technology in Society – Projeto SATIS), experiência britânica pioneira na elaboração de material didático de ciências com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). O relato tem como objetivo apresentar um modo de introduzir novos conteúdos curriculares no ensino de ciências, baseado na colaboração entre docentes e especialistas que buscam apoiar o desenvolvimento de uma educação científica crítica e inquisidora.
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Trata-se de um exemplo de atividade de ensino de ciências inspirada na abordagem Ciência & Tecnologia na Sociedade (Science & Technology in Society – Projeto SATIS), experiência britânica pioneira na elaboração de material didático de ciências com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). O relato tem como objetivo apresentar um modo de introduzir novos conteúdos curriculares no ensino de ciências, baseado na colaboração entre docentes e especialistas que buscam apoiar o desenvolvimento de uma educação científica crítica e inquisidora.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica no Ensino Médio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Simulídeos e Oncocercose. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.porUniversidade Federal do Rio de Janeiro. 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