Análise da política Rede Cegonha: a atenção ao pré-natal e ao parto e nascimento no Recife, 2011 a 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Márcia Andréa Oliveira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23678
Resumo: Esta tese analisa a política Rede Cegonha no Recife, no contexto de inserção do município na I Região de Saúde de Pernambuco. A Política visa construir redes regionais de cuidados maternos e infantis e fundamenta-se nos princípios da humanização da assistência ao pré-natal e ao parto no SUS. Realizou-se um estudo de caso qualitativo. Utilizou-se o Modelo Abrangente de Análise de Políticas para compreender o conteúdo (problemas, objetivos, metas, ações), a influência do contexto (econômico, social e político) e dos atores no processo da Política (inclusão na agenda, formulação, tomada de decisão, implementação e avaliação). Foram triangulados dados de 17 entrevistas, 47 documentos, 20 matérias jornalísticas e de sistemas nacionais de informação em saúde. Resultados - Contexto: crise política e econômica; subfinanciamento do SUS; ampliação de recursos federais e municipais para a atenção materna e infantil; redirecionamento da Política, no Recife, em função da mudança de gestores municipais. Conteúdo: a Política é coerente com os princípios da humanização e regionalização do SUS e insuficiente para assegurar a integralidade da atenção à saúde sexual e reprodutiva. Processo e atores: Política impulsionada pelo Governo Federal; inadequação do modelo de financiamento ao processo de regionalização; frágil capacidade de governança dos Grupos Condutores Regional, Estadual e Municipal; transferência do processo decisório da CIB para chefes do poder executivo; cumprimento parcial dos pactos assistências e financeiros; frágeis mecanismos de gestão compartilhada; atrasos nas obras no Recife e outros municípios da I Região de Pernambuco, com superlotação das maternidades e peregrinação de parturientes; redução de práticas intervencionistas não baseadas em evidências científicas, nas maternidades municipais. Os atores influentes na Política foram os gestores (formulação e implementação), técnicos (implementação) e representantes do movimento de mulheres (implementação).
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Processo e atores: Política impulsionada pelo Governo Federal; inadequação do modelo de financiamento ao processo de regionalização; frágil capacidade de governança dos Grupos Condutores Regional, Estadual e Municipal; transferência do processo decisório da CIB para chefes do poder executivo; cumprimento parcial dos pactos assistências e financeiros; frágeis mecanismos de gestão compartilhada; atrasos nas obras no Recife e outros municípios da I Região de Pernambuco, com superlotação das maternidades e peregrinação de parturientes; redução de práticas intervencionistas não baseadas em evidências científicas, nas maternidades municipais. Os atores influentes na Política foram os gestores (formulação e implementação), técnicos (implementação) e representantes do movimento de mulheres (implementação).This thesis analyzes Rede Cegonha policy in Recife (Pernambuco). This policy aims to build regional networks of maternal and child care and is based on the principles of humanization of prenatal care and childbirth and birth in SUS. A qualitative case study was carried out in sense to understand the implementation of the Stork Network in Recife, in the context of the insertion of the municipality in the I Region of Health of Pernambuco. The Comprehensive Policy Analysis Model was used to understand the content, the influence of the context and the actors in the Policy process, observing: inclusion in the governmental agenda, formulation, decision making, implementation and evaluation. Data from 17 interviews, 47 papers, 20 journalistic articles and national health information systems were analyzed and triangulated. Results - Context: Political and economic crisis; SUS was underfunded; an expansion of federal resources for maternal and child care; redirection of the Stork Network in Recife due to the change of municipal managers. Content: The Policy is consistent with the principles of humanization of prenatal care, childbirth and birth and regionalization of SUS. Process and actors: Redistributive policy, driven by the Federal Government and, at the local level, favored by the party coalition context, in 2012; in the I Region of Health of Pernambuco, the agreements for the organization of the Stork Network were partially fulfilled, with high rates of hospital occupation in Recife maternity hospitals. The main problems in the organization of the regional networks for maternal and child care came from the underfunding of the SUS, the fragility of governance mechanisms and the sharing of healthcare and sharing of care and financial responsibilities among municipalities. The influential actors in the Policy were the managers (formulation and implementation), technicians (implementation) and representatives of the women's movement (implementation).FACEPE2018-10-18Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.porServiços de saúde materno-infantilPolíticas públicas de saúdeFormulação de políticasServiços de saúdeMaternal and child health servicesPublic health policiesFormulation of policiesHealth servicesServiços de Saúde Materno-InfantilPolíticas públicas de saúdeFormulação de políticasServiços de saúdeAvaliação de Programas e Projetos de SaúdeProgramas GovernamentaisBrasilAnálise da política Rede Cegonha: a atenção ao pré-natal e ao parto e nascimento no Recife, 2011 a 2015Policy analysis Rede Cegonha: attention to prenatal care and delivery and birth in Recife, 2011 to 2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2017-05-24Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães.Recife/PEPrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83092https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/23678/1/license.txt447f2497af1ef5cf99b5c07f6fa18dceMD51ORIGINAL2017cunha-mao.pdf2017cunha-mao.pdfapplication/pdf4282311https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/23678/2/2017cunha-mao.pdf4d648c8f7386fda59bda257efe04ee03MD52TEXT2017cunha-mao.pdf.txt2017cunha-mao.pdf.txtExtracted texttext/plain772112https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/23678/3/2017cunha-mao.pdf.txt8368e6d4d376418d1df4cda6eef2e7b3MD53icict/236782021-03-24 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