A política nacional de atenção à saúde auditiva: avanços e entraves no município do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Luciana Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2316
Resumo: Este estudo consiste em uma proposta para identificar e discutir os principais avanços e dificuldades do processo de implementação da Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva (PNASA), no município do Rio de Janeiro. Parte-se do pressuposto que tal política ainda não está efetivamente implementada, e grande parte das realizações está restrita ao fornecimento de aparelho auditivo, com reduzido número de acompanhamentos e procedimentos essenciais para se obter um melhor resultado com o uso da prótese. Em 2004, o Ministério da Saúde elaborou a PNASA, buscando uma atuação mais efetiva para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com problemas auditivos. No estado do Rio de Janeiro, atualmente, existem 13 unidades de Serviços de Saúde Auditiva. Dentre estas, quatro localizam-se no município do Rio de Janeiro, porém, no momento da pesquisa apenas duas encontravam-se habilitadas. Em 2005, o município apresentava cerca de 190 mil pessoas com deficiência auditiva. Verificou-se a necessidade de realizar um estudo que tratasse dos aspectos relacionados ao processo de implementação dessa Política, devido ao reduzido número de estudos sobre o assunto. A pesquisa envolveu duas etapas: a primeira incluiu entrevistas semi-estruturadas com atores-chave para uma descrição das unidades de saúde em estudo. Os atores selecionados fazem parte de dois grupos: profissionais de saúde envolvidos no atendimento de pacientes com problemas auditivos e usuários da Política. A segunda etapa refere-se à coleta de dados desde o início da habilitação de cada unidade até a época da realização da pesquisa; buscando caracterizar a demanda existente. Não se pode dizer que, hoje, no município, o atendimento ao paciente com perda auditiva seja realizado de forma integral. Apesar dos avanços conseguidos no processo de implementação da PNASA, que possibilitaram a ampliação do atendimento às pessoas com alteração auditiva, ainda existe uma necessidade de melhora no diagnóstico precoce, na agilidade da aquisição das próteses auditivas, da reabilitação e da garantia do acesso ao acompanhamento do usuário.
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Parte-se do pressuposto que tal política ainda não está efetivamente implementada, e grande parte das realizações está restrita ao fornecimento de aparelho auditivo, com reduzido número de acompanhamentos e procedimentos essenciais para se obter um melhor resultado com o uso da prótese. Em 2004, o Ministério da Saúde elaborou a PNASA, buscando uma atuação mais efetiva para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com problemas auditivos. No estado do Rio de Janeiro, atualmente, existem 13 unidades de Serviços de Saúde Auditiva. Dentre estas, quatro localizam-se no município do Rio de Janeiro, porém, no momento da pesquisa apenas duas encontravam-se habilitadas. Em 2005, o município apresentava cerca de 190 mil pessoas com deficiência auditiva. Verificou-se a necessidade de realizar um estudo que tratasse dos aspectos relacionados ao processo de implementação dessa Política, devido ao reduzido número de estudos sobre o assunto. A pesquisa envolveu duas etapas: a primeira incluiu entrevistas semi-estruturadas com atores-chave para uma descrição das unidades de saúde em estudo. Os atores selecionados fazem parte de dois grupos: profissionais de saúde envolvidos no atendimento de pacientes com problemas auditivos e usuários da Política. A segunda etapa refere-se à coleta de dados desde o início da habilitação de cada unidade até a época da realização da pesquisa; buscando caracterizar a demanda existente. Não se pode dizer que, hoje, no município, o atendimento ao paciente com perda auditiva seja realizado de forma integral. Apesar dos avanços conseguidos no processo de implementação da PNASA, que possibilitaram a ampliação do atendimento às pessoas com alteração auditiva, ainda existe uma necessidade de melhora no diagnóstico precoce, na agilidade da aquisição das próteses auditivas, da reabilitação e da garantia do acesso ao acompanhamento do usuário.This research remains in a proposal to identify and discuss the main achievements and difficulties of the implementation process of National Policy for Hearing Health Care (NPHHC), in Rio de Janeiro council. It has been assumed that this policy is not effectively implemented, and most of the output is restricted to the provision of hearing, with a reduced number of accompaniments and procedures essential to get a better result with the use of the prosthesis. In 2004, the Ministry of Health produced the NPHHC, seeking a more effective action for improving quality of life for people with hearing problems. In the state of Rio de Janeiro, currently, there are 13 units of Hearing Department of Health. Among these, four are located in Rio de Janeiro, however, during this research there were only two qualified. In 2005, the council had about 190 thousand people with hearing loss. There is a need to conduct a study that treats aspects of the process of implementing this policy, due to the reduced number of studies on this subject. The research involved two stages: the first included semi-structured interviews with key players for a description of the health units under study. The actors are selected from two groups: health care professionals involved in caring for patients with hearing problems and users of policy. The second stage refers to data collection since the early clearance of each unit until the time of the completion of research seeking to characterize the existing demand. Nowadays, in the council, the care to patients with hearing loss is not made in full time. Despite the progress made in implementation of NPHHC, which enabled the expansion of care for people with hearing impairment, there is still need for improvement in early diagnosis, agility in the acquisition of hearing aids, rehabilitation and guarantees of access to monitoring user.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porProcesso de ImplementaçãoSaúde AuditivaPerda AuditivaImplementation ProcedureHearing HealthHearing LossPerda Auditiva/reabilitaçäoDesenvolvimento de ProgramasPolíticas PúblicasImplementação de Plano de SaúdeAtenção à SaúdeBrasilImplantes Cocleares/utilizaçäoReabilitação de Deficientes AuditivosA política nacional de atenção à saúde auditiva: avanços e entraves no município do Rio de JaneiroNational policy for health care hearing: advances and obstacles in the municipality of Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.MestreRio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINALENSP_Dissertação_Amaral_Luciana_Santos.pdfENSP_Dissertação_Amaral_Luciana_Santos.pdfapplication/pdf1534297https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2316/1/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Amaral_Luciana_Santos.pdfa10de083de98b0b37dc164ec1dba7c4aMD51TEXTENSP_Dissertação_Amaral_Luciana_Santos.pdf.txtENSP_Dissertação_Amaral_Luciana_Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain187638https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2316/4/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Amaral_Luciana_Santos.pdf.txt776bea28bc58cd89a495f359c323db6bMD54THUMBNAILENSP_Dissertação_Amaral_Luciana_Santos.pdf.jpgENSP_Dissertação_Amaral_Luciana_Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1292https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2316/3/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Amaral_Luciana_Santos.pdf.jpg2b9427849bf900ee4ae2dc27728d1acaMD53icict/23162023-01-17 11:42:42.52oai:www.arca.fiocruz.br:icict/2316Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-01-17T14:42:42Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
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